Engenharia de Produção: Habilitação em Mecânica
Objetivo Geral
Formar profissionais da área de Engenharia de Produção com sólidos conhecimentos técnico-científico e profissional geral, capacitados a atuar no campo da pesquisa, e no desenvolvimento e gerenciamento de processos produtivos, inseridos no contexto econômico-empresarial e social, segundo princípios éticos, profissionais e ambientais.
Perfil Profissional do Aluno
Na busca de estabelecer uma relação com a proposta apresentada, ao invés de uma definição de um perfil profissional, preferiu-se a configuração de um perfil profissiográfico que possa responder à velocidade das transformações, ao acúmulo do conhecimento disponível através das novas tecnologias e aos desafios do mercado de trabalho, considerando que o seu exercício exige flexibilidade, criatividade, autonomia e uma formação contínua.
Nesse sentido, cabe ao estudante construir competências e buscar o devido aprofundamento no campo do conhecimento geral e específico, os percursos individuais de aprendizagem, os modos e áreas de aplicação do seu conhecimento para que sua atuação na sociedade e no mercado de trabalho seja participativa e cooperativa e, o seu fazer, a expressão de sua realização pessoal.
A interdisciplinaridade na abordagem mecânica e de gerência objetiva a formação de um profissional dotado de capacidade de utilização dos recursos de diversas áreas científicas para a resolução de problemas científicos de Engenharia de Produção: Habilitação em Mecânica. Tal formação traduz-se em uma maior capacidade de diálogo entre profissionais da área, contrapondo-se à superespecialização típica de um programa de estudos avançados.
Ao longo do desenvolvimento do currículo pretende-se a formação de um engenheiro com forte base científica e tecnológica, para conceber, desenvolver pesquisas e elaborar projetos, podendo envolver-se com o projeto e o desenvolvimento de novas tecnologias, processos e sistemas, respeitando os princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.
O egresso do curso de Engenharia de Produção: Habilitação em Mecânica do CEPLAN / UDESC poderá atua em: empresas, órgãos públicos, instituições de ensino, instituições de pesquisa e outros decorrentes do contexto da demanda e da necessidade social e de mercado, orientando-se pela resolução nº 235, de 09 de outubro de 1975 do Ministério do Trabalho (por intermédio do conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA).
Tendo competências profissionais para:
a) Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;
b) Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões, tendo vistas questões econômicas e de qualidade e produtividade;
c) Projetar, implementar e inovar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características dos atores envolvidas no processo;
d) Prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou inovando suas características e funcionalidade;
e) Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, inovando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;
f) Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;
g) Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos, processos e produtos.
h) Gerenciar e integrar equipes de trabalho em atividades de projeto e produção;
i) Aplicar normas técnicas e regras de condução ética e profissional, em sua área de atuação.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.