PROJETOS DE PESQUISA VIGENTES DO CEAD
A prática docente e o uso do software “Luz do Saber” como ferramenta de aprendizagem para alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na região do município de Paraipaba/CE
NPP2015010004182
Coordenação: Prof. Dr. Amauri Bogo
Resumo
O presente projeto propõe pesquisar a efetividade do uso da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) programa software “Luz do Saber”, nas práticas docentes e as dificuldades de sua aplicabilidade em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede pública municipal de Paraipaba- CE. Considerando que o professor que atua no AEE vem demonstrando conhecimento sobre as Tecnologias Assistivas (TA) disponíveis, a plataforma digital surge para contribuir diretamente no processo de ensino e de aprendizagem do aluno público-alvo dos anos iniciais podendo ser estendido para a Educação Especial. Para estas salas de AEE são, geralmente, disponibilizados poucos recursos de TA que auxiliam e contribuem no processo de inclusão deste alunado. Tendo em vista as dificuldades de trabalhar com programas que utilizam de fontes e informações acerca do tema foi que surgiu a motivação desta pesquisa, acrescentando a problemática da relação que os docentes possuem com as ferramentas tecnológicas. Essa relação muitas vezes é marcada por dificuldades, infringindo a garantia da aprendizagem dos alunos do AEE, exigindo que o docente busque por novas práticas de ensino e o uso de novas metodologias, como por exemplo, programas tecnológicos que tornem as aulas dinâmicas. No contexto da era digital uma nova prática para a aquisição da leitura e da escrita é introduzida, a saber, as práticas de leitura e de escrita digitais. É a partir dessa realidade que está sendo proposto a analisar a metodologia do software “Luz do Saber”. A abordagem da pesquisa é qualitativa. Percebemos que o “Luz do Saber” não possui uma teoria ou método específico de alfabetização, mas uma junção de metodologias. Essas teorias e metodologias não são divergentes, e sim complementares, apontando assim para uma desconstrução dos antagonismos em torno dos métodos de alfabetização. Em relação aos aspectos metodológicos, pretendemos usar a pesquisa-ação, em um primeiro momento será feita uma investigação acerca dos desafios enfrentados pelos professores e na adoção de estratégias de ensino com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo o “Luz do Saber”. Em um segundo momento, por meio da utilização da plataforma digital do “Luz do Saber”, serão desenvolvidos uma proposta de formação, para o que o professor especialista que atua no serviço do Atendimento Educacional Especializado conheça os conceitos do software “Luz do Saber” e as possibilidades de usos destes recursos visando a inovação das práticas pedagógicas adotadas.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais informação e comunicação, Programa Computacional, Prática Docente, Educação Especial Inclusiva
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2023
Vigência: 05/2023 a 07/2025
Controle Biológico do Cancro Europeu de Neonectria Ditissima e Podridão Amarga de Glmerella Cingulata na Cultura da Macieira em Santa Catarina
NPP2015010004189
Coordenação: Prof. Dr. Amauri Bogo
Resumo
O projeto tem como objetivo avaliar o potencial de bactérias da filosfera, filoplano e endofítica selecionadas em ensaio in vitro com potencial de inibição dos fungos Neonectria ditissima e Glomerella cingulata, como agentes de controle biológico das doenças cancro europeu e podridão amarga em macieira. As bactérias foram isoladas de diferentes partes de plantas obtidas de pomares de macieira comerciais do Planalto Central de SC, sendo isoladas da superfície e de tecidos de folhas de plantas sintomáticas e assintomáticas de ambas doenças. O projeto será executado em duas etapas, sendo a primeira referente à caracterização dos isolados bacterianos por testes bioquímicos, a ampliação das análises de mecanismos de antibiose in vitro e identificação por sequenciamento. Na segunda etapa, serão realizados testes de antibiose in vivo em plantas e frutos de macieira das cultivares Gala e Fuji enxertadas em diferentes combinações com porta-enxertos da Série America Geneva. Os tratamentos a serem avaliados no processo de controle do cancro europeu em plantas cultivadas em vasos serão: 1) sem manejo fitossanitário (testemunha); 2) ferimentos provocados pela abscisão foliar; 3) ferimentos em gemas florais; 4) ferimentos em hastes/ramos; 4) isolados bacterianos que apresentaram potencial de antibiose in vitro; 5) captan em dose aproximada do ingrediente ativo (a.i) de 250 mL/100 L de água(controle). Os tratamentos a serem avaliados no processo de controle da podridão amarga serão: 1) sem manejo fitossanitário (controle); 2) isolados bacterianos que apresentaram potencial de antibiose in vitro; 3) dithianon em dose aproximada de 125 grama do i.a por 100 L água (controle ). Serão avaliadas as variáveis epidemiológicas de incidência e severidade do cancro europeu nas hastes/ramos e podridão amarga em frutos maduros (maturação fisiológica) das combinações cultivares (Fuji-Gala) e porta-enxertos (Série Americana Geneva). A incidência e severidade serão avaliadas pelo número de hastes/ramos e frutos que apresentaram pelo menos um sintoma de cancro europeu e podridão amarga em relação ao número total de plantas e frutos avaliadas e severidade pela número de cancros por hastes/ramos e tamanho de lesões por frutos. Os dados serão submetidos à ANOVA e se significativos ao teste de médias de Tukey a 5% de probabilidade, através do SISVAR versão 5.6.
