Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar conceitos, tipos, características e a funcionalidade de ambientes informacionais. Apresentar os conceitos e a finalidade dos sistemas e redes de informações.
Economia da Informação (30h) - Optativa Ementa: Apresentar os pressupostos históricos e conceituais da economia e da indústria da informação. Apresentar as principais características da informação como mercadoria e as formas de verificação de seu custo, valor e formação de preços. Discutir a importância da democratização do acesso à informação para a cidadania e democracia.
Fontes de Informação I (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar a função da disciplina Fontes de Informação I no contexto de sua formação profissional. Apresentar instrumentos que ajudem na identificação e localização de fontes de informação. Apresentar as diferentes funções e os diversos usos do dicionário como fonte de informação. Entender a enciclopédia como fonte de informação e como ela se transformou ao longo do tempo. Apresentar as diferentes funções e usos da internet na perspectiva das fontes de informação. Levar os estudantes a compreender a natureza da literatura e sua relação com a formação de leitores. Apresentar a relação entre os conceitos de fonte de informação e gênero textual. Levar os estudantes a compreender como a variedade de gêneros literários é uma característica importante da coleção da biblioteca. Apresentar a literatura infantil e juvenil e sua relação com a formação de leitores, especialmente no que diz respeito ao papel da biblioteca.
Informação, Comunicação e Documento (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar os conceitos e principais aspectos que envolvem o campo da informação e comunicação, bem como a ideia de que a informação não é um processo técnico, mas social. Apresentar as barreiras inerentes ao processo de comunicação da informação. Apresentar o conceito de documento sob a ótica de diversos autores, considerando diferentes áreas do conhecimento. Apresentar o conceito e a aplicabilidade da mediação da informação, bem como os processos desta mediação.
Inglês Instrumental (30h) - Obrigatória Ementa: Apresentar uma reflexão sobre o conceito de leitura e de leitura instrumental. Apresentar as competências de leitura. Apresentar ao aluno o papel do vocabulário e estratégias específicas de aprendizagem na língua estrangeira . Apresentar ao aluno a importância do conhecimento das estruturas gramaticais na compreensão de textos escritos. Apresentar ao aluno a importância da organização de um texto na compreensão dos seus detalhes e pontos principais.
Instrumentos de Representação Descritiva da Informação (60h) - Obrigatória Ementa: Apresentar os percursos históricos da catalogação e dos catálogos. Conhecer os instrumentos utilizados na representação descritiva da informação. Apresentar os formatos de intercâmbio dos registros bibliográficos. Apresentar os modelos conceituais na representação descritiva da informação.
Organização do Conhecimento e da Informação (30h) - Obrigatória Ementa: Introdução à disciplina e a alguns temas a ela relacionados: importância dos processos de organização do conhecimento, organização do conhecimento (OC) e da informação (OI); OI no contexto da área das Bibliotecas e Ciência da Informação (BCI). Definição do termo “informação” em BCI: elementos característicos de publicações; funções do catálogo ou bases de dados de SRI. Conhecimento de como a OI e a OC evoluíram ao longo de determinados períodos históricos. Panorama de como o conhecimento sobre determinada realidade se organiza e suas relações com OI; relações e diferenças entre os dois processos.
Tecnologias de Informação Livre (30h) - Optativa Ementa: Apresentar as fases do Movimento do Software Livre e sua filosofia, de forma contextualizada, com ênfase no papel da tecnologia como meio para a construção colaborativa de conhecimento, discutindo as vantagens e desvantagens de seu uso. Apresentar o Movimento de Acesso Aberto a partir de um breve histórico, bem como os conceitos de acesso aberto e das licenças de criatividade comum (Creative Commons), discutindo suas vantagens e desvantagens. Apresentar o conceito de segurança da informação, suas características básicas e as principais normas e padrões de segurança, discutindo nível e política de segurança, também no que concerne ao ambiente de software livre. Apresentar o processo de desenvolvimento de projetos digitais com uso de software livre, com ênfase nos seus tipos e características.
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