Prezada comunidade acadêmica UDESC Oeste. Com a informatização e digitalização crescente de nossas atividades, houve um aumento significativo das demandas por publicações de materiais escritos e audiovisuais no Portal UDESC Oeste, bem como em outras paltaformas e redes sociais. Visando a agilização do processo e otimização do tempo não só da equipe de TI mas de todas as equipes que gerenciam páginas e sistemas que admitem publicação de materiais, desenvolvemos algumas diretrizes e materiais de apoio.
Publicação no Portal UDESC Oeste: documentos em PDF e documentos em outros formatos além de materiais audiovisuais (podcasts e vídeos, por exemplo) que serão disponibilizados diretamente para visualização ou download nas páginas do Portal UDESC Oeste, devem ser acompanhados, obrigatoriamente, de um título que descreve o conteúdo, título que sera utilizado para geração do link clicável para o material. Para fotos e ilustrações, se o título for informado ele pode ser acrescido como legenda automática na foto ou como conteúdo oculto e alternativo para softwares leitores de imagens, aumentando a acessibilidade de nosso site para deficientes visuais.
Publicação no Youtube: cada vídeo a ser publicado canal de Youtube do centro deve ser acompanhado da ficha de informações que pode ser baixada aqui. O upload de vídeos para o canal do Youtube é de responsabilidade exclusiva da TI, devendo todas as solicitações serem efetuadas via para a fila CEO/INFORMÁTICA/SISTEMAS, contendo vídeo(s) e ficha(s) como anexo. Como item opcional, o solicitante pode enviar uma imagem em formato "paisagem" para ser utilizada como miniatura oficial do vídeo. Caso não seja enviada, uma miniatura aleatória será gerada a partir do vídeo. Em caso de itens que excedam o tamanho permitido para anexo pela plataforma, recomendamos o upload dos mesmos para OneDrive e seu compartilhamento com o OneDrive do servidor técnico responsável, William Xavier de Almeida (william.almeida@udesc.br). O compartilhamento de arquivos não dispensa a abertura de chamado. Solicitações sem preenchimento completo da ficha serão recusadas.
Publicação de app na PlayStore: em caso de necessidade de divulgação de aplicativo móvel na PlayStore do centro, o aplicativo deve ser acompanhado da ficha de informações que pode ser baixada aqui, bem como de todos os itens constantes da primeira seção. A publicação de aplicativo é responsabilidade exclusiva da TI, devendo todas as solicitações serem efetuadas via Sistema de Chamados para a fila CEO/INFORMÁTICA/SISTEMAS contedo a ficha preenchida e os itens descritos. Em caso de itens que excedam o tamanho permitido para anexo pela plataforma, recomendamos o upload dos mesmos para OneDrive e seu compartilhamento com o OneDrive do servidor técnico responsável, William Xavier de Almeida (william.almeida@udesc.br). O compartilhamento de arquivos não dispensa a abertura de chamado. Solicitações sem preenchimento completo da ficha e envio de todos os itens obrigatório listados serão recusadas. OBS.: No momento, não dispomos de infraestrutura para publicação de aplicativos para iOS (Apple).
Postagem em redes sociais: a ficha que pode ser baixada aqui deve ser utilizada para fornecer informações para postagem em redes sociais, no momento, Facebook e Instagram. Lembramos que diferentemente de páginas do Portal que ficam aos cuidados de determinados setores, a TI não possui acesso de administrador às redes sociais de cada curso/departamento/setor. Apenas disponibilizamos a ficha como forma de centralizar os documentos e contribuir com os setores/funcionários que gerenciam estas plataformas. A ficha deve ser enviada a(o) responsável pela conta da rede social em questão. Também orientamos a observância com relação a cedência e permissão do uso de imagem pessoal do envolvidos.
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