Diovanna Trein Silva
Oie :)) meu nome é Diovanna, tenho 21 anos e sou estudante de História na UDESC, mas além de estudar gosto muito de fazer arte, amo gatos e tenho 5 deles, gosto muito de ler ficção nas horas vagas, e confesso amar desenhos animados antigos, mas também sou bastante tímida. O nome de um dos meus gatos é Cosme, e também tem o Baguera, eles são irmãos. Gosto de muitos tipos de música, incluindo mpb, reggae, uns rocks, blues, rap, trap, samba e por aí vai... também gosto de tocar uma viola e cantar, além disso curto ouvir uns discos de vinil em tardes desocupadas. Minha comida preferida é sopa (tipo todas, sério), meu gato mais esquisito se chama Frederico. Depois de tirar a carteira de motorista estou muito animada pra dar uns pião por ae (coisa que também adoro fazer) e com certeza ir visitar alguns pontos históricos do Contestado aqui pela região de Santa Catarina e do Paraná, para entender melhor esse conflito que tanto chama minha atenção e me intriga nas pesquisas. E se você também se interessou por esse assunto acho que veio ao lugar certo (lancei o marketing mesmo kkkkkk). Bom lembrar que sempre é importante ouvir mais que um lado de uma história, essa é uma das lições que o curso de história me lançou logo de cara, e que considero importante compartilhar. Ufa! Você leu até aqui, então bom... Ravena e Akira são os meus outros 2 gatos lindos e cheirosos.
PS.: Considerando que tem mais um gatinho que começou a frequentar minha casa, acho que agora tenho 6 rs, inclusive já dei um nome para ele: Bisnaguinha, ele é laranjinha e gosta de falar.
Leandro Antonio Batista
Eae gente, sou o Leandro Antonio Batista, tenho 20 anos, sou do Paraná, mas especificamente de Guaratuba, onde vive até meus 19 anos, em 2020 entrei para o curso de Licenciatura História na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em 2020, e em 2022 me mudei de vez para cidade de Florianópolis. Faço parte do “Estação Contestado”, onde venho desde então estudando, pesquisando e produzindo conteúdo sobre a História do Contestado, e dia após dia me interessando mais sobre esse capítulo da nossa História. Sou fascinado por música, adoro explorar artistas, bandas, estilos musicais novos e também me aventuro a tocar alguns instrumentos, principalmente bateria. Não sou a melhor pessoa na cozinha, mas gosto de tentar cozinhar algumas coisas diferentes (faço uma torta de maçã muito boa). Gosto muito de viajar e tenho uma longa lista de lugares que quero viajar, e coleciono panfletos aleatórios de lugares que eu já fui. Espero que a Estação Contestado, ofereça um mergulho intenso no universo contestado, conhecer a história do povo caboclo nos proporcionar importante reflexão, sobre nossas relações com os outros, com a natureza e com o mundo em geral.
Monike França Ibanhes
Olá futuro amigo! me chamo Monike. Nasci em Bela Vista MS mas atualmente moro em Palhoça SC. A partir de agora você vai saber um pouco mais sobre mim! Desde muito pequena sou conhecida como a menina “avoada”, aquela que vive no mundo da lua, esse meu jeitinho especial foi se intensificando na adolescência muito disso por influência de filmes, jogos e desenhos animados que por sinal são uma paixão na minha vida, meu interesse por história se iniciou no ensino médio, mas eu tinha muita expectativa e medo do que poderia descobrir do mundo, foi nessa mesma época que a Disney lançou a animação Moana e de cara me apaixonei pela história, esse foi o filme que me deu aquele empurrãozinho para que eu pudesse ter a coragem de “desbravar” terras antes jamais conhecidas por mim e decidir vir na fé e na coragem para um outro estado cursar minha faculdade de História, e sim sou influenciada por muitas das coisas que gosto tanto animações, filmes, jogos e músicas ocupam um lugarzinho especial na minha vida.
