Prazo para Concluir o Curso
O curso tem a duração de 2 anos (24 meses).
O prazo para a realização do curso conta-se pelo início do período letivo como aluno regular e encerra-se com a defesa do trabalho de conclusão de curso.
O pedido de prorrogação de prazo para conclusão deverá ser encaminhado, com justificativa, ao colegiado do curso, possibilitando no máximo mais 6 meses.
Matrícula
É obrigatória em todo semestre. Quando terminar as disciplinas, matricular-se em “Elaboração de trabalho de conclusão final”.
Créditos de Disciplinas
Cursar 28 créditos em disciplinas, sendo 20 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas eletivas (optativas).
1º ANO
Disciplina Obrigatória - Presencial: A Experiência Artística e a Prática do Ensino de Artes na Escola (Abordagens Metodológicas) (4 créditos)
Disciplina Obrigatória - Presencial: Metodologias de Pesquisa (4 créditos)
Disciplina Obrigatória - EaD: Elaboração de Projetos e Tecnologias Digitais para o Ensino das Artes (2 créditos)
Disciplina Obrigatória - EaD: Fundamentos Teóricos da Arte na Educação (2 créditos)
Presenciais: Duas disciplinas eletivas (Optativas) (8 créditos)
2º ANO – 1º Semestre
Disciplina Obrigatória: Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 1 (4 créditos)
Qualificação - até o 17º mês (todas as disciplinas devem ter sido cursadas, com exceção de Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 1. Antes da qualificação, validar disciplinas no curso caso seja necessário.)
2º ANO – 2º Semestre
Disciplina Obrigatória: Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 2 (4 créditos)
Entrega do Certificado de Proficiência até o 18º mês (antes da defesa)
Defesa de Mestrado (todos os documentos devem ter sido entregues na Secretaria)
Trabalho de Conclusão
O Trabalho de Conclusão poderá consistir em:
O(A) estudante contará com um orientador docente do Prof-Artes da instituição na qual está matriculado(a), podendo ter um co-orientador credenciado no programa, respeitando-se a disponibilidade dos docentes.
Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação deverá ser realizado até o 17º mês do curso, após ter completado todas as disciplinas exigidas no Regimento (20 créditos), exceto Elaboração de Trabalho de Conclusão Final.
No caso de reprovação, será permitido um novo exame de qualificação, desde que não ultrapasse os 24 (vinte e quatro) meses para integralização do Mestrado.
A solicitação do Exame de Qualificação assinada deverá ser encaminhada à Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação com bastante antecedência da realização do exame.
Exame de Proficiência
Os alunos deverão comprovar a proficiência em leitura de língua estrangeira até o 18º (décimo oitavo) mês do curso, através da apresentação de um certificado, atestado ou declaração emitida por instituição reconhecida pelo Prof-Artes local.
A proficiência deverá ser comprovada em uma das seguintes línguas: inglês, espanhol, francês ou outra língua relacionada com a pesquisa do aluno, mediante solicitação acompanhada de justificativa apresentada pelo orientador. Serão aceitos apenas os certificados expedidos por instituições federais e estaduais de ensino superior e por institutos que representem estados nacionais.
Defesa do Mestrado
A avaliação do Trabalho de Conclusão caberá a uma banca avaliadora. No caso de reprovação, o aluno não terá direito ao título.
Desligamento do Curso
O discente será desligado do curso nas seguintes condições:
Frequência
A frequência mínima exigida nas disciplinas é de 75% das aulas.
Não será possível realizar o trabalho de conclusão de curso sem possuir a frequência mínima estabelecida.
Solicitações
Exames de qualificação, defesa, aproveitamento de crédito, trancamentos e prorrogações, bem como encaminhamento de documentos de proficiência, devem ser feitos via formulários, encontrados no site do programa.
Validação de Disciplina
A solicitação de validação deve ser realizada preenchendo formulário, com assinatura do estudante e do orientador. Solicitar a validação antes de solicitar o exame de qualificação.
Bolsas
Os editais para bolsas são abertos ao longo do curso.
Contatos
Mantenha os endereços eletrônicos atualizados junto ao SIGA. Informe a Secretaria caso tenha havido alteração de email.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.