Coordenadora do Programa: Helenne Jungblut Geissler
Telefone: (47) 3357-8430
E-mail: helenne.geissler@udesc.br
O objetivo geral do programa Paisagem Cultural é reconhecer e valorizar o patrimônio cultural de Ibirama e de outros municípios e também mostrar lacunas no processo de preservação. Visa comunicar sobre a enorme relevância da preservação de bens culturais para diversas finalidades. Observar e mostrar sobre bens de interesse cultural enquanto legado dos imigrantes a exemplo de bens materiais como a Arquitetura das edificações antigas, de estruturas e madeira e de bens imateriais intangíveis como saberes populares, a exemplo da Gastronomia. Visa enfatizar sobre educação patrimonial em atividades lúdicas e artísticas. O programa é composto por três ações de extensão: CADastro, AQUArela, FOTOgrafia.
O Projeto é Composto por 3 Ações:
1) A ação CADastro tem como objetivo realizar o levantamento de bens culturais.
2) A ação AQUArela tem como objetivo realizar o levantamento cromático, estilístico e simbólico do patrimônio.
3) A ação FOTOgrafia tem como objetivo realizar o levantamento fotográfico do patrimônio.
O programa de extensão visa reconhecer e valorizar os bens culturais, ou seja, edificações antigas, repertório e o legado da imigração no território, cuja essência e valor apresenta relacionamento da cultura ao ambiente natural e confere identidade e singularidade à paisagem. Isso contribui inclusive para percepção de atrativos locais, favorecendo a economia criativa, o desenvolvimento, a participação popular e proatividade no turismo cultural, de baixa intensidade e do turismo de base comunitária. A ação CADastro envolve sistemas construtivos, a exemplo da técnica construtiva enxaimel, representação gráfica e tecnologias digitais. A ação AQUArela envolve estudos cromáticos, estilísticos e de detalhes. A ação FOTOgrafia envolve registros fotográficos. As atividades já ocorrem desde 2015. É prevista sua continuidade no próximo biênio compreendido entre o mês de fevereiro de 2024 ao mês de dezembro de 2025 no município de Ibirama e outros. O programa visa contribuir para favorecer que a população, com origens variadas, culturas diferentes, faixas etárias diversas, que possui saberes e fala idiomas variados, dentre outras características específicas, consiga perceber os bens culturais que a envolvem no cotidiano e no entorno, realizar o seu reconhecimento, a conscientizar-se e contribuir para a valorização e a preservação.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.