A Brinquedoteca Universitária Larissa Alderighi se constitui como um espaço de vivências de práticas pedagógicas, articulando teoria e prática na construção de saberes e fazeres sobre o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, mobiliza um conjunto de disciplinas que compõe o currículo da graduação em Pedagogia na proposição de práticas interdisciplinares envolvendo o brincar e a produção das culturas infantis.
Disciplinas do Currículo da Pedagogia que se articulam às ações da Brinquedoteca Universitária da FAED:
Educação e Infância – Reflexões teóricas sobre o processo de produção das infâncias. Caracterização de diferentes infâncias. História e políticas da educação à infância no Brasil. Pedagogia da Infância.
Disciplina Estágio Supervisionado II – Observação, acompanhamento e participação da dinâmica institucional em creches e pré-escolas e em atividades docentes. Elaboração do projeto e o exercício docente na Educação Infantil. Elaboração e socializaçao do relatório: documentação pedagógica do estágio.
Estágio supervisionado III – Observação, acompanhamento e participação nas atividades pedagógicas, no planejamento e práticas docentes. Observação direta na sala de aula, registro e reflexões sobre dinâmica da prática escolar dos anos iniciais (6 a 10 anos). Elaboração e execução do projeto de docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Elaboração do Relatório Final e socialização do Estágio.
Planejamento e Avaliação na Educação Infantil: A especificidade do planejamento e da avaliação na Educação Infantil. Elementos constitutivos da organização do trabalho pedagógico para e com crianças de 0 a 5 anos. Estruturação da rotina diária em creches e pré-escolas. Tempo, espaço e culturas infantis como elementos curriculares na prática pedagógica da Educação Infantil. Indicadores de qualidade para avaliação do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
Planejamento e Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Planejamento do ensino, avaliação e desenvolvimento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Docência e componentes curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – perspectivas contemporâneas. Propostas e diretrizes em âmbito nacional, estadual e municipal e ação docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concepções de avaliação e o uso de instrumentos e procedimentos avaliativos nos Anos Iniciais. Registros avaliativos. Conselho e classe e projeto político-pedagógico – implicações no planejamento e avaliação.
Diversificação e Aprofundamento de Estudos em Educação e Infância:
Seminário I – Aprofundamento Temático: O papel do jogo, das interações da linguagem na infância. Brinquedos, brincadeiras, literatura infantil, música desenho e arte. O jogo, as interações, a linguagem e a ação docente.
Seminário II – Pesquisas Contemporâneas: Pesquisas e abordagens contemporâneas nas interfaces Infâncias, famílias, educadores (as) e suas historicidades. Políticas de atendimento a infância. Relações entre educação infantil e ensino fundamental.
Seminário III – Práticas Pedagógicas: Formação de professores e práticas educativas nas dimensões: Diversidade, alteridade e inclusão na infância. O papel das interações sociais. Linguagem, consciência, conhecimento, imaginação e a afetividade. A produção cultural das e para as crianças.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.