Palavras-chave: Malus domestica, Antibiose, Epidemiologia, intensidade de doença
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2023
Vigência: 08/2023 a 07/2025
Influencia de porta-enxertos da Série Americana Geneva® em combinações com cultivares copa de macieira em diferentes sistemas de condução sobre o desempenho agronômico e dinâmica temporal da mancha foliar de Glomerella e Marssonina no Sul do Brasil
NPP2015010003124
Coordenação: Prof. Dr. Amauri Bogo
Resumo
Porta-enxertos e sistemas de condução em macieira influenciam diretamente no desempenho agronômico de densidade de plantio, arquitetura de plantas, otimização da interceptação luminosa, produtividade e na dinâmica temporal de doenças. Contudo, os principais porta-enxertos utilizados na pomicultura brasileira, atribuem vigor excessivo as plantas, influenciando diretamente no desempenho agronômico e no período de entrada de produção e consequente na epidemiologia de doenças, principalmente as foliares. Os sistemas de condução passam por modificações em decorrência das transformações ocorridas nas cultivares copa, nos porta-enxertos, nos sistemas de poda e na própria susceptibilidade a diferentes doenças, especialmente nas Manchas Foliares de Marssonina (MFM) e de Glomerella (MFG), que são doenças indutoras de desfolha precoce e/ou de final de ciclo em macieiras, reduzindo drasticamente o acúmulo de reservas. Quando ocorrem em altas intensidades, afetam a diferenciação de gemas floríferas na safra subsequente, afetando a produção e qualidade de frutos. O projeto tem como objetivo avaliar a influencia de porta-enxertos da Série Americana Geneva® em combinações com cultivares de macieira em diferentes sistemas de condução sobre o desempenho agronômico e dinâmica temporal da mancha foliar de Glomerella e Marssonina no Sul do Brasil, durante os ciclos produtivos 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022. O projeto será composto de dois experimentos concomitantes. O primeiro experimento será com as combinações da cultivares Maxi Gala, Fuji Suprema e Pink Lady sobre os porta-enxertos da Serie Americana Geneva® G.202, M.9 e Marubakaido com interenxerto M.9, conduzidas nos sistemas Tall Spindle e Multi Líder no Município de Lages, SC. O segundo experimento será com as combinações das cultivares Gala Select e Fuji Suprema sobre os porta-enxertos da Série Americana Geneva® G.202, G.210, G.213, G.814 e CAT 16 conduzidas nos sistemas Tall Spindle nos municípios de Vacaria/RS, Urubici/SC e São Joaquim/SC. Serão determinados em ambos os experimentos o efeito dos porta-enxertos da Serie Americana Geneva® em combinações com cultivares de macieira sobre: 1) desempenho agronômico: a) altura de planta, b) área da seção transversal do caule, c) número de ramos por planta, d) número de brindilas e esporões por metro linear de ramos laterais, e) ângulo de inserção do ramo, f) comprimento do entrenó, g) volume de copa, h) frutificação efetiva, i) retorno de florada, j) produtividade, k) eficiência produtiva, l) teor de sólidos solúveis, m) firmeza da polpa, n) diâmetro transversal dos frutos, o) classe ou calibre e p) categoria. O delineamento experimental utilizado nos experimentos será em blocos casualizados, arranjados em esquema fatorial 3 x 3 e 2 x 5 (nas diferentes regiões), composto de duas cultivares copas e cinco porta-enxertos, com quatro repetições, sendo cada repetição composta por cinco plantas. Para o parâmetro 2) epidemiologia da MFM e MFG serão avaliadas: a) início do aparecimento dos sintomas (IAS); b) tempo para atingir a máxima incidência e severidade da doença (TAMID e TAMSD); c) valor máximo de incidência e severidade (Imax e Smax) e d) área abaixo da curva do progresso da incidência e da severidade da doença (AACPID e AACPSD). A incidência será calculada pela percentagem das folhas com pelo menos uma lesão em relação ao número total de folhas avaliadas e a severidade através de escalas diagramáticas, sendo para a MFM pela Escada Diagramática de Yin et al., 2013 (Figura 1) para a MFG pela Escala diagramática de Kowata et al., 2010 contendo 6 níveis de severidade de 0.08; 0.28; 0.99; 3.45; 11.23; 30.93%. Valores acima de 30.93% induz queda da folha. Os dados de incidência e severidade serão analisados por meio de análise de regressão linear simples, sendo ajustados para três modelos empíricos, Logístico, Monomolecular e Gompertz. A avaliação da desfolha será feita em todos os ramos marcados e a taxa de desfolha será calculada d
Palavras-chave: Malus domestica; qualidade fisiológica e produtiva, epidemiologia, desfolha precoce e tardia, área de replantio
Aprovado no Conselho de Centro em 26/03/2019
Vigência: 02/2019 a 09/2024
Epidemiologia do mildio e oídio em diferentes variedades de lúpulo e tecnologias para o desenvolvimento da cultura no sul do Brasil
NPP2015010003881
Coordenação: Prof. Dr. Amauri Bogo
Resumo
A cultura do lúpulo por ser pouco explorada no Brasil, pode se tornar uma alternativa de produção e opção de diversificação para pequenos produtores, principalmente das regiões do estado de Santa Catarina. O seu cultivo no país é recente e vem sendo impulsionado pelo crescente movimento cervejeiro e estruturação da cadeia de produção. O lúpulo é uma planta trepadeira e perene, muito utilizada como matéria-prima para a produção de cervejas, é o componente de menor quantidade e de custo mais elevado, sendo essencial para fornecer aromas característicos, além de ser considerado o principal componente responsável pelo amargor, estabilidade microbiológica e físico-química no produto final. Em nível mundial o Brasil merece destaque, por ser um dos cinco maiores produtores de cerveja, no entanto, o país é dependente da importação de 100% do lúpulo utilizado na fabricação da bebida, visto a incipiência deste cultivo em escala comercial. Para promover a expansão do cultivo de lúpulo no país, há necessidade da avaliação e desenvolvimento de tecnologias que viabilizem o sistema de produção e sua cadeia produtiva. Atualmente esta cultura apresenta grandes limitações, com indefinições relacionadas quanto às principais doenças restritivas a produção, variedades mais eficientes e ao comportamento de adaptabilidade às diferentes regiões, além da baixa produtividade e qualidade de cones provocadas pela susceptibilidade as principais doenças e com escassez de estudos com relação a todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção de mudas até pós-colheita e comercialização. Neste âmbito a UDESC tem se destacado em pesquisas de ponta, referente à cultura do lúpulo no cenário nacional, sendo capaz de gerar conhecimento para a expansão do cultivo no país. Assim, o objetivo deste projeto é fortalecer esta recente cadeia produtiva disponibilizando informações técnico-científicas sobre a epidemiologia das principais doenças restritivas a produção, associado a propagação massal in vitro de variedades promissoras em diferentes intensidades luminosas, adaptabilidade de diferentes variedades a campo e a composição química e aromática de cones de lúpulo cultivados na região do Planalto Sul Catarinense. Este projeto será desenvolvido em 03 (três) subprojetos em diferentes locais e os resultados gerados possibilitarão uma maior interação entre o meio acadêmico e o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do lúpulo brasileiro.
