A partir de janeiro de 2019, o cálculo do índice de Custo de Vida (ICV) de Florianópolis, realizado mensalmente pela Udesc Esag, passa a utilizar uma nova ponderação (peso atribuído no resultado do índice para cada item pesquisado). A nova cesta de produtos foi elaborada com base nos microdados da última edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa pesquisa é a mesma utilizada na metodologia de cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pelo IBGE.
Adotado como índice oficial da meta de inflação no Brasil o IPCA/IBGE não inclui no entanto Florianópolis na área de abrangência da coleta de dados para compor o cálculo. Assim o ICV/Udesc Esag produz um índice local de inflação mais preciso, baseado no consumo das famílias de Florianópolis, mas seguindo a mesma metodologia do IPCA. Permite assim, de forma mais exata, análises comparativas entre as variações de preço nacionais e locais.
Metodologia
A atualização do ICV de Florianópolis seguiu a metodologia do IPCA. Primeiramente, os microdados brutos da POF foram baixados utilizados o software SPSS. Foram utilizados dados referente às seguintes bases de dados: Caderneta de despesa, Despesa 12 meses, Despesa 90 dias, Despesa individual, Despesa veículos, Outras despesas e Serviços domésticos. Após baixar esses dados, foram selecionadas as observações de Florianópolis e observações entre as faixas de renda de 1 a 40 salários mínimos (mesma faixa de renda do IPCA). Foram então criados os códigos dos produtos a partir do número do número do quadro e do código do item. Foi utilizado o tradutor da POF para identificar o nome do produto referente ao código.
Os produtos foram classificados conforme os grupos e subgrupos do IPCA, uma vez que permite que o ICV de Florianópolis possa ser comparado mensalmente com o IPCA. Com isso foi feita uma estrutura dos produtos e suas respectivas ponderações do ICV de Florianópolis, a qual se encontra no Anexo A. Com isso, foi obtido um conjunto de 297 produtos representativos para o índice.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.