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A contemporaneidade diz respeito a uma relação com o próprio tempo e com a temporalidade: uma experiência de profundo e complexo envolvimento com o presente, ao passo em que estimula a constante reflexão crítica.
Envolver-se na experiência social da contemporaneidade demanda que os estudos históricos estejam atentos a aspectos de difícil compreensão e, por vezes, traumáticos e contraditórios do tempo presente, pressupondo a atenção às urgências e aos debates públicos mais intensos que atravessam nossas vivências.
O LEC - Laboratório de Estudos da Contemporaneidade - reúne diferentes projetos de investigação em torno de tais atitudes epistemológicas. Seu objetivo é o de articular projetos de pesquisa, de extensão e de ensino que aceitam o desafio da contemporaneidade: compreender as permanências e convivências de diferentes temporalidades no presente, o que pode ser percebido em trajetórias individuais e coletivas, buscando a construção rigorosa e consistente de uma História do Tempo Presente.
Linguagens, identificações, culturas políticas e sociabilidades atravessam as relações estabelecidas entre diversas sociedades, bem como entre grupos e redes, com suas contraditórias conexões e interações no tempo presente. Isso ainda significa explorar os trânsitos e conflitos sociais e culturais que pressupõem diferentes escalas de observação dos fenômenos históricos.
Diante disso, o laboratório articula os seguintes focos de interesse, majoritariamente voltados para a compreensão da sociedade brasileira no tempo presente:
Os projetos que integram o laboratório são a base para diferentes atividades: investigação científica, constituição de acervos, funcionamento de grupos de estudos, intervenções públicas junto aos meios de comunicação e organização de eventos, bem como para a divulgação de resultados de investigações na forma de livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e textos em anais de congressos, em nível nacional e internacional.
Histórico:
Inicialmente direcionado ao Estudo de Cidades, o LEC foi criado em 2007, a partir da iniciativa de professores e acadêmicos da UDESC vinculados ao Grupo de Pesquisa Memória e Identidade, que foi formado em 1996 sob a liderança do Prof. Dr. Luiz Felipe Falcão.
O grupo já havia desenvolvido várias atividades, no âmbito do Núcleo de Estudos Históricos (NEH): auxílio na organização do “Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas”, ocorrido em 2004; participação no curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu História Social no Ensino Fundamental e Médio; desenvolvimento de pesquisas sobre memória da cidade, e sobre os diferentes projetos de identidade local e regional (gauchismo, açorianismo, germanidade e italianidade); organização de palestras (como as efetuadas por ocasião dos trinta anos dos movimentos de 1968, dos vinte anos da última anistia política no Brasil, e dos sessenta anos do golpe militar de 1964); estruturação de mesas redondas, de comunicações coordenadas e de simpósios temáticos nos Encontros Estaduais e nos Simpósios Nacionais promovidos pela Associação Nacional de História (ANPUH), bem como em outros eventos científicos; e incentivo a publicações dos trabalhos dos integrantes do grupo.
Seus integrantes estiveram envolvidos diretamente na articulação e na elaboração das propostas que constituíram os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da UDESC.
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