Como funciona
As principais atividades desenvolvidas são: tutoria, preceptoria e monitoria estudantil.
Tutoria
A tutoria é de responsabilidade dos coordenadores do projeto, os quais têm como funções principais:
gerenciar as atividades do PET, objetivos, metas e indicadores;
organizar, conduzir e mediar os encontros entre todos os participantes do projeto;
comunicação direta com o Ministério da Saúde para assuntos referentes as bolsas, visitas dos assessores do ministério e andamento do projeto e supervisão docente-assistencial;
orientar grupos de estudo facilitando a disseminação de conhecimento na área;
contribuir para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País.
Preceptoria
A preceptoria é orientada pelos profissionais de saúde da rede pública do município de Florianópolis, composto por 12 profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf): uma fonoaudióloga, duas profissionais de educação física, seis fisioterapeutas, uma assistente social, uma psicóloga e uma enfermeira.
O papel dos preceptores é:
participar da elaboração e organização dos objetivos, metas e indicadores do PET;
protagonizar as atividades do PET;
receber, orientar e supervisionar os alunos nos cenários de prática (centros de saúde, policlínicas, centros de reabilitação e Secretaria de Saúde);
orientar os alunos facilitando a disseminação de conhecimento na área de estudo;
contribuir para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País.
Monitoria estudantil
A monitoria estudantil é protagonizada pelos alunos de graduação participantes do projeto, um total de 24 estudantes dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia. Eles têm como responsabilidade:
participar da elaboração e organização das atividades, objetivos, indicadores e metas do PET;
auxiliar na confecção de projetos, atividades, instrumentos de coleta de dados;
cumprir com as atividades propostas no projeto auxiliando na solução de problemas;
participar das reuniões;
participar no desenvolvimento de vivências em serviço e atividades de pesquisa e extensão, sob orientação do tutor e do preceptor, visando à produção e à disseminação de conhecimento relevante na área da saúde e às atividades de iniciação ao trabalho.
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