Palavras-chave: Humulus lupulus L., Pseudoperonospora humuli, Podosphaera macularis, área abaixo curva progresso da doença, Desempenho agronômico
Aprovado no Conselho de Centro em 14/12/2021
Vigência: 03/2022 a 02/2026
Direitos Humanos no território catarinense: uma abordagem a partir da diversidade, inclusão e justiça social
NPP2015010003814
Coordenação: Cléia Demétrio Pereira
Resumo
Esta pesquisa parte de um desdobramento dos estudos realizados no Laboratório de Direitos Humanos e se vincula ao Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, e objetiva analisar as políticas públicas de proteção dos direitos humanos no território brasileiro e catarinense, subsidiadas pelos documentos internacionais que regem os sistemas de proteção dos direitos humanos, a partir dos conceitos recorrentes à “diversidade”, “inclusão”, “equidade” e “justiça social”. O desenvolvimento metodológico se guiará pela pesquisa-ação como arcabouço de todo o processo investigativo, com a intenção de envolver o protagonismo da rede de atendimento dos direitos humanos nos grupos de trabalhos, pela pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, com a finalidade de realizar um levantamento de produções científicas sobre a temática, em sites de pesquisas confiáveis como a Biblioteca online de artigos e periódicos científicos SciELO, Períodicos da Capes, Biblioteca Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, por se tratar de bases de dados com um grau de fiabilidade elevado nas publicações, viabilizadas pelas parcerias com as instituições superiores brasileiras de ensino e pesquisa. Além disso, a pesquisa bibliográfica pemitirá a identificação de epistemologias que fundamentam os pressupostos teóricos pós-críticos, para situar o debate que se insere a questão do respeito e do reconhecimento das identidades humanas, do multiculturalismo, da diversidade humana e cultural, da produção das diferenças, das evidências às minorias, da inclusão social, das questões de gênero, de raça, de etnias, e, particularmente, dos direitos humanos, como possibilidades de transformação e justiça social. Contará também com a pesquisa documental com a finalidade de mapear as políticas públicas de Direitos Humanos que refletem na atuação dos gestores governamentais, nos contextos nacional e local. Mediante um diagnóstico, pretende-se levantar dados estatísticos que remetem à violação dos direitos humanos em Santa Catarina, no período mais crítico da pandemia mundial causada pela Covid 19, entre os anos de 2020 e 2022, com possibilidade de superação desse cenário pandêmico. A análise dos dados será submetida à análise de conteúdo de Bardin (2016), à abordagem do ciclo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992), da teoria de atuação das políticas (BALL, MAGUIRE, BRAUN, 2016) e outros, com a finalidade de compreender os reflexos das políticas públicas de proteção dos direitos humanos na organização da gestão polítcas sociais em seus territórios locais de atuação, especificamente, no estado de Santa Catarina.
Palavras-chave: Direitos Humanos, Políticas Públicas, Diversidade, Inclusão, Justiça Social
Aprovado no Conselho de Centro em 25/05/2021
Vigência: 06/2021 a 05/2024
Diversidade, inclusão e justiça curricular: uma análise das políticas curriculares no campo da educação especial em territórios locais da educação básica
NPP2015010003430
Coordenação: Cléia Demétrio Pereira
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar o contexto das políticas curriculares no Brasil, direcionadas ao campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, no âmbito da educação básica, em seus territórios locais. O desenvolvimento metodológico se guiará pela a pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, que possibilitará a realização de um balanço de produções acadêmicas, decorrente de dissertações e teses, a partir da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, por se tratar de uma fonte de dados em meio eletrônico, com um grau de fiabilidade elevado nas publicações, viabilizada pelas parcerias com as instituições superiores brasileiras de ensino e pesquisa. Por conseguinte, a pela pesquisa documental possibilitará realizar um mapeamento das políticas curriculares no Brasil, prescritas para a escolarização de estudantes com necessidades educacionais específicas, delimitado entre os anos de 2008 e 2020. A opção por este recorte temporal se deve a instituição da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 2008, e que tem repercussão nacional até o momento, com reflexos nos territórios locais em que ela se materializa, especialmente, no contexto da educação básica. A análise dos dados será submetida análise documental e à abordagem do ciclo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992) e da teoria de atuação das políticas (BALL, MAGUIRE, BRAUN, 2016), com a finalidade de compreender os reflexos das políticas curriculares de nível nacional em seus territórios locais da educação básica, no percurso escolar do público alvo da educação especial.
