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Análise da Informação (30h) - Obrigatória Ementa: Análise da Informação nos domínios da representação, organização e recuperação da informação.
Bases Teóricas da Administração de Ambiente de Informação (30h) - Obrigatória Ementa: Apresentar noções e conceitos fundamentais da Administração. Apresentar as diferentes fontes de influência na ciência da Administração. Apresentar as origens, contribuições e críticas feitas às Teorias da Administração com ênfase na tarefa e desenvolver uma reflexão sobre a presença dessas teorias administrativas em ambientes de informação.
Comunicação do Conhecimento Científico (30h) - Optativa Ementa: Apresentar o percurso histórico de desenvolvimento da comunicação científica, seus processos e fluxos, conceitos que a envolvem e sua importância no contexto atual. Apresentar as modalidades de concretização do processo de comunicação científica, com ênfase nas revistas como seu principal canal, reconhecendo a contribuição de sistemas de organização e recuperação de informação em bases de dados para o cumprimento do ciclo da comunicação. Apresentar elementos fundamentais à consolidação do ciclo de produção e comunicação científica. Apresentar as características e formas de expressão da literatura científica, contextualizando seus papéis
Editoração Eletrônica (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar o conceito de editoração e mostrar como ela se estrutura. Apresentar um pouco sobre a história da editoração durante a Idade Antiga. Discorrer um pouco sobre a história da editoração desde a Idade Média até a atualidade, apresentando as principais ferramentas de editoração. Apresentar a evolução dos periódicos científicos e os atuais sistemas para editoração eletrônica.
Fontes de Informação II (60h) - Obrigatória Ementa:
Instrumentos de Representação Temática da Informação I (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar os tipos de sistemas de organização do conhecimento. Apresentar a filosofia, a história e os tipos de esquemas de classificação. Apresentar a estrutura e o funcionamento da CDD. Conhecer a estrutura e funcionamento da CDU. Apresentar os esquemas de classificação à luz dos fundamentos da Organização do Conhecimento.
Literatura e Leitura Infantil e Juvenil (30h) - Optativa Ementa: Apresentar conceitos de leitura, os níveis em que ela pode se dar e os momentos mentais envolvidos no processo. Conceituar a literatura, elencar suas funções e apontar sua importância. Conceituar a literatura infantil. Dar a conhecer alguns fatos sobre a história da literatura e do livro infantil, desde o que lhes deu origem até as características que passaram a ter. Destacar alguns dos autores da literatura infantil no mundo e no Brasil. Caracterizar a literatura juvenil; dar a conhecer alguns fatos sobre o surgimento de alguns dos gêneros mais comuns para essa faixa etária, bem como apontar alguns dos autores da literatura juvenil no mundo e no Brasil. Elencar pontos relevantes para a seleção de obras de literatura infantil e juvenil, sugerindo gêneros a serem considerados com suas características. Conhecer os estágios de desenvolvimento humano, mais especificamente da criança e do adolescente, relacionando-os a preferências usuais de leitura para essas faixas etárias, destacando a importância da mediação em bibliotecas que atendem o público infantil e juvenil, e ressaltando a hora do conto como importante forma de mediação.
Normalização Documental (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar a história da normalização, as principais instituições relacionadas, assim como seus conceitos e objetivos. Apresentar alguns documentos científicos, a exemplo de livros, relatório técnico-científicos, artigos de periódicos científicos e trabalhos apresentados em eventos. Dentre esses documentos, demonstrar os elementos constitutivos de trabalhos acadêmicos; relatórios técnicos e artigos, como também sua formatação e disposição gráfica. Apresentar os tipos de citações da literatura em documentos científicos e os sistemas de chamada no texto, como também as principais regras para elaboração das citações. Demonstrar os principais modelos de referências, suas estruturas e regras.
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