Olá, usuários(as) novos(as) e nem tão novos(as)!
Nesta página você encontrará orientações sobre como acessar ou solicitar acesso ao idUdesc e demais sistemas da Udesc Oeste.
idUdesc e e-mail institucional
A primeira coisa a fazer quando um(a) novo(a) estudante ou servidor(a) entra na instituição é ativar sua identidade corporativa, o IdUdesc! Isso é válido também para estagiários(as)!
O idUdesc gerencia os dados pessoais do usuário e a sua senha é a senha única para os sistemas da Udesc! Com a senha cadastrada no idUdesc, você acessa os computadores, wi-fi, e-mail, SIGA, Moodle e vários outros sistemas.
Usuários novos têm seus dados importados diretamente das matrículas novas no SIGA e dos cadastros novos do SIGRH. No caso do SIGA, a importação dos dados é diária, ou seja: no dia seguinte à matricula, o idUdesc já está disponível para os alunos. Especialmente em se tratando do SIGRH (que gerencia servidores, colaboradores e estagiários), a inclusão do usuário no banco de dados institucional não é diária, sendo que há um período variável de alguns dias úteis para a inclusão do usuário novo e sua liberação no idUdesc.
Para acessar o idUdesc pela primeira vez e definir sua senha institucional e ativar o e-mail, siga os passos indicados no tutorial escrito e no vídeo disponíveis nesse link: https://wiki.udesc.br/doku.php?id=user:idudesc
Se você receber como mensagem "Usuário não encontrado", duas situações podem estar ocorrendo:
Após a ativação do idUdesc e liberação do e-mail, você terá acesso a praticamente todos os sistemas da Udesc que estiverem disponíveis para o seu perfil de usuário (Estudante, Estagiário, Colaborador ou Servidor). Você deve usar como id ou nome de usuário sempre o seu CPF (importante: sem pontuação!) e a senha cadastrada no idUdesc. Exceto o e-mail institucional, no qual você deverá digitar no nome de usuário, atrás de seu CPF, o seguinte: @udesc.br (se servidor, colaborador ou estagiário) ou @edu.udesc.br (se aluno).
IdUdesc e acesso institucional para outros perfis de usuários
Servidores cedidos ou parceiros de outras instituições deve ter suas portarias encaminhadas à equipe de TI para solicitação da criação de usuário novo.
Bolsistas com vínculos primários com outras instituições devem ter seu acesso solicitado pelo(a) docente orientador(a) através do seguinte formulário: https://www1.udesc.br/?idFormulario=947. No campo SOLICITANTE, o(a) docente deve colocar seus dados e no campo DADOS PESSOAIS, os dados do(a) bolsista. Esse formulário permite apenas uma entrada por docente por vez, ou seja, após solicitar a uinclusão de um bolsista na nossa base de dados, deve aguardar a inclusão para poder solicitar uma nova. Não há um tempo fixo para essa liberação, mas ela não costuma levar mais do que uma semana. Após a solicitação, os bolsistas cujo inclusão foi solicitada podem tentar, diariamente, ativar o seu idUdesc conforme já orientado acima.
Se após 10 dias úteis da solicitação o(a) bolsista ainda não tiver acesso, entre em contato com a Equipe de TI.
SGPE
O acesso de servidores ao SGPE se dá de forma automática. O acesso para estagiários e terceirizados ou colaboradores, quando necessário for, deverá ser feito pelo supervisor imediato deste(a) através do e-mail sgpe@udesc.br, que centraliza essas demandas da Udesc na instituição. Deve enviar nesse e-mail NOME COMPLETO, CPF, MATRÍCULA e SETOR DE LOTAÇÃO do usuário para o qual está solicitando.
Lembrando que o SGPE não é um sistema da Udesc, mas sim, compartilhado pelo Estado. A maioria dos problemas de acesso e instabilidades do sistema estão fora do escopo de auxílio ou resolução das Equipes de TI dos Centros e mesmo da SETIC na Reitoria. Pedimos paciência, pois é um sistema reconhecida e recorrentemente instável.
SIGRH
Este é outro sistema que não é exclusivo da Udesc, sendo gerenciado pelo Estado e compartilhado por todos os órgãos. As Equipes de TI dos Centros não possuem acesso ao painel de administração deste sistema. Solicitações relativas a ele devem ser encaminhadas, prioritariamente, ao Setor de RH do Centro e, secundariamente, à SETIC (via Sistema de Chamados próprio para tal: https://chamados.udesc.br/).
SIGA e SIGAA
O caso dos Sistemas Acadêmicos é quase igual ao do SIGRH, as TIs dos Centros têm acesso de administração limitado no SIGAA e nenhum acesso à administração do SIGA. Solicitações relativas a estes sistemas devem ser feitas prioritariamente às Secretarias Acadêmicas, secundariamente à Equipe de TI do Centro e, terciariamente, à SETIC na Reitoria, ambas via Sistema de Chamados (https://chamados.udesc.br/).
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