Palavras-chave: Diversidade; Educação inclusiva; Educação especial; Políticas curriculares; Justiça curricular
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2022
Vigência: 10/2020 a 08/2024
Os sentidos atribuídos às concepções de deficiência Os sentidos atribuídos às concepções de deficiência por profissionais da Educação Básica a por profissionais da Educação Básica
NPP2015010004192
Coordenação: Geisa Letícia Kempfer Böck
Resumo
Essa proposta aborda a dimensão da formação continuada em educação com base no campo teórico dos “Disability Studies in Education” para a atuação junto às pessoas com deficiência nos contextos educacionais. Com a pesquisa objetivamos estudar as contribuições dessas formações continuadas para a mudança no sentido atribuído à deficiência. Para a obtenção dos dados, serão utilizados um questionário sociodemográfico, questionários abertos online pré-formação e pós formação continuada. O material obtido nesta investigação será analisado a partir da análise temática de conteúdo. A construção de “categorias” ou “unidades” será alcançada a partir do próprio texto, ou seja, a posteriori, mesmo que alguns aspectos já sejam estabelecidos a priori. Esses estão relacionados aos pressupostos do campo dos Estudos sobre Deficiência, a saber: a) a deficiência como categoria de análise; b) a interseccionalidade da deficiência com os marcadores sociais das diferenças; c) a participação das pessoas com deficiência nos diferentes espaços sociais como um direito humano fundamental; d) o rompimento com o capacitismo e construção de práticas pedagógicas pautadas na ética do cuidado e na compreensão das relações de dependência e interdependência como inerentes à condição humana. Espera-se, com os resultados desta pesquisa, trazer contribuições teórico-metodológicas para o campo de atuação em uma perspectiva inclusiva interseccional, na qual os profissionais da educação básica possam adotar atitudes éticas e intencionais do cuidado em suas práticas pedagógicas no combate ao capacitismo. Também se pretende dar continuidade ao intercâmbio com outros pesquisadores e contribuir para formação de pesquisadores em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Palavras-chave: Estudos da Deficiência na Educação, Formação Continuada, Capacitismo, Ética do Cuidado, Educação Inclusiva
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2022
Vigência: 10/2020 a 08/2024
A saúde dos albatrozes e petréis no Brasil: avaliação de respostas bioquímicas e moleculares a impactos ambientais
NPP2015010004341
Coordenação: Karim Hahn Lüchmann
Resumo
Por serem predadores de topo de cadeia trófica, as aves marinhas expressam o conjunto de impactos que afetam suas presas em níveis tróficos inferiores, e são consideradas sentinelas da saúde dos oceanos. No entanto, pouco se sabe sobre o perfil das respostas de biomarcadores bioquímicos e moleculares frente à exposição a poluentes ambientais. Neste contexto, este trabalho objetiva a compreensão da relação entre contaminantes químicos e a resposta imunológica e de biomarcadores em aves da ordem Procellariiformes amostradas na costa brasileira. Os dados e matrizes teciduais serão provenientes dos Projetos de Monitoramento de Praias, realizados como condicionantes do licenciamento ambiental das atividades de exploração de petróleo e gás no país. Considerando os padrões espaço-temporais dos encalhes, as causas de morte, os níveis de contaminantes químicos e plástico registrados nas aves marinhas, serão analisados biomarcadores bioquímicos e moleculares de exposição, efeito e/ou susceptibilidade a contaminantes em amostras de fígado das espécies Puffinus puffinus e Calonectris borealis. Mais especificamente, serão quantificados, por PCR quantitativa, os níveis de transcrição de genes que codificam proteínas do sistema de biotransformação de fases I (CYP5A) e II (UGT1); genes que regulam o sistema de biotransformação (AhR), além de genes do sistema endócrino (ESR1) e de regulação do metabolismo de lipídeos e carboidratos (E2F1). O padrão de transcrição de genes envolvidos na resposta geral a estresse (HSP70) e resposta imune inata (NF-κB, Toll-like e JAK-STAT) também será quantificado e testado, estatisticamente, quanto à possível associação à contaminação ambiental e fatores ontogenéticos. Adicionalmente, em nível bioquímico, serão analisadas as atividades de enzimas do sistema de biotransformação de xenobióticos (EROD e GST) e do sistema de defesa antioxidante (SOD, CAT e GPx). A partir dos dados gerados neste projeto, espera-se fornecer subsídios para o estabelecimento de políticas conservacionistas das populações de P. puffinus e C. borealis, através da predição de sua trajetória evolucionária e possível risco de extinção.
Palavras-chave: Procellariiformes, aves marinhas, poluição, biomarcadores, impactos moleculares e bioquímicos
Aprovado no Conselho de Centro em 28/11/2023
Vigência: 12/2023 a 12/2027
Monitorando o efeito da poluição química em cetáceos: estabelecimento de um conjunto de biomarcadores em pele de boto da tainha Tursiops truncatus gephyreus
NPP2015010003889
Coordenação: Karim Hahn Luchmann
Resumo
Os ecossistemas aquáticos fornecem importantes serviços à sociedade, sendo essenciais do ponto de vista econômico, social e humano. No entanto, atuam como receptores de poluentes das mais diversas atividades antrópicas, tornando imprescindível o monitoramento da qualidade e saúde de seus compartimentos ambientais. No biomonitoramento aquático, o uso de organismos sentinela é incentivado de modo a identificar os efeitos biológicos nas populações naturalmente expostas aos poluentes ambientais. Neste contexto, os cetáceos apresentam especial relevância pelo fato de ocuparem nível trófico elevado, apresentarem elevada longevidade e compartilharem recursos alimentares com populações humanas. No Sistema Estuarino de Laguna (SEL), ao sul do estado de Santa Catarina, por exemplo, botos da tainha (Tursiops truncatus gephyreus) são conhecidos por cooperarem com pescadores artesanais. Contudo, níveis preocupantes de poluentes orgânicos persistentes, como PBDEs e PCBs, associados a respostas de biomarcadores, foram recentemente identificados em seus tecidos biológicos. Embora amplamente utilizados como ferramenta no diagnóstico precoce da saúde dos organismos sentinela e de seu ambiente, a efetiva aplicação dos biomarcadores depende do conhecimento sobre a relação dose-resposta com os níveis de poluentes bioacumulados nos organismos. Portanto, neste projeto pretendemos desenvolver um conjunto de biomarcadores específicos e responsivos aos poluentes ambientais em tecido tegumentar de botos da tainha. Para tanto, culturas de fibroblastos serão cultivadas a partir de amostras de pele de botos da população residente do SEL, coletadas por biópsia remota, e expostas in vitro a misturas de poluentes orgânicos e metais. Biomarcadores associados às fases I, II e III do sistema de biotransformação de xenobióticos, à detoxificação de metais, ao sistema imunológico, à desregulação endócrina, e responsivos a agrotóxicos serão quantificados nas culturas, a fim de determinar quais apresentam maior especificidade à cada classe e concentração dos poluentes testados. Essa bateria de parâmetros será validada em amostras tegumentares de botos do estuário, investigando, assim, sua condição de saúde e a qualidade do ambiente como um todo. Também será avaliada a possível relação entre o nível de contaminação, respostas de biomarcadores e a presença de lesões de pele similares à lobomicose nos botos, uma doença de alta prevalência nos cetáceos da região. Além de avaliar os impactos da poluição no SEL, os dados gerados certamente contribuirão para a caracterização dos problemas associados à poluição na região, possibilitando a implementação de ações de mitigação dos mesmos. Naturalmente, os resultados esperados viabilizarão a imediata aplicação no biomonitoramento de regiões costeiras que utilizem T. truncatus gephyreus como espécie sentinela, atuando, assim, como uma importante ferramenta para a conservação e uso sustentável dos recursos costeiros de todo o planeta.
