1) Esquecida pela história, Guerra do Contestado terminou há 100 anos
Reportagem: Tatiana Beltrão
Ano de produção: 2016
Tempo: 6 minutos
Sinopse oficial: Um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no Brasil no século 20 terminou há 100 anos. A Guerra do Contestado opôs o Exército a grupos de sertanejos no interior de Santa Catarina. Entre as causas do conflito, estavam uma disputa de limites entre Paraná e Santa Catarina e a expulsão de posseiros para a construção de uma estrada de ferro do magnata americano Percival Farquhar. Estima-se que 10 mil pessoas tenham morrido em quatro anos de guerra. A reportagem de Tatiana Beltrão, para a seção Arquivo S, a ser publicada na próxima segunda (4) no Jornal do Senado, conta esse episódio pouco conhecido da história brasileira. Fonte: Agência Senado.
Sinopse oficial: Durante a campanha do Contestado, sangrento conflito de fronteiras que tumultua o interior catarinense - de 1912 a 1916, a concessão de vasta extensão de terras a uma companhia ferroviária desaloja os posseiros que, formando um exército, se lançam em luta contra os donos das terras.
3) Caminhos da Reportagem Contestado: Uma Guerra Esquecida.
Direção: Isabelle Gomes
Ano de produção: 2014
Tempo: 52 minutos
Sinopse oficial: Foram quatro anos de conflito, dez mil mortos, milhares de homens do Exército convocados. Os combates que se estenderam por uma região de mais de vinte mil quilômetros quadrados, no planalto serrano de Santa Catarina. A Guerra do Contestado -- 1912 a 1916 -- envolveu caboclos, pequenos fazendeiros, posseiros, interesses econômicos, disputas de poder e religiosidade. Hoje, a população local ainda enfrenta um dia-a-dia de pobreza, em um cenário que contrasta com uma das regiões mais prósperas do país. O Caminhos da Reportagem resgata essa história e investiga os motivos da guerra, a dimensão que teve e o porquê de ter ficado esquecida por tantas décadas.
Sinopse oficial: Passados 100 anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense - a Guerra do Contestado, o filme traz a força de resistência cultural do povo caboclo.
5) Conhecendo Museus - Ep. 47: MUSEU DO CONTESTADO.
Direção: Denise Vieira Pinto
Ano de produção: 2015
Tempo: 26 minutos
Sinopse oficial: Criado em 1974 pelo historiador Nilson Thomé e pelo antropólogo e Padre Thomas Pieters, o Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado — localizado na cidade de Caçador/SC — é um verdadeiro polo cultural de permanente informação e reflexão que guarda a memória da Região do Contestado para as futuras gerações. Foi eleito em 1997 por voto popular, o segundo marco caracterizador do estado de Santa Catarina
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.