1 Ensino, Pesquisa, Extensão e relações com a comunidade externa
Promoção de um ambiente de formação que seja inspirador e contribua no desenvolvimento de competências e potencialidades, promovendo a integração e organicidade entre as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, de pesquisa, de extensão e das relações com a comunidade externa.
1.1 Egressos e comunidade externa
Criação de um ‘Banco de demandas e Oportunidades’ e um “Catálogo de competências” para empresas, organizações públicas, privadas e entidades da sociedade civil, para mapear e elencar possibilidades de atuação da ESAG pela realização de atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, incluindo estágios, oportunidades de colocação no mercado de estudantes e egressos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, creditação e atividades de extensão, pesquisa e prestação de serviços.
Organização de um Espaço do Egresso ESAG, com a criação de programas direcionados e abertura para a participação dos egressos em atividades junto aos estudantes.
Apoio institucional a iniciativas dos egressos, como a criação de associações.
Criação de um ‘Programa de Mentoria de Carreira’ com a participação de egressos da ESAG e demais profissionais das áreas de atuação dos cursos da ESAG.
Organização de um Conselho de Representantes de organizações públicas e privadas, de empresas e da sociedade civil.
Estímulo e suporte à promoção de eventos temáticos nas áreas de atuação dos cursos, envolvendo profissionais das respectivas áreas.
1.2 Inovação no Ensino
Estímulo à renovação e inovação dos projetos pedagógicos, considerando a trajetória dos estudantes durante a sua formação na universidade, bem como, a creditação da extensão e as possibilidades de tecnologias na metodologia híbrida de ensino-aprendizagem.
Estudo dos fatores que levam ao acesso, permanência/evasão e êxito profissional, com proposição de um plano de ações a ser formulado e implementado em conjunto com os departamentos responsáveis pelos cursos.
Fomentar o estudo pelos cursos da adoção de metodologia híbrida de ensino-aprendizagem, respeitadas as especificidades de formação e público dos cursos de graduação e pós-graduação.
Suporte e assessoramento aos cursos de graduação na formulação e adoção da creditação da extensão.
Promover a integração do Banco de Demandas e Oportunidades com as iniciativas e implantação da creditação da extensão nos cursos de graduação.
Propiciar condições e formação para utilização de tecnologias ativas de ensino e espaços inovadores no ensino de graduação e pós-graduação.
Dar apoio e suporte à realização de atividades pedagógicas fora da sede, com a realização de viagens técnicas ou a realização de aulas e vivências em locais de interesse.
Organização e suporte ao Processo de readaptação ao ensino presencial nos cursos de graduação e pós-graduação.
Realização da Feira de Oportunidades, de forma participativa com os estudantes e em conjunto com DAAG e demais representações, envolvendo oportunidades de estágio, colocação de mercado para estudantes e egressos e fortalecimento das redes entre estudantes, egressos e comunidade externa.
Apoio ao fortalecimento e expansão de iniciativas que estimulem o empreendedorismo entre os estudantes, a exemplo, do projeto ESAG Ventures: aceleradora de ideias de negócios.
Mapeamento dos bancos de dados e softwares específicos a serem adquiridos, para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
1.3 Acolhimento, oportunidades e formação complementar dos estudantes
Fortalecimento das atividades do Espaço de Acolhimento ao Ensino e Aprendizagem, o EA2.
Promoção e apoio à realização de cursos de capacitação dos estudantes, a exemplo da ESAG Sênior, em áreas que complementem sua formação e contribuam no desenvolvimento de competências.
Continuidade e aprimoramento do Projeto de Ensino “Cursos de Aperfeiçoamento” para estudantes dos cursos de graduação, lecionados por estudantes dos programas de pós-graduação como estágio docência, fortalecendo a integração da graduação e pós-graduação.
Estímulo, suporte e apoio aos estudantes para a participação em eventos científicos, cursos e competições relacionadas as suas áreas de formação, com definição de critérios para a destinação de recursos do centro.