Palavras-chave: Biomonitoramento, cetáceos, poluição aquática, biomarcadores, desenvolvimento sustentável
Aprovado no Conselho de Centro em 14/12/2021
Vigência: 12/2021 a 08/2025
Aplicação da modelagem preditiva para o entendimento da relação entre a ecotoxicologia aquática e saúde humana
NPP2015010004028
Coordenação: Karim Hahn Luchmann
Resumo
O aparente paradoxo entre o uso de recursos naturais e a degradação do meio ambiente tem se tornado um cenário muito comum em ecossistemas costeiros ao redor do globo. A poluição de corpos d'água por resíduos de atividades antrópicas e a exploração não sustentável de recursos aquáticos afeta diretamente a disponibilidade e qualidade de recursos naturais, representando uma ameaça à saúde de populações humanas que utilizam estes ambientes como fonte hídrica e de alimento. Determinar os efeitos adversos de poluentes ambientais sobre a saúde humana, no entanto, não é simples. Grande parte dos dados toxicológicos disponíveis são oriundos de estudos experimentais com espécies modelo e a transposição destes resultados para humanos nem sempre é apropriada. Além disso, dados derivados de estudos epidemiológicos podem se mostrar contraditórios, tendo em vista a variedade de fatores capazes de influenciar o estabelecimento de doenças. Neste contexto, este projeto propõe um esforço conjunto, combinando o uso de dados ecotoxicológicos e epidemiológicos, a fim de compreender a associação entre a biodisponibilidade de poluentes, sua bioacumulação e efeitos na saúde em organismos de diferentes níveis tróficos de um estuário no sul do Brasil impactado por resíduos químicos, o Sistema Estuarino de Laguna (SEL). Nosso principal objetivo é entender como preferências alimentares e a capacidade de metabolização em organismos em níveis tróficos inferiores pode contribuir para diferenças na bioacumulação de contaminantes em predadores de topo. Também pretende-se investigar se diferenças nos hábitos alimentares podem influenciar o risco de estabelecimento de doenças e se este risco pode ser predito através de modelos matemáticos. Para compreender o fluxo de contaminantes através da teia trófica, níveis de poluentes e de biomarcadores associados a metabolização destes compostos serão quantificados no zooplâncton, ostras, crustáceos, peixes e predadores de topo – humanos e golfinhos nariz-de-garrafa do SEL. Associações tróficas serão estabelecidas através de análises de isótopos estáveis e ácidos graxos. O uso de biomarcadores associados à saúde e dados epidemiológicos referentes à comunidade pesqueira local serão combinados para avaliar os efeitos de contaminantes bioacumulados na saúde de predadores de topo. Com base nas associações entre dados ecotoxicológicos, níveis de contaminantes e dados de saúde, técnicas de aprendizagem de máquina serão empregadas para gerar modelos para predição do risco de doenças em humanos. A possibilidade de integração entre modelos de ecotoxicologia aquática e dados de biomonitoramento humano providenciará uma nova e inédita fase de possibilidades de pesquisa na área de ciências naturais.
Palavras-chave: Ecotoxicologia, saúde humana, ecologia aplicada, modelos preditivos, organismos aquáticos
Aprovado no Conselho de Centro em 26/04/2022
Vigência: 04/2022 a 08/2026
Tecnologias Digitais de Rede nos anos iniciais do ensino fundamental: usos e potencialidades pedagógicas
NPP2015010004193
Coordenação: Karina Marcon
Resumo
Compreendidos como mais do que acesso aos artefatos tecnológicos da cultura digital, processos de inclusão digital e de apropriação das tecnologias digitais de rede na escola precisam acontecer por meio de práticas pedagógicas críticas, colaborativas, lúdicas e autorais. Ao reconhecer o potencial pedagógico e comunicacional das tecnologias digitais de rede, os educadores encontram a possibilidade de fomentar práticas educativas ajustadas e condizentes com este novo cenário social, no qual crianças e jovens experienciam o uso das tecnologias digitais em diferentes momentos do seu cotidiano. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal apresentar funcionalidades e potencialidades pedagógicas de tecnologias digitais de rede para os anos iniciais do ensino fundamental. Para concretização deste estudo, será realizada uma revisão de literatura sobre inclusão digital e apropriação pedagógica das tecnologias digitais para subsidiar nossas análises. Será realizado um levantamento de campo (survey) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Florianópolis, no qual serão identificadas as principais tecnologias digitais de rede utilizadas em sala de aula. Após isso, será desenvolvida uma pesquisa exploratória sobre o potencial pedagógico destes recursos, gerando um produto educacional (e-book) que poderá ampliar o repertório dos professores no que tange a utilização pedagógica das tecnologias digitais de rede nos processos de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave:
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2023
Vigência: 09/2023 a 08/2026
Mensuração do Impacto da Produção Animal na Geração e Disseminação de Bactérias Multirresistentes.
