Projeto de Pesquisa "A Revolta do olhar: concepções de história na narrativa áudiovisual Guarani".
Coordenação Prof.ª Luisa Tombini Wittmann
Esta pesquisa tem como objetivo analisar interpretações históricas indígenas presentes em audiovisuais produzidos pelos Guarani. Buscar-se- á compreender como e por que os indígenas filmam e contam sua própria história. A linguagem audiovisual indígena colabora para a disseminação de outros olhares sobre a História do Brasil, possibilitando inclusive seu uso pedagógico de acordo com a Lei Federal 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena nas escolas brasileiras. De modo geral, será evidenciado um olhar decolonizado Guarani, partindo da perspectiva de que os povos indígenas são sujeitos da História e produtores de conhecimento acerca dela.
Projeto de pesquisa “Modos de ser, ver e viver: o mundo Ibo a partir da escrita de Chinua Achebe (África Ocidental, séc. XX)"
Coordenação Prof.ª Dr.ª Claudia Mortari
Iniciado em 2015, a pesquisa objetiva, partir da análise das obras literárias do escritor nigeriano Chinua Achebe (O Mundo se Despedaça, 1958; A Flecha de Deus, 1964; A Paz Dura Pouco, 1960), compreendidas aqui como evidência histórica, descortinar os modos de ser, ver e viver no mundo Ibo (Nigéria) no contexto do colonialismo e do processo de independência. Entre as muitas questões que nos intrigam, algumas nos parecem centrais. Como o escritor vai evidenciar as ações e visões de mundo dos seus diferentes personagens? Como compreender as dinâmicas sociais, os contatos entre nativos e europeus no contexto? Como as populações nativas locais interpretaram e construíram a sua visão acerca da presença europeia na região? O que o autor e a sua escrita nos permite desvendar do processo histórico? Para além disso, partimos do princípio que as obras de Chinua Achebe estão profundamente informadas por sua visão e sentidos da história. Ele era um observador arguto das transformações sociais advindas do contato com os europeus. Quais eram seus interlocutores? Quais tradições culturais eram instituídas e reproduzidas na sua obra? A pesquisa possui acadêmicos(as) de graduação e pós-graduação vinculados(as) as atividades desenvolvidas. A revisão bibliográfica constante, vinculada as ações da pesquisa, tem como propósito uma reflexão sobre perspectivas teóricas e metodológicas no campo dos estudos pós-coloniais que contribuam para a compreensão dos estudos relativos as sociedades africanas. Busca-se articular projetos de extensão e de pesquisa, além de incentivar o debate da temática africana em diversas disciplinas do curso de História da UDESC. Há, portanto, uma indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no que se refere à temática indígena na FAED-UDESC, em atividades diversas coordenadas pela referida Professora.
A Prof.ª Claudia Mortari, compõe como integrante mais dois projetos de pesquisa externos: “Diáspora, Refúgios, Migrações e Africanidades: descolonializando as práxis e epistemologias do sistema das Nações Unidas”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Karine de Souza Silva, do EIRENÈ - Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional - e do Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (NAIR/Eirenè/UFSC); "As Sociedades Africanas no Passado e no Presente: Mutações, Adaptações e Recomposições”, coordenado pelo Prof. Dr. José Rivair Macedo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que é parte da Rede Multidisciplinar de Estudos Africanos do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS.
ENDEREÇO
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