A vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, esteve ao lado de gestores
de universidades públicas do país. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou nesta quinta-feira, 10 de abril, do 4º seminário do ciclo “Autonomia Universitária: fator de desenvolvimento do país”. O evento na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, retomou os debates anteriores sobre o tema, realizados nos encontros de Florianópolis, São Paulo e Recife, e ampliou as discussões com a perspectiva da autonomia nas instituições públicas de ensino superior do Norte do país.
Ao longo do dia, pesquisadores, lideranças políticas e gestores de universidades puderam acompanhar duas mesas-redondas sobre os desafios da autonomia universitária e o contexto político que envolve a pauta. A partir das conferências, um grupo de relatores redigiu um texto com a síntese das ideias discutidas e propostas de ações a serem realizadas pelas instituições.
Além de acompanhar os debates, a comitiva da Udesc, formada pela vice-reitora Clerilei Bier, pela professora da Udesc Esag Amanda Marina Lima Batista, e pelo técnico Henrique Lautert (representante do Sindicato dos Técnicos da Udesc – SINTUDESC), lançou dois livros produzidos na universidade acerca da temática (
saiba mais sobre as obras na sequência).
Clerilei Bier também foi responsável por encerrar o seminário ao lado dos professores Gilmar Pereira da Silva, Arlindo Philippi Jr., Maria do Carmo Sobral e Angelita Lima.
Obras lançadas
Publicado pela Editora Udesc em 2025, o livro “Seminário Autonomia Universitária - Ciclo Nacional de Seminário Autonomia Universitária Fator de Desenvolvimento do País - Região Sul” foi uma das obras lançadas pela Udesc no evento no Pará. A publicação organizada por Cristóvam Buarque, Clerilei Bier, Sandra Ramalho e Oliveira e Amanda Miranda Lima apresenta a transcrição dos painéis do primeiro seminário do ciclo, na capital catarinense.
Confira o título no Repositório Institucional da Udesc.
Segundo a professora Amanda Lima, o livro reúne experiências em gestão universitária que podem contribuir para a reflexão do atual momento das universidades brasileiras, abordando aspectos e experiências que servem de inspiração para ações assertivas por parte da Udesc e das demais instituições.
“Que essa publicação seja o espelho para nossas ações conjuntas em nome da autonomia que é das universidades, mas também de todos os cidadãos e está a serviço do bem comum”, destaca a docente e organizadora da obra.
O segundo título lançado pela Udesc foi “Autonomia Universitária: fundamentos e realidade”. A obra, organizada pelos professores Rogério Braz da Silva, Peter Johann Bürger e Sandra Ramalho e Oliveira, narra a trajetória da universidade em relação à pauta e aborda o assunto sob diferentes perspectivas.
Acesse a versão digital da publicação.
Ciclo de seminários
O ciclo de seminários “Autonomia Universitária: fator de desenvolvimento do país” teve início em 2024 e contará, ao todo, com cinco eventos, um em cada região do país. O primeiro foi promovido pela Udesc, em Florianópolis, em junho, com abordagem do contexto das universidades do Sul do Brasil.
O segundo evento, da região Sudeste, foi realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em agosto de 2024. Já o terceiro encontro ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), em Recife, abrangendo o Nordeste do país. O quinto e último seminário do ciclo será realizado em Goiás, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), referente ao Centro-Oeste.
Mais informações sobre os seminários podem ser obtidas no
site da Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934