Certificados de proficiência em língua inglesa reconhecidos e aceitos pelo PPGMUS (para MESTRADO E DOUTORADO):
Exame de Proficiência em Leitura (EPLE) realizados por Departamento de Línguas Estrangeiras de Instituição Pública (Federal, Estadual ou Municipal) no Brasil;
certificados da língua inglesa tais como o TOEFL [mínimo 190 pontos para o Computer-based Test (CBT); mínimo 520 pontos para o Paper-based-Test (PBT); mínimo 68 pontos para o Internet-based-Test (IBT); mínimo 500 pontos para o Institutional Testing Program (ITP)] ou International English Language Test (IELTS) – mínimo 6,0 pontos;
Cambridge English First Certificate.
Para candidatos/as estrangeiros/as, é obrigatória a apresentação de certificado de proficiência em língua inglesa e também de certificado de proficiência em língua portuguesa, emitido por instituição oficial reconhecida pelas autoridades brasileiras. Serão aceitos certificados emitidos pelo Departamento de Línguas Estrangeiras de Instituição Pública Federal ou Estadual de Ensino Superior.
OUTROS CERTIFICADOS SERÃO ANALISADOS PELO COLEGIADO DO PPGMUS.
Certificados de proficiência em segunda língua estrangeira reconhecidos e aceitos pelo PPGMUS (para DOUTORADO):
Exame de Proficiência em Leitura (EPLE), realizados por Departamento de Línguas Estrangeiras de Instituição Pública (Federal, Estadual ou Municipal) no Brasil;
exames de proficiência emitidos pelo Instituto Cervantes (mínimo B2);
exames de proficiência emitidos pela Aliança Francesa (mínimo B2);
exames de proficiência emitidos pelo Instituto Goethe (mínimo B1);
exames de proficiência emitidos pelo Centro de Cultura Italiana (CELI, mínimo 3);
Teste Latu Sensu do Instituto Italiano de Cultura.
Para candidatos/as estrangeiros/as, é obrigatória a apresentação dos certificados de proficiência em língua inglesa e outra língua estrangeira, bem como de certificado de proficiência em língua portuguesa, emitido por instituição oficial reconhecida pelas autoridades brasileiras. Serão aceitos certificados emitidos pelo Departamento de Línguas Estrangeiras de Instituição Pública Federal, Estadual ou Municipal de Ensino Superior. Os/as candidatos/as estrangeiros/as estarão dispensados/as de apresentar certificado de proficiência em sua língua de origem, quando esta não for português. Os/as candidatos/as ao Doutorado poderão aproveitar a proficiência do Mestrado através de documento oficial emitido pela IES onde realizou o curso, validando assim uma das línguas. Diploma de curso de Mestrado realizado em país que não tenha o português como idioma oficial poderá ser validado como proficiência em língua estrangeira.
OUTROS CERTIFICADOS SERÃO ANALISADOS PELO COLEGIADO DO PPGMUS.
Os/as candidatos/as oriundos/as de países de língua inglesa estarão dispensados de apresentar certificado de proficiência em língua inglesa.
Entrega do certificado na Secretaria de Ensino de Pós-Graduação [SEPG] ⇢ registro pela SEPG no SIGA ⇢ conferência no Histórico Escolar do SIGA.
Prazo
O prazo limite para os/as candidatos/as apresentarem o(s) certificado(s) de proficiência é até a metade do prazo regimental do curso. Entretanto, quando for possível, recomenda-se que o(s) certificado(s) seja(m) entregue(s) no ato da matrícula.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.