O programa Elogio da Escola pretende possibilitar um espaço de reflexão e proposição a partir do diálogo entre a universidade e as instituições de educação básica, ambos pensados como espaços profícuos de ação e produção de conhecimento sobre educação. A formação docente inicial, a formação continuada e a prática docente efetiva tornam a articulação destes espaços assim como do conhecimento neles produzidos uma demanda imprescindível.
A Hemeroteca Digital Catarinense é uma iniciativa conjunta da FAED/UDESC, por meio do Instituto de Documentação e Ciências Humanas (IDCH), com a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPESC). Há décadas que os pesquisadores da área de Ciências Humanas, principalmente historiadores, bem como o público em geral, interessado pela promoção de atividades culturais em nosso estado, preocupa-se com a situação do rico acervo de jornais da BPESC. Algumas iniciativas foram tomadas. Entre o final da década de 1970 e 1980 um convênio foi firmado com a Biblioteca Nacional e parte do acervo foi microfilmada. Esses microfilmes continuam sendo utilizados até hoje, tanto na BPESC quanto da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Contudo, o volume atingido pela demanda por informações históricas que são pesquisadas neste acervo mostrou, ao longo dos anos, que algo mais precisava ser feito. Além disso, a maior parte do acervo continua a ser pesquisada diretamente nos jornais acomodados em encadernações que se mostram cada vez mais frágeis e o próprio estado físico dos documentos deteriora-se rapidamente. Diante disso, considerando as inovações tecnológicas e as dimensões que a pesquisa históricas atingiram, foram propostas medidas para a digitalização do acervo que se mostraram infrutíferas, principalmente pela falta de recursos financeiros e humanos. Neste quadro, no início de 2013 começaram as conversações entre IDCH/FAED/UDESC e Direção da BPESC para encontrar soluções para encaminhar a digitalização e construir a Hemeroteca Digital Catarinense. Após identificar que a primeira das necessidades constituía-se na digitalização do acervo microfilmado, com periódicos do século XIX e muito raros, foram disponibilizados equipamentos da UDESC e recursos humanos da BPESC, além de bolsistas de trabalho, sob a coordenação de Iraci Borszcz, Diretora do IDCH, para a elaboração de um DVD, com os primeiros resultados do trabalho. Depois desta primeira etapa, que é apenas um primeiro passo de muitos ainda, a BPESC deverá conseguir espaço suficiente em um servidor, para disponibilização on line dos jornais digitalizados.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.