O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense.
Esta ação científica objetiva empreender o reconhecimento dos espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade de Laguna. Com efeito, possui os seguintes objetivos decorrentes: pesquisar, identificar, inventariar, caracterizar e analisar tais espaços sagrados; construir um breve histórico acerca da origem, da chegada e da instância, bem como da continuidade mais ou menos renitente dessas religiões na mesma cidade; investigar e examinar as relações entre as vertentes religiosas e os caracteres e as especificidades dos espaços sagrados analisados; distinguir e ponderar a presença, a inserção, a contextualização e a resistência dos espaços sagrados analisados; verificar o estado de conservação e apontar as principais transformações dos espaços sagrados analisados e refletir sobre o status da preservação dos mesmos como patrimônio cultural afro-brasileiro na realidade contemporânea lagunense; e contribuir para a visibilidade e a preservação, o respeito e a valorização, da manifestação ritualística e espacial das citadas religiões na Laguna. A realização desses objetivos inclui os seguintes procedi-mentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e iconográfica (sobre história do tempo presente, preservação do patrimônio, legislação urbanística e preservacionista; religiosidades e culturas; religiões de matriz africana no Brasil; simbologia religiosa e espaço sagrado; e Laguna, história da cidade, presença afrodescendente e população escravizada); e levantamento de dados in loco (com observações, anotações e croquis; preenchimento de ficha padronizada; entrevistas e registro fotográfico). Com isso, será efetivada a síntese crítica dos dados, inclusive serão cotejados os resultados da pesquisa bibliográfica e iconográfica e do levantamento de dados in loco.
Coordenadora: Profª. Danielle Rocha Benício
Término: 08/2022
Os espaços sagrados da Igreja Católica em Laguna pós Concílio Vaticano II: a arquitetura entre conformação e inconformismo.
Esta ação científica objetiva analisar a conformidade arquitetônica dos espaços sagrados católicos das Paróquias de Laguna e do Magalhães segundo o Concílio Vaticano II. Ademais, apresenta os seguintes objetivos específicos, atentando para os aspectos artísticos, arquitetônicos e urbanos dos espaços sagrados da Igreja Católica Apostólica Romana: conhecer as necessidades espaciais; examinar os princípios do Concílio Vaticano II; construir uma narrativa histórica acerca da implantação e do crescimento do Catolicismo em Laguna; pesquisar, identificar e caracterizar tais espaços sagrados nesse município; investigar, apontar e ponderar as principais transformações, se houverem, executadas nos templos lagunenses em prol da efetivação da conformidade dos mesmos segundo as citadas diretrizes conciliares; averiguar as decorrências dessas transformações espaciais, experienciadas pela comunidade eclesial, considerando a funcionalidade litúrgica, o simbolismo compositivo e a apropriação popular; e, por fim, verificar o estado de conservação dos referidos templos lagunenses e refletir sobre os respectivos status de preservação como patrimônio cultural na Contemporaneidade. Fundamenta-se no método hipotético-dedutivo e, assim, defende a hipótese de que os espaços sagrados da Igreja Católica em Laguna, ainda que tenham sido objeto de intervenção de arquitetura após a década de 1960, não apresentam conformação plena com Concílio Vaticano II, realidade relacionada ao inconformismo popular diante da verdade e singeleza espacial recomendada pela autoridade religiosa. Nesse sentido, emprega os métodos histórico e estudo de caso, incluindo a coleta de dados, através da documentação indireta, abrangendo a investigação documental e bibliográfica, e da documentação direta, incluindo as técnicas de observação (durante levantamento in loco) e de entrevistas.
Coordenadora: Profª. Danielle Rocha Benício
Término: 08/2022
As sobrevivências neocoloniais em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação.
Esta iniciação científica visa empreender a análise crítica das obras de arquitetura neocoloniais sobreviventes em Tubarão, dando sequência à pesquisa já em desenvolvimento intitulada As sobrevivências art déco em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação. A partir disso, além de ponderar as definições basilares da linguagem estética neocolonial, decorrem os seguintes objetivos considerando especificamente o Neocolonial na referida cidade: averiguar sua localização e seu arco temporal de manifestação; identificá-lo e caracterizá-lo; examinar sua implantação e sua contextualização; verificar seu estado de conservação na Contemporaneidade; e contribuir para seu reconhecimento, sua valorização e sua preservação. Pressupõe-se a hipótese que há sobrevivências neocoloniais em Tubarão, principalmente na área central, núcleo primitivo e seu contexto urbano, concebidas entre 1940 a 1960, em concomitância compartilhando a mesma delimitação espaço-temporal com o Art Déco. Aliás, como se constata em relação à produção art déco, elas não são suficientemente conhecidas e, por conseguinte, não são devidamente preservadas: encontram-se em explícito processo de descaracterização e desaparição. Ora, essas mesmas sobrevivências neocoloniais, tal como as sobrevivências art déco, apresentam importantes valores estético, histórico e utilitário, na dupla perspectiva per si e in toto, constituindo-se em imprescindíveis documentos do passado a compor o legado patrimonial no presente. Ambas as linguagens consistem em possibilidades compositivas ofertadas à clientela ávida por novidades (e modismos) e desejosa de assumir-se não apenas atualizada (em gostos e consumos), mas sim, sobretudo, "moderna". Destarte, a análise crítica, assim como a ação antecedente, baseia-se no método de abordagem hipotético-dedutivo, posto que se inicia com a percepção de uma lacuna de conhecimentos sobre o Neocolonial tubaronense, aliada à descoberta de um importante acervo projetual aprovado pela Prefeitura Municipal repleto de propostas exibindo caracteres oriundos da arquitetura luso-brasileira própria do Brasil Colônia, renovados figurativamente e avançados tecnologicamente. Ademais, a construção dessa hipótese decorre da vivência nesta realidade citadina. Outrossim, adotam-se os métodos de procedimentos histórico e estudo de caso; e empregam-se as técnicas de coleta de dados, através da documentação indireta, abrangendo a investigação documental, iconográfica e bibliográfica, e da documentação direta, abarcando a realização de observações in loco e de entrevistas.
