(2018 - Atual) A presença das cantoras portuguesas no Brasil e a Revista do Rádio (1948/70).
Descrição: O Projeto pretende identificar a presença de mulheres portuguesas no século XX, identificadas pela atividade artística, especialmente como cantoras, mediante a referência a sua atuação como parte das matérias veiculadas pela Revista do Rádio. O periódico foi um importante veículo de comunicação no país, registrando desde seu princípio a participação dos artistas brasileiros nas diferentes emissoras de rádio no país, com destaque as capitais do Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP, importantes núcleos de imigração portuguesa no Brasil especialmente nos séculos XIX e XX. Como o nome indica, a atividade de maior destaque registrada pelo magazine era a radiodifusão, porém, a referência ao cinema e a televisão também foram parte de seu conteúdo. O recorte temporal destacado reserva-se ao período de veiculação da revista, mas também está relacionado a continuidade do Estado Novo em Portugal. As restrições de liberdades civis e artísticas, assim como a ausência de um empresas de comunicação massivas, a exemplo da indústria cultural em expansão como a observada no Brasil – pela expressiva presença de gravadoras e editoras estrangeiras (majors) -, aliada a um expressivo número de estações de rádio distribuídas nos diferentes estados do extenso território nacional brasileiro, evidenciavam um mercado de trabalho, e profissionalização musical, atrativos a população portuguesa neste período.
Descrição: O Projeto objetiva conhecer a contribuição de Walter Benjamin a área de linguagens, especialmente no que se refere a sua participação no desenvolvimento de programas de rádio (as radiopeças pedagógicas) destinados a crianças Berlim entre os anos 1920 e 30. A partir deste recorte pretende-se investigar sobre a contribuição do autor quanto aos estudos aplicados às mídias, neste caso a radiodifusão, junto ao seu interesse quanto a formação e o desenvolvimento infantil diante da cultura de massa. Neste sentido, a proposta pretende, no contato com os textos dos programas de rádio elaborados por Benjamin, compreender sua dimensão prática e aplicabilidade, através da adaptação de um texto original do autor, sua elaboração e desenvolvimento enquanto produção técnica em formato de podcast, estendendo a pesquisa ao âmbito da ambiência sonora e musical, buscando uma reconstituição histórica aproximada destas ações no tempo e na memória.
Descrição: O Projeto pretende investigar a construção dos mitos de Carmen Miranda e Amália Rodrigues a partir da indústria cultural, através do cinema e da canção gravada, diante da atuação direta destas intérpretes como atrizes e cantoras. A observação da trajetória das duas grandes artistas enquanto protagonistas e personagens nos filmes que realizaram, destina-se a problematizar as relações existentes acerca da memória e consumo, presentes na construção narrativa associada a biografia. Pela justaposição da experiência individual e histórica na construção imaginária e de representação, especialmente observadas nas personagens, esta investigação volta-se também ao conteúdo narrativo passível de observação na trama que se desenrola nas canções e nos filmes. O recorte temporal, nos anos de 1940 a 1965, relaciona-se diretamente ao período de atuação das artistas, porém destina-se também a refletir sobre as condições históricas e referências simbólicas e imaginárias relacionadas ao ideário nacional e identidade nos países a que se reportam estas cantoras (Brasil e Portugal).
