PROGRAMA: Alimentos bons, limpos e justos: integrando a agricultura familiar e o pescador artesanal catarinense ao movimento Slow Food
COORDENADOR: Profa. Dra. Patricia Sfair Sunye
RESUMO: O Programa 'Alimentos bons, limpos e justos: integrando a agricultura familiar e o pescador artesanal catarinense no movimento Slow Food' será desenvolvido através de três ações que surgiram de análises de necessidade realizadas em anos anteriores junto aos agricultores e pescadores da região. Estes produtores declararam que o maior fator limitante para o desenvolvimento econômico da atividade são a falta de estratégias de comercialização e aproximação de produtores e consumidores. A primeira visa identificar e catalogar produtos e produtores familiares das regiões de Laguna, Imbituba, Garopaba, Pescaria Brava, Imaruí, Jaguaruna e Araranguá, divulgando suas atividades e integrando-os a consumidores. Com isso espera-se ampliar a consciência dos atores quanto a novas formas de comercialização direta/circuitos curtos, criando estratégias de comercialização a partir da filosofia do Slow Food. A segunda ação é voltada especificamente para os pescadores (Slow Fish), com atividades que visam promover o consumo de pescado local e preferencialmente de base comunitária. Nesta ação os pescadores artesanais de Laguna serão auxiliados em seu processo de comercialização, abrindo oportunidades através da aproximação com consumidores, que incluem campanhas específicas de valorização de produtos artesanais. A terceira ação envolve cursos de extensão em gastronomia - que visam combinar atividades de educação sobre a diversidade alimentar, ecogastronomia e promoção de produtos locais orgânicos, sustentáveis e artesanais, através de eventos e cursos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.