Coordenadora: Profª. Danielle Rocha Benício
Término: 08/2022
Aplicação de Modelo de adaptação de precedentes em protótipos para aprendizagem de processo de projeto de arquitetura de meios de hospedagem.
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo verificar a aplicabilidade do Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem de processo de projeto de arquitetura desenvolvido por Leite (2017) para a área de projeto de arquitetura de meios de hospedagem. Tem-se como início do método de pesquisa a atualização das diretrizes e parâmetros de projetos sistematizados por Leite (2006), bem como a atualização das fichas de avaliação de meios de hospedagem desenvolvida pelo autor. Esta base teórica atualizada será o meio pelo qual os exemplares, dos meios de hospedagem selecionados como exemplares representativos dos diferentes tipos estabelecidos pela Mtur (2011), serão avaliados a partir da interação com os modelos digitais 03D desenvolvidos a partir do levantamento de dados por estudo de caso. Pela aplicação do Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais (LEITE, 2017), são gerados objetos de aprendizagem a serem aplicados em workshop de projeto de arquitetura de meios de hospedagem com o objetivo de verificar o desenvolvimento de expertise na área. Os experimentos didáticos serão reaplicados para que os dados possam ser validados a fim de gerar conclusões sobre o processo de design expertise.
Coordenador: Prof. Leandro Silva Leite
Término: 07/2023
O uso de Sistemas Generativos e Inteligência Artificial associados ao BIM como suporte à tomada de decisão no projeto arquitetônico.
A tecnologia de Inteligência Artificial está presente em diversas aplicações em variados setores da sociedade contemporânea. No campo da arquitetura, o uso deste recurso computacional tem crescido na última década. Verifica-se um movimento de inserção da IA dentro de Sistemas Generativos nos atuais softwares CAD. Este avanço tem acontecido de modo acelerado e tem deixado muitas lacunas, quanto ao uso de IA no projeto de arquitetura. A principal das lacunas é de natureza metodológica. O surgimento das primeiras experiências do uso do computador como suporte e apoio ao desenvolvimento do projeto arquitetônico começou nas décadas de 60 e 70. Paralelamente ao surgimento dos primeiros softwares de auxílio ao projeto (CAD), surge os debates de como deveria ser a metodologia de projeto de arquitetura. Seguindo o rigor científico, as metodologias de projeto, propostas nos anos 60, se caracterizaram pela abordagem sistemática do processo. Essa abordagem rigorosa e de natureza lógica do processo de projeto permitiu uma integração facilitada com os sistemas computacionais que estavam sendo criados. Após 60 anos, destas formulações, a metodologia de projeto continua no centro das discussões da relação homem-máquina no desenvolvimento do projeto de arquitetura. Embora, atualmente, há muito mais capacidade computacional, com hardwares com mais capacidade de processamento e softwares mais elaborados, ainda persiste a necessidade de entender como se dará o uso destes recursos no processo de projeto. É preciso verificar em que fase do projeto será utilizado a IA, qual o ganho de produtividade para alcançar uma solução e qual a qualidade desta solução. Visando responder ou aumentar o entendimento de algumas destas questões é que esta pesquisa se posiciona. Proposta para um período de 3 anos, a pesquisa propõe inserir a IA dentro de uma parte do processo de um projeto de residência unifamiliar, na disciplina da 4 fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC. O objetivo é monitor o uso de Sistemas Generativos e IA verificando as potencialidades e as deficiências destas tecnologias dentro da atual metodologia de projeto utilizada. Serão feitas análises quantitativas e qualitativas que focarão na produtividade e na qualidade que estes recursos computacionais podem entregar à concepção e ao desenvolvimento do projeto arquitetônico.
Coordenador: Prof. Rafael Zanelato Ledo
Término: 07/2023
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.