Promover o envolvimento da comunidade externa na promoção de formação e orientação de carreiras, com o Programa de Mentoria de Carreiras.
Mural de oportunidades de estágio, vagas abertas de iniciação científica, extensão, projetos de ensino e monitorias, bem como, de colocações de mercado para estudantes e egressos dos cursos da ESAG.
1.4 Internacionalização e relações interinstitucionais
Identificar e promover a expansão dos convênios para mobilidade interinstitucional, a exemplo da ESPM, FECAP e FGV, e a participação e, em parceria com a Reitoria, na promoção e ampliação das parcerias internacionais para mobilidade estudantil.
Apoio e assessoramento à realização de convênios de dupla diplomação nos cursos de graduação, que resultem de iniciativas dos departamentos responsáveis pelos cursos.
Promover e apoiar iniciativas para maior integração dos estudantes estrangeiros com os estudantes dos cursos de graduação e comunidade acadêmica, potencializando o acolhimento e integração cultural dos estudantes estrangeiros e a nossa comunidade.
Apoio a continuidade e expansão da oferta de disciplinas em inglês validáveis com as disciplinas curriculares dos cursos de graduação.
Estimular a participação de professores, pesquisadores e parceiros externos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e a ampliação dos convênios interinstitucionais e internacionais para o desenvolvimento de atividades integradas.
Apoiar os programas na normatização e operacionalização da internacionalização da pós-graduação, com o incentivo a oferta de disciplinas em outros idiomas, e a experiência acadêmica internacional de pesquisadores e estudantes.
Incentivo à mobilidade estudantil nacional e internacional para estudantes dos programas de pós-graduação.
1.5 Projetos e Grupos de Pesquisa, Ações e Programas de Extensão e Projetos de Ensino
Estimular a maior integração entre os grupos de pesquisa, favorecendo o diálogo e, quando for possível, o trabalho colaborativo entre os pesquisadores.
Incentivar a submissão de projetos para estruturação dos grupos de pesquisa, o PAP, com apoio aos grupos proponentes.
Promover eventos e outras programações que estimulem a integração da pesquisa, extensão e projetos de ensino.
Aprimorar o processo de divulgação das pesquisas, das atividades extensionistas e dos projetos de ensino.
Criação do “Prodip” para apoiar a divulgação da produção intelectual da extensão e a participação em eventos.
Incentivar iniciativas da extensão de capacitação da comunidade externa, com a participação, quando possível, de estudantes e demais membros da comunidade.
Apoiar formação de laboratórios institucionais, com iniciativas que integrem inovação, ensino, pesquisa e extensão.
Estímulo à criação de um Programa de Educação Tutorial - PET em nosso Centro, visando à uma formação integrada dos bolsistas, com reflexos no desenvolvimento de competências dos demais estudantes dos cursos, a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão e trabalho conjunto das áreas de conhecimento dos cursos.
1.6 Consolidação e fortalecimento dos cursos de graduação e suas áreas de competências
Cumprimento do número mínimo de docentes efetivos previstos pelo Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação e pela Resolução de Priorização de Vagas para Concurso docente na UDESC, essenciais ao desenvolvimento das atividades de ensino integradas com a pesquisa, a extensão, a verticalização das áreas de conhecimento dos cursos existentes e ao planejamento das atividades dos cursos e departamentos.
Apoiar institucionalmente e assessorar tecnicamente a organização de proposta e criação do mestrado em economia e o doutorado profissional em administração, a partir da proposição dos departamentos e dos programas atuais da ESAG. Os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados) consolidam a linha de formação das áreas de conhecimento existentes, fortalecendo e qualificando os cursos de graduação existentes, gerando conhecimento, promovendo a formação de profissionais e qualificando docentes.
Analisar em conjunto com os departamentos, considerando a estrutura de gestão dos recursos UAB na UDESC, a viabilidade de participação em editais para oferta de cursos à distância.
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