NPP2015010003432
Coordenação: Lenita de Cássia Moura Stefani
Resumo
Diversos trabalhos científicos sugerem que o uso indiscriminado de antimicrobianos na produção animal é o principal fator contribuinte para o aparecimento de cepas bacterianas multirresistentes causadoras de doenças graves em humanos e animais. É inegável a importância mundial da produção de carnes na alimentação humana, e o Brasil desempenha fundamental papel nesta atividade principalmente carnes de suínos e e frangos. Desta forma, se faz necessário avaliar a cadeia produtiva de carnes mais de perto, para com argumentos consistentes, refutar ou aceitar a participação da produção animal no desencadeamento da resistência bacteriana. Frente a isso, optou-se por trabalhar com a bactéria Escherichia coli como biomarcadora uma vez que faz parte da microbiota comensal do trato digestivo de todos os animais, incluindo seres humanos, ser de fácil cultivo laboratorial e com vasta literatura, para através dela, averiguar a presença e disseminação desta bactéria na cadeia produtiva avícola e suinícola do Oeste Catarinense e compará-la com as isoladas do Litoral Catarinense, sabidamente com menor ou quase nula produção destas categorias de animais. Para isso, as bacteriotecas já constituídas em estudos anterioes com isolados de E.coli previamente coletadas da cadeia produtiva de aves (n = 758) e suínos (n= 492) provenientes de amostras ambientas (fezes, água, solo e ração) de propriedades produtivas de diversas cidades do Oeste de Santa Catarina, bem como de carne destas espécies oriundas do comércio varejista com datas correspondentes aos períodos de produção no campo. Tais bacteriotecas estão atualmente criopreservadas na Universidade do Estado de Santa Catarina Campus Oeste (UDESC/Oeste). Com intuito comparativo, similar número de amostras ambientais (água, sedimento, fezes, e carne) serão coletadas no Litoral de Santa Catarina, principalmente próximos de efluentes hospitalares veteriários e humanos, esgotos fluviais marítimos, rios, e criações caipiras. Somente após estudos deste tipo será possível desmistificar alguns conceitos sobre a produção animal, dimensionar o problema da existência de superbactérias, traçar medidas preventivas para minimizar o aparecimento destes microrganismos, alem de oferecer dados para embasar nova legislação sobre tratamento de dejetos e efluentes hospitalares e de meios rurais.
Palavras-chave: resistência bacteriana, antibiótico, carnes, cadeia produtiva
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2022
Vigência: 01/2020 a 08/2025
Qualidade do leite ovino e de derivados produzidos na região Sul do Brasil
NPP2015010003160
Coordenação: Lenita de Cássia Moura Stefani
Resumo
A fabricação de produtos lácteos de ovelha pode significar uma alternativa rentável para pequenos e médios produtores, em relação aos produtos de leite bovino, devido ao sabor e textura característicos e ao caráter tradicional vinculado aos derivados lácteos ovinos. O leite de ovelha pode ser utilizado em diferentes aplicações e tem-se tornado um meio muito importante para a economia em determinadas regiões, com recente introdução desta atividade agroindustrial no Brasil e com mercado em expansão. Neste contexto, encontram-se o leite ovino e o queijo produzido a partir deste no Sul do Brasil, em especial nas regiões da Serra Gaúcha, Metropolitana de Porto Alegre e Oeste Catarinense. O objetivo deste trabalho será determinar a composição físico-química e microbiológica do leite ovino e dos derivados manufaturados na Região, avaliando assim sua adequação à legislação e sua classificação de acordo com os padrões vigentes. As amostras de queijo de leite ovino serão ainda avaliadas para verificar possíveis alterações na composição, contaminação microbiológica, variações nos índices de extensão e profundidade da proteólise e no conteúdo de ácidos graxos totais e livres durante a maturação. As amostras serão coletadas ao longo da vida de prateleira de cada produto, dependendo da maturação máxima aplicada ao produto. A partir destes dados, poderá ser realizada a caracterização do leite por raça ovina e dos derivados produzidos na região abrangida, bem como definir como ocorre a evolução da maturação de cada queijo, informações que poderão ser empregadas no aprimoramento da produção destes e de outros derivados lácteos de origem ovina e verificação da segurança alimentar destes produtos regionais.
Palavras-chave: Qualidade microbiológica; avaliação físico-química; queijo de leite de ovelha; vida de prateleira
Aprovado no Conselho de Centro em 22/04/2019
Vigência: 07/2019 a 09/2025
Fitobióticos: Efeito no Desempenho Zootécnico de Galinhas Poedeiras
NPP2015010004029
Coordenação: Lenita de Cássia Moura Stefani
Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a performance zootécnica e qualidade microbiológica dos ovos de galinhas alimentadas com dois fitobióticos comerciais (Acidosan® e Enterosan®) como produto alternativo ao uso de antibióticos convencionais. O experimento será conduzido na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Oeste, com 160 galinhas linhagem Hy-Line Brown com 15 semanas de vida. Os animais serão divididos ao acaso, em 4 tratamentos com 5 repetições e serão alojadas em gaiolas com 8 aves cada. Os tratamentos serão: Controle negativo, Controle Positivo com Enramicina, Acidosan® (500 g/ton de ração); Enterosan® (250g/ton de ração). O experimento terá duração de 84 dias, subdividido em três ciclos de 28 dias cada. Cada ciclo produtivo será composto por quatro semanas (1º ciclo: semana 1-4, 2º ciclo: semana 5-8 e 3º ciclo: semana 9-12). As aves receberão os fitobióticos a partir das 15 semanas de vida e as 22 semanas será analisado o desempenho zootécnico, bem como a qualidade microbiológica dos ovos frescos e armazenados com 21 dias. Espera-se que os fitobióticos sejam eficazes em melhorar ou manter frente ao grupo controle com antibiótico, o consumo médio de ração, a conversão alimentar, números de ovos produzidos, parâmetros de qualidade dos ovos e ainda a eficiência da diminuição na carga bacteriana da casca dos ovos pela contagem de aeróbios mesófilos, Escherichia coli, e coliformes totais.
