Márcia Ramos de Oliveira
OLIVEIRA, M. R; MOREIRA, I. L; FONCECA, L. T. O FADO NA CIBERCULTURA: Identidade e memória luso-brasileira em plataformas digitais. Revista Observatório, v. 3, p. 191-215, 2017.
OLIVEIRA, M. R; MOREIRA, I. L. Impressos Virtuais: estudos de caso e reflexões sobre História Digital e História Pública. Percursos (Florianópolis. Online), v. 34, p. 052-067, 2016
OLIVEIRA, M. R. O (LP) Banquete dos Mendigos e a Censura Musical. Resonancias (Santiago), v. 18, p. 155-180, 2014.
OLIVEIRA, M. R. Pituca/Mozart Régis nas páginas da Revista do Rádio. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 22, p. 79-89, 2014.
OLIVEIRA, M. R. A historia do samba contada pelo cinema. Cadernos do Tempo Presente / UFS, v. 6, p. 3-15, 2012.
OLIVEIRA, M. R. Batuque, samba e macumba nas palavras e pincéis de Cecília Meireles. NUEVO MUNDO-MUNDOS NUEVOS, v. 6, p. n.20, 2006.
OLIVEIRA, M. R.; COELHO, M. C. M. N. ; GORSKI, F.T. A história no teatro: Recortes Medievais - o amor como subtítulo. Urdimento (UDESC), v. n.7, p. 83-100, 2005.
OLIVEIRA, M. R. Batuque, Samba e Macumba nas Palavras e Pincéis de Cecília Meireles. História em Revista (UFPel), Pelotas - RS, v. 10, p. 191-200, 2004.
HAGEMEYER, R. R. Lula, o filho do Brasil: o herói da classe trabalhadora no filme de Fábio Barreto. Páginas. Revista digital de la Escuela de Historia, v. 1, p. 19-34, 2014.
HAGEMEYER, R. R. Reencenando o drama do passado: a greve no documentário Os queixadas (1978), de Rogério Corrêa. Fronteiras, v. 1, p. 103-117, 2013.
HAGEMEYER, R. R; MEDEIROS, ALEXANDRE PEDRO DE. Da narrativa à identidade: as representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário Peões, de Eduardo Coutinho (2004). Esboços, v. 19, p. 219-241, 2012.
HAGEMEYER, R. R. Levando ao longe o canto da pátria: gravações em disco e difusões no rádio do hino nacional (1900-1945). Fênix (UFU. Online), v. 8, p. 1-22, 2012.
HAGEMEYER, R. R. La Nación cantada: la reglamentación de los himnos nacionales en Brasil y Argentina. Cuadernos Americanos Nueva Época, v. 2, p. 99-116, 2011.
HAGEMEYER, R. R. Imagens e história da industrialização: a pesquisa histórica e a produção do documentário "Libertários", de Lauro Escorel Filho (1976). Fronteiras (Florianópolis), v. 18, p. 49-65, 2011.
HAGEMEYER, R. R. Compondo imagens para recompor a nação: as pinturas de Goya e a iconografia da Guerra de Independência na Espanha. Anuario Brasileno de Estudios Hispanicos, v. 1, p. 257, 2011.
HAGEMEYER, R. R. A Internacional: sentidos dissonantes no hino dos trabalhadores durante a Guerra Civil Espanhola. Projeto História (PUCSP), v. 36, p. 211-231, 2008.
HAGEMEYER, R. R. Los significados de la Guerra de la Independencia en "La Defensa de Zaragoza", de Álvarez Cubero. Anuario del Departamento de Historia y Teoría del Arte, v. XIX, p. 121-132, 2007.
HAGEMEYER, R. R. A Crítica de Arte em Panorama Histórico. Ciência & Opinião, v. 3, p. 195-220, 2006.
HAGEMEYER, R. R. O Canto da Esperança: O papel da música no romance de Malraux sobre a Guerra Civil Espanhola. Olhar (UFSCar), v. 14-15, p. 273-286, 2006.
HAGEMEYER, R. R. Entre a trégua e a guerra: dois hinos anarquistas no movimento operário argentino. Métis (UCS), Caxias do Sul, RS, v. 4, n.7, p. 59-79, 2005.
HAGEMEYER, R. R. A música popular no rádio: produto cultural ou comercial?. Ciência & Opinião (Impresso), Curitiba, v. 1, n.1, p. 51-67, 2003.
HAGEMEYER, R. R. El gaucho sin patria: a canção anarquista na Argentina. Anos 90 (UFRGS. Impresso), Porto Alegre - RS, v. 9, n.15, p. 93-118, 2002.
HAGEMEYER, R. R. Maio de 68: um mito sempre revisitado. Todavia (UEL), Londrina - PR, v. 1, n.2, 1999.
HAGEMEYER, R. R. Ibiúna, 1968: A Encruzilhada do Movimento Estudantil. História. Questões e Debates, Curitiba, v. 13, n.25, p. 200-218, 1998.
RODRIGUES, R. R. A memória fardada: a criação do Museu Histórico e as relíquias do Contestado. FRONTEIRAS: REVISTA CATARINENSE DE HISTÓRIA, v. 32, p. 7-29, 2018.
RODRIGUES, R. R. Estilhaços da violência: a Guerra do Contestado e a memória oficial. Revista Contemporânea, v. 1, p. 1-25, 2015.
RODRIGUES, R. R. Animatógrafo da guerra: Canudos e Contestado e a fotografia militar no Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, p. 383-401, 2014.
RODRIGUES, R. R. Singular, exemplar e universal. Crimes e castigos na Campanha do Contestado. HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL), v. 20, p. 160-180, 2014.
RODRIGUES, R. R. Traços biográficos de João Ribeiro ou as muitas faces de João Viva a São João. História (São Paulo. Online), v. 32, p. 377-400, 2013.
RODRIGUES, R. R. Critica e erudição em João Ribeiro. Dimensões: Revista de História da UFES, v. 1, p. 87-109, 2013.
RODRIGUES, R. R. Um espectro ronda os sertões: Contestado e Canudos e o trem da história. História e Culturas, v. 1, p. 22-31, 2013.
RODRIGUES, R. R. Imagens cruzadas: exército e sertão na Primeira República. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 19, p. 1301-1317, 2012.
RODRIGUES, R. R. É doce e honroso morrer pela pátria? rituais cívicos e disciplina militar na Guerra do Contestado. Esboços, v. 19, p. 31-48, 2012.
RODRIGUES, R. R. A guerra como política por outros meios. Revista Brasileira de História Militar, v. 2, p. 4, 2011.
RODRIGUES, R. R. Espírito militar e ideologia política: a atuação do exército na repressão à Guerra do Contestado. Revista do Mestrado de História (Universidade Severino Sombra), v. 13, p. 69-82, 2011.
RODRIGUES, R. R. Rondon: O Marechal da Floresta de Todd Diacon. Revista de História (UFES), v. 19, p. 223-230, 2008.
RODRIGUES, R. R. Por um novo exército. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 1, p. 58-61, 2008.
RODRIGUES, R. R. Malhando a guerra: humor e política na Guerra do Contestado. Olhar Crítico, v. 32, p. 1/32, 2007.
RODRIGUES, R. R. O mesmo em outras formas. Esboços (UFSC), v. 8, p. 187-198, 2000.
RODRIGUES, R. R. Luz, Aujor Ávila da. Os fanáticos: crimes e aberrações dos nossos caboclos (resenha). Esboços (UFSC), v. 7, p. 195-196, 1999.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.