(2016 - Atual) A Câmera Acústica de Sérgio Ricardo (1961-1974)
Descrição: "A Câmera Acústica de Sérgio Ricardo" é um projeto de investigação sobre a obra cinematográfica do cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo no período que compreende a produção de seus quatro filmes (1961-1974). O objetivo do trabalho é analisar, na estratégia de linguagem adotada nesses filmes, as representações das contradições da realidade brasileira e a crítica social do diretor. Pretendemos observar como as questões envolvendo a relações étnicas, o lugar da mulher na sociedade e os conflitos relacionados à propriedade e às relações de trabalho são representados na perspectiva do moderno e do arcaico e os problemas políticos que apresentam num contexto de modernização conservadora. Para tanto, é necessário compreender como o autor se insere no debate ideológico da época, período de grande efervescência política e de autoritarismo. A censura e as dificuldades do circuito cinematográfico no Brasil se revelam adversas para a recepção desses filmes, impedindo para uma difusão maior e um debate mais intenso a respeito dos múltiplos significados da obra de Sérgio Ricardo, As transposições da narrativa dos filmes para outros formatos e suportes, analógicos e digitais, bem como sua mais recente difusão em rede, geram outras apropriações e debates entre novas gerações que não tiveram a oportunidade de vê-los exibidos no cinema, seu contexto original. Essas diversas apropriações de significado e construção da memória, na perspectiva da História do Tempo Presente, são permeadas pela transformação social e política ocorrida no país ao longo das últimas décadas, gerando novos circuitos de exibição, debate e apropriação de suas obras por grupos que reivindicam sua proposta.
Descrição: Este projeto pretende analisar a representação da Guerra do Contestado nos materiais didáticos e produzir materiais inéditos que contribuam para a construção de uma consciência histórica que reconheça a pertinência social e política do Contestado para o desenvolvimento da história do Brasil. Para dar conta dessa proposta será efetuada uma pesquisa em livros didáticos publicados entre 1980 e 2015 com vistas a analisar as mudanças e permanências das representações acerca desse conflito social no material didático, o que será feito tanto no que diz respeito a análise dos textos quanto das imagens sobre o conflito, veiculadas nesses livros. O movimento do Contestado possui extensa e diversificada literatura acadêmica, mas só passou a compor os materiais didáticos na década de 1980, frequentemente de forma superficial e algumas vezes reproduzindo os mesmos preconceitos que a antiga historiografia oficial tinha sobre o movimento, o mesmo se verifica em textos que circulam na imprensa e na internet, material que é bastante acessado por estudantes e professores e utilizado como fonte de informação sobre o Conflito. Desta forma, há um grande descompasso entre o avanço da pesquisa e a pouca divulgação atualizada e crítica do movimento sertanejo. Além do diagnóstico e análise crítica dessas fontes, propõe-se também elaborar produtos com vistas a atuar na divulgação da história do Contestado como parte fundamental da História do Brasil: o primeiro, um livro acadêmico contendo os resultados da pesquisa sobre a forma como a Guerra do Contestado tem sido veiculada na sala de aula por meio dos materiais didáticos impressos e eletrônicos disponíveis na internet e, segundo, elaborar um material didático voltado para público adolescente com narrativa ilustrada em História em Quadrinhos. Esse material será produzido em sintonia com as mais recentes descobertas e abordagens acerca da Guerra do Contestado efetuadas por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, e ainda com as contribuições teóricas das áreas de História, Sociologia, Antropologia, Arte, Arqueologia e Pedagogia, notadamente da área de Ensino de História.
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as conexões entre os métodos históricos da historiografia alemã e a historiografia brasileira durante a Primeira República a partir da história escrita por João Ribeiro; a partir desse objetivo geral se propõe a Investigar os usos e apropriações que João Ribeiro fez da historiografia alemã para a construção da síntese que elaborou sobre a história do Brasil; Identificar as diferenças e as semelhanças em termos teóricos e metodológicos entre o livro História do Brasil: curso superior de João Ribeiro e Gerschichte von Brasilien de Heinrich Handelmann; Mapear o contexto social, cultural e intelectual estabelecido por João Ribeiro em sua estadia na Alemanha no final do século XIX; Analisar as relações de sociabilidade, as redes pessoais e profissionais de João Ribeiro durante sua estadia na Alemanha e articular com a interpretação que fez sobre a formação da história do Brasil. Esse projeto foi apresentado como proposta de pesquisa de Estágio Sênior junto ao Lateinamerika-Institut da Freie Universität, Berlim.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.