Palavras-chave: Avicultura, Fitogênico, Promotores de Crescimento, Qualidade dos Ovos, Saúde Animal
Aprovado no Conselho de Centro em 26/04/2022
Vigência: 09/2022 a 08/2025
Mediação pedagógica e tecnologias educacionais: um estudo sobre as estratégias pedagógicas adotadas na Educação Básica na pandemia
NPP2015010004005
Coordenação: Lidiane Goedert
Resumo
Durante os anos de 2020 e 2021 as aulas presenciais na educação básica e na educação superior no Brasil foram suspensas devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Diante das medidas de isolamento social estabelecidas pelos governos, necessárias para conter a propagação do vírus, as instituições de educação básica potencializaram a utilização de tecnologias educacionais, notadamente as digitais, levando educadores e gestores escolares a debaterem sobre a realidade educacional e a adotarem estratégias pedagógicas que pudessem ser substitutivas às aulas presenciais. Sendo assim, considerando o contexto de realização dessas estratégias em substituição às aulas presenciais na educação básica na pandemia e a centralidade da mediação pedagógica nos processos educativos, esse projeto de pesquisa apresenta como tema de investigação a mediação pedagógica e sua interface com as tecnologias educacionais. Para a conceituação de mediação pedagógica partimos da noção de mediação de Vygotsky e de autores contemporâneos que consideram que esse processo não se restringe somente à ação docente, mas extrapola para as interações entre todos os sujeitos (como professor-aluno e aluno-aluno) para interações com o meio e com os não humanos (como as tecnologias educacionais). Essa noção de mediação pedagógica evidencia o caráter distribuído, colaborativo e coletivo que esse processo assume quando consideramos que a construção do conhecimento relacional e contextual resulta das interações com distintos agentes mediadores. Partindo dessas considerações, a questão de investigação incide sobre como o caráter distribuído, colaborativo e coletivo do processo de mediação pedagógica em interface com as tecnologias educacionais é considerado nas publicações científicas que abordam estratégias pedagógicas realizadas na educação básica no contexto da pandemia? Para responder à questão central e às questões auxiliares apresentadas nesse projeto, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de mediação pedagógica e sua interface com as tecnologias educacionais que perpassa as estratégias pedagógicas realizadas na educação básica no contexto de suspensão das aulas presenciais na pandemia. A metodologia de investigação envolverá uma Revisão Sistemática de Literatura no Portal Capes visando identificar e selecionar bases de dados nacionais e/ou internacionais que tenham maior relação com o tema e questão de pesquisa. Para a análise dos dados, adotaremos a análise de conteúdo dos trabalhos científicos na perspectiva de Bardin (2016) que incluem as seguintes etapas: i) pré-análise; ii) a exploração do material; e iii) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Por fim, espera-se que esse projeto de pesquisa contribua no estabelecimento de vínculos entre o conhecimento existente (estudo da arte) sobre o tema da mediação pedagógica e sua interface com as tecnologias educacionais e o problema de pesquisa desse projeto, assim como apresente contribuições e reflexões para o aperfeiçoamento das práticas de mediação no processo ensino e aprendizagem na educação básica numa perspectiva distribuída, colaborativa e coletiva.
Palavras-chave: Mediação Pedagógica, Tecnologia Educacional, Educação Básica, Pandemia
Aprovado no Conselho de Centro em 13/04/2022
Vigência: 05/2022 a 08/2024
Circulação de ideias pedagógicas francesas sobre a renovação do ensino secundário no Brasil (1945-1964)
NPP2015010004063
Coordenação: Norberto Dallabrida
Resumo
O presente projeto de pesquisa se propõe a compreender a circulação de ideias pedagógicas francesas sobre a renovação do ensino secundário no Brasil de 1945 a 1964, pensada em um duplo fluxo. Por um lado, o foco será colocado sobre os textos acerca da renovação do ensino secundário publicados nos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Educação e Ciências Sociais-Boletim do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, Escola Secundária, Curriculum, Revista de Pedagogia e SERVIR-Boletim da A.E.C. do Brasil. De outra parte, será investigada a mobilidade de educadores brasileiros que realizaram cursos ou estágios em instituições francesas como o Centre International d`Études Pédagogiques ou o Laboratório de Psicobiologia e de especialistas em pedagogia da França que se dirigiram ao Brasil para fazer conferências, ministrar cursos de formação
docente e dar assessoria na área educacional. A perspectiva teórico-metodológica se ancora no conceito de circulação enunciado por Roger Chartier, ressignificado e aprofundado pela conected history, que dá visibilidade às redes e seus diferentes atores sociais. As fontes utilizadas, escritas e iconográficas, serão coligidas em diversos arquivos públicos brasileiros e franceses. Esta proposta de investigação histórico-educativa procura, portanto, estudar as redes pedagógicas que se estabeleceram entre o Brasil e a Franca com o intuito de renovar o ensino secundário brasileiro, lançando luzes sobre os impasses em torno dos atuais anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Palavras-chave: circulação, pedagogias francesas, ensino secundário.