Rogério Rosa Rodrigues
Meu nome é Rogério. Sei que todo mundo fala de suas habilidades, mas primeiro quero contar para vocês o que não sei fazer. Quem sabe alguém se identifica comigo. Não jogo futebol, não aprendi a jogar video-games, não sei tocar instrumentos musicais, não gosto de escuro e não assisto filmes de terror. Desenhar também não sei. Sou daqueles que ficam enjoados em roda gigante. Mas gosto de subir em árvores, criar animais, plantar, viajar e fazer alguns esportes como voar de asa delta, rafting, trilhas e stand up. Na verdade, sou fã de quase todos os esportes que envolve água e mata. Para mim não tem coisa mais linda que o mar com sua imensidão de água. Meu sonho é viver numa ilha, com uma biblioteca, receber meus amigos e amigas e cozinhar somente aquilo que eu posso plantar, colher, pescar e cuidar. Acredito em santos, monges e deuses. Amo literatura, cinema e dança. E na lista das coisas que gosto não poderia faltar a história da Guerra do Contestado. Para mim é um dos episódios mais fantásticos da história do Brasil. Adoraria conhecer você. Que tal me contar um pouquinho sobre sua vida?
Hélio Neto
Oi! Eu sou o Hélio Neto, tenho 21 anos, sou graduando em Licenciatura em História pela UDESC, e sou bolsista no LIS, no projeto Estação Contestado, coordenado pelo Prof. Dr. Rogério Rosa Rodrigues. Sou natural de Curitibanos, uma cidade no interior de Santa Catarina. O que posso falar sobre mim é que sou apaixonado por música, e tento tocar qualquer tipo de instrumento, além de estar ouvindo música quase sempre. Também sou apaixonado por animais no geral, mas mais especificamente por gatos. Também sou Gremista com muito orgulho! Gosto de acompanhar e sofrer pelo meu time.
O projeto Estação Contestado me cativa cada vez mais a cada dia, porque além das pesquisas que desenvolvemos, nossa equipe é a melhor de todas!
João Vítor
Sou João Vítor Soares Leal, chamado por todos de Vítor. Nasci e cresci em Pelotas no Rio Grande do Sul, onde conclui meu fundamental e pós isso fui pro ensino médio. Entrei para o curso Técnico Integrado de Química (ensino técnico e ensino médio juntos) no Instituto Federal Sul-Riograndense (Campus Pelotas) , mas não o conclui. Foi nessa instituição que ao entrar em contato com a coordenadoria de Biologia, fiquei encantado pela docência e a interação que ocorria entre aluno e professor, e por consequência quis fazer Licenciatura em Biologia. Também estagiei na Pós Graduação , que era vinculada a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) mas encontrava-se no mesmo prédio do IFSUL.
Após isso, retornei ao ensino médio, e entrei em outro estágio, dessa vez no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) de Pelotas, onde adquiri uma experiência inesquecível com o público, ao qual fez-me interessar ainda mais pela área da docência. Concluindo o ensino médio, fiz o ENEM e tentei entrar pela nota obtida para a UFSC para o curso de Licenciatura em Biologia, mas não consegui, mas entrei pelo Sisu no curso de Licenciatura em História ao qual atualmente me encontro e sinto-me satisfeito.Sou atualmente bolsista do projeto de pesquisa intitulado "A Guerra do Contestado no ensino de história no Brasil: memória, história e conflitos" coordenado por Rogério Rosa Rodrigues.
João Ioshio
Eu me chamo João Ioshio, tenho 20 anos, sou nasci e cresci em Florianópolis, faço licenciatura em história na Universidade do estado de santa Catarina, entrei na Universidade no ano de 2021.
Sempre fui apaixonado por história, desde história antiga e medieval até o período das Guerras Mundiais, gosto muito da história do Brasil e principalmente de estudar sobre os conflitos históricos, tanto civis quanto os conflitos internacionais que ele esteve envolvido.
Depois da viagem que fiz para a região do Contestado no primeiro semestre de 2022, eu comecei a me interessar mais pela Guerra do Contestado (1912 – 1916), e por isso entrei para a Estação Contestado, que trabalha na pesquisa sobre o tema no Laboratório de Imagem e Som na UDESC.
Sara Borin Junho de Souza
Oi pessoal, meu nome é Sara, tenho 17 anos e sou natural de Chapecó. Me mudei pra Floripa em 2017, no nono ano, e desde que cheguei me encantei muito pela cidade, não só pelas praias como um bom estrangeiro mas pelas pessoas daqui e pelo jeito que elas falam da cidade, principalmente, por ela ser muito grande e ter muita história pra contar. No terceirão eu decidi que queria fazer História, e agora já estou na terceira fase. Desde sempre eu gostei da história de Florianópolis e pensava em me aprofundar nela, contudo depois de fazer Santa Catarina 1, e de ter a oportunidade de fazer essa viagem incrível para Fraiburgo consegui conhecer um pouquinho mais de outras histórias que estão espalhadas pelo estado pude ver que tem muita coisa bacana pra ser estudada para fora de Florianópolis, que também merecem ser estudadas.
Carla do Nascimento
Oi, me chamo Carla do Nascimento e faço Licenciatura em História na UDESC desde o segundo semestre de 2021. Tenho 24 anos e durante todo esse tempo morei em Palhoça – SC, porém costumo dizer que é quase Paulo Lopes, o que é verdade. Gosto de tantas coisas que sempre achei difícil nomeá-las, mas vou tentar: tirar foto de plantas e insetos, do céu, suas nuvens e estrelas; sentir o perfume das rosas e especialmente da jasmim gardênia, que pra mim tem cheiro de fim de ano; escutar e fazer música; dançar sozinha na frente do espelho; tirar os rótulos das coisas; dias frios, mas ensolarados; fazer crochê; ler poesia e histórias dramáticas de amor; noites com vento que faz as árvores “sussurrarem”; observar a lua, falar com ela também é uma boa. Já cursei Jornalismo, mas sempre quis fazer História desde o ensino médio. Sou tímida. Acho que não tenho música favorita, mas um filme favorito é “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, eu amo a trilha sonora. O primeiro contato que tive com a história da Guerra do Contestado foi assistindo ao documentário “Olhar Contestado”, pois nunca ouvi falar do assunto na escola. Em maio de 2022 eu tive a oportunidade de viajar pela primeira vez à região do Contestado com uma turma de Imagem e Som do professor Rogério. Assim conheci mais sobre a história do povo caboclo e sua luta. Desde então é um tema que me interessa muito e que me provoca a entendê-lo cada dia mais.
Antônio Gabriel Dos Santos
Eu tenho 21 anos, sou natural de Passo Fundo, região norte do Rio Grande do Sul, e como todo bom Gaúcho sou colorado, atualmente moro em Florianópolis, em 2021/2 ingressei no curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Em meu tempo livre gosto de ir à praia, fazer trilhas, assistir séries como Game of Thrones, Vikings e Outlander. Meu primeiro contato com o Contestado foi em 2022, durante o primeiro semestre, que em uma oficina de podcast juntamente com uma colega decidimos trabalhar com a Guerra do Contestado, orientados pelo Professor Rogério Rosa a produzir um podcast sobre a Batalha de Taquaruçu. Já no segundo semestre de 2022 fizemos uma saída de campo a cidade de Fraiburgo, na região do Contestado, que permitiu que nós estivéssemos no local onde aconteceu a batalha me deixando mais interessado pela temática.
Emily Ethel Chika da Silva
oie, o que posso falar sobre mim sendo que estamos em constante mudança? Bom, vamos aos fatos, nasci em Sapucaia do sul, na região metropolitana de Porto Alegre, mas já moro em Santa Catarina há uns 9 anos, então já perdi minhas raízes gauchescas. O que não me faz perder o orgulho que tenho da história do meu estado! Entrei na história em 2020/1, com a ambiciosa missão de saber a “verdade das coisas”, e desde então passei por vários grupos de pesquisa e coletivos, sempre em busca de me encontrar dentro da universidade. Hoje acredito que a primeira missão seja impossível, já a segunda (me encontrar na universidade) talvez ocorreu com o meu encontro com o coletivo do Estação Contestado.
Por ora tenho 21 anos, e trabalho na área de cartografia do IBGE, o que me faz ter um amor por mapas em geral sendo assim carrego isso para a região contestada e para o coletivo do Estação, afinal são estas representações gráficas que mostram o passar do tempo em cada localidade!
Ademais, minha personalidade pode ser descrita como alguém que faz constantes piadas e não gosta de ficar parada, e isso pode ser interpretado de diversas formas, pois passo facilmente mais de 10h do dia escutando música (incluir música ambiente), tenho um grande amor esportes apesar de me faltar tempo para tais, e meu minha maior paixão é por doguinhos. Infelizmente minhas habilidades não devem ser mencionadas pois como uma estudante em formação, elas estão em descobertas!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.