O Mestrado na Modalidade Profissional foi criado considerando a necessidade de:
a) identificar potencialidades para atuação local, regional, nacional e internacional por órgãos públicos e privados, empresas, cooperativas e organizações coletivamente organizadas;
b) atender, particularmente as áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo, a demanda de profissionais altamente qualificados;
c) observando a relevância social, científica e tecnológica dos processos de formação profissional avançada, bem como o necessário estreitamento das relações entre as universidades e o setor produtivo.
O Mestrado Profissional é definido como uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos, serviços ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho/sociedade.
O objetivo do Mestrado Profissional é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Visa melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação.
Mais especificamente contribuir:
1. com a capacitação e treinamento de pesquisadores e profissionais destinados a aumentar o potencial interno de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos no processo produtivo de bens e serviços em consonância com a política industrial brasileira;
2. com a relevância social, científica e tecnológica dos processos de formação profissional avançada, bem como o necessário estreitamento das relações entre as universidades e o setor produtivo.
A proposta do Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda é aplicar o conhecimento produzido na universidade, nas empresas ou organizações dos setores têxteis/vestuário e complementos de moda. O problema de pesquisa das dissertações deverá atender as necessidades, ou seja,às demandasda produção do conhecimento científico e tecnológico aplicado em projetos de produtos, atividades produtivas, de gestão e de inovação no campo do design e da moda. Os conhecimentos produzidos poderão ser as respostas e/ou as soluções para problemas em diferentes setores produtivos, possibilitando que as empresas os apliquem, gerando e criando valor.
A dissertação do Mestrado Profissional tem a identidade profissionalizante, isto é, voltada para o desenvolvimento social e tecnológico, além de criar produtos, serviços e processos em parceria com empresas ou organizações.
Fonte: Diário Oficial da União/PORTARIA Nº 1.668/SEORI, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009.
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