Uma conversa sobre a pesquisa em música na universidade
Conhecimento artístico e científico; teoria e prática; o Conservatório na universidade; pesquisa em arte e pesquisa artística; o registro no Lattes, o Qualis artístico.
Dia: 21 de outubro de 2024
Horário: 17 horas
Local: Auditório do Departamento de Música
Palestrante: Martha Tupinambá de Ulhôa (PPGM - UNIRIO - PROPAP)
Professora Titular em Musicologia no Departamento de Educação Musical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Diploma em Piano - Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário (1975), Master of Fine Arts - University of Florida (1978) e PhD em Musicology - Cornell University (1991). Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, pesquisadora e Membro do Conselho Assessor de Artes, Ciência da Informação e Comunicação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq (triênio 2022-2025). Já atuou em diversas instituições (Conselhos da CAPES e FAPERJ; Diretorias da IASPM, IASPM-AL e ANPPOM) e periódicos (OPUS, ART RESEARCH JOURNAL, IASPM@JOURNAL, MÚSICA POPULAR EM REVISTA). Sócia honorária da International Association for the Study of Popular Music - IASPM e associada à International Musicological Society, IMS e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, pela perspectiva da Musicologia. É autora de ASPECTOS SOBRE A VALSA NO RIO DE JANEIRO NO LONGO SÉCULO XIX: de folhetins, música de salão e serestas e coeditora de MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA: Pontos de Escuta, MADE IN BRAZIL: Studies in Popular Music e CANÇÃO ROMÂNTICA: Intimidade, Mediação e Identidade na América Latina.
Café da tarde: 18h30 no Hall do DMU
Ter concluído algo, apesar de estar incompleto
Reflexão sobre o processo de criação, tendo como fundo uma trajetória artística, a prática de atelier, o ensino de artes na universidade e o texto do artista.
Dia: 22 de outubro 2024
Horário: 19 horas
Local: Auditório do Bloco Central
Palestrante: Fernando Augusto dos Santo Neto (UFES)
Pintor, desenhista, fotógrafo, trabalha o desenho como uma maneira de pensar a pintura, a fotografia, o espaço e o próprio desenho. Atualmente é professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santos – Vitória-ES. Vive e trabalha em Vitória-ES. Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica – PUC/SP 1997-2001. D.E.A. Diplôme d´Études approfundies – l‘Université Paris I – Sorbonne – Paris. “A Fala do artista professor” criação e ensino de arte”. Edufes, Vitória-ES, 2017. “As Palavras são como corpos” Vitória GSA, 2018. “Desenho Pintura Fotografia e outras Intoxicações. Ipsis São Paulo-SP 2023. Colunista e membro coordenador da coluna Arte+ do portal Folha Vitória 2024.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.