Aprovado no Conselho de Centro em 30/08/2022
Vigência: 09/2022 a 08/2026
Gestão da educomunicação: aplicação de dispositivo de diagnóstico, análise e intervenção
NPP2015010003618
Coordenação: Rafael Gue Martini
Resumo
O presente projeto dá continuidade a um trabalho de cinco anos de reflexão e intervenção com a educomunicação no espaço institucional escolar. Em 2015 iniciamos as atividades do programa de extensão Educom.Cine na escola municipal Albertina Madalena Dias, em Florianópolis. Entendendo que a extensão pode se configurar como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), no mesmo ano, vinculamos ao programa de extensão a pesquisa "O Educomunicador como Agente Comunitário de Comunicação na promoção da integração local da escola por meio do audiovisual". Esse projeto de pesquisa, finalizado em 2017, tratou de aprofundar a reflexão sobre a prática e resultou em vários artigos sobre a experiência do programa Educom.Cine. Outro resultado dessa pesquisa foi o encaminhamento de projeto de doutoramento em educação, na especialidade de tecnologia educativa, que foi aprovado e executado com êxito dentro do convênio da UDESC com a Universidade do Minho (UMinho), no período de 2016 a 2019. A tese "Educomunicador como agente de integração das tecnologias de informação e comunicação na escola", publicada em 2019, consistiu no estudo de caso do programa de extensão Educom.Cine, complementando a pesquisa-ação que encerrou em 2017. Essa tese indicou vários caminhos para a continuidade das ações de educomunicação na escola Albertina, bem como uma proposta de desenvolvimento de método de diagnóstico, análise e intervenção para aperfeiçoar a gestão da aplicação prática desse campo do conhecimento. Com a continuidade do programa de extensão Educom.Cine ao longo destes cinco anos, e a realização de sua edição mais recente prevista até janeiro de 2022, via edital PAEX/PROCEU, surge a possibilidade de dar continuidade à pesquisa sobre suas ações e aperfeiçoamento do método de gestão da educomunicação indicado por Martini (2019). Dentro deste histórico de continuidade de produção de conhecimento, esse novo projeto de pesquisa segue as indicações das pesquisas anteriores e propõe novos ciclos de investigação-ação no âmbito do programa de extensão Educom.Cine, que prevê a realização de oficinas de produção áudio-scripto-visual (CLOUTIER, 1975, 2001) para professores e alunos do ensino fundamental. Fiel aos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão presentes na educomunicação (ROSA, 2016), pretende-se aplicar o dispositivo de diagnóstico, análise e intervenção social com a comunicação (VIZER, 2012), adaptado às áreas de intervenção da educomunicação (MARTINI, 2019). Essa aplicação será realizada em três ciclos de investigação-ação, ao final dos quais será feita avaliação das ações implementadas e revisão do dispositivo para seu aperfeiçoamento. Finalizados os ciclos de investigação-ação, na etapa final do projeto, a equipe irá elaborar de forma colaborativa uma série de produtos de divulgação dos resultados. Assim, se pretende envolver alunos de graduação, professores da rede pública de educação básica e pesquisadores no processo indissociável entre as ações de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: socioanálise comunicacional, gestão da educomunicação, pesquisa-ação, extensão universitária
Aprovado no Conselho de Centro em 27/06/2022
Vigência: 09/2020 a 07/2024
Inclusão social de pessoas com deficiência nos geoparques UNESCO
NPP2015010004302
Coordenação: Raquel Fleig
Resumo
Pessoas com deficiência é o termo empregado para definir indivíduos que possuem algum tipo de deficiência, ou seja, aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Geoparque é um território reconhecido pela UNESCO pelo seu patrimônio abiótico onde se aplicam estratégias de desenvolvimento sustentável. Conforme a UNESCO, os geoparques podem ser um plano de enfrentamento no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dentre os ODS, a Educação de qualidade e a Redução das desigualdades são importantes propósitos a serem desenvolvidos nesses territórios. A pesquisa tem o objetivo identificar se ocorre inclusão social de pessoas com deficiência nos geoparques UNESCO, se as pessoas com deficiência estão incluídas nas atividades desenvolvidas nesses territórios e como são feitas essas estratégias educacionais inclusivas. Trata-se de um estudo bibliográfico, de revisão integrativa. A bibliometria será realizada nas bases de dados da CAPES: Web of Science, Scopus e do Google Academics. Os descritores utilizados para a busca nas bases de dados serão: “inclusão social” AND “pessoas com deficiência” AND “atividades inclusivas” AND “estratégias educativas inclusivas” AND “geoparques”. Os termos de tradução em inglês e espanhol e o booleano OR também serão empregados. Espera-se verificar se a inclusão social de pessoas com deficiência faz parte das atividades desenvolvidas nos geoparques UNESCO, quais dificuldades e limitações, e como são realizadas essas atividades com as pessoas com deficiência nesses territórios, conhecer quais geoparques já possuem esta prática, bem como obter ideias de como aplicar atividades inclusivas na realidade dos geoparques brasileiros.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência, Inclusão social, Geoparque, ODS
Aprovado no Conselho de Centro em 27/06/2023
Vigência: 07/2023 a 06/2025
Tecnologia e [semi]formação: uma análise dos produtos Nova Escola
NPP2015010003719
Coordenação: Roselaine Ripa
Resumo
O presente projeto tem como objetivo geral analisar as concepções de tecnologia que perpassam os produtos da marca Nova Escola, em suas influências na fabricação e disseminação de modelos de práticas pedagógicas, à luz da Teoria Crítica da Sociedade. A revista Nova Escola foi criada em 1986 com o propósito de “fortalecer o educador para transformar o Brasil”. Publicada pela Editora Abril, sua versão impressa foi distribuída ao longo de muitos anos de forma gratuita às escolas públicas brasileiras, devido ao financiamento do Ministério da Educação (MEC). Alguns pesquisadores se debruçaram sobre suas publicações e identificaram o poder de influência que ao longo das décadas a marca Nova Escola, mantida pela Fundação Victor Civita, exerceu na educação brasileira, ao apresentar seus produtos como capazes de apoiar, valorizar, formar e atualizar o professor. Em 2015, a distribuição da versão impressa foi finalizada e as publicações transferidas para a Fundação Lemann, que passou a ser a mantenedora da Associação Nova Escola. A marca investiu na Plataforma Digital e continua oferecendo diversos produtos online, mantendo-se como uma fonte de pesquisa para os professores e gestores brasileiros e atingindo milhares de usuários atualmente via o sítio , o que justifica outros estudos sobre seus produtos e concepções propagadas. Sendo assim, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, analisaremos as concepções de tecnologia que perpassam os produtos oferecidos pela marca Nova Escola, retomando o mapeamento das publicações impressas realizado em pesquisas anteriores (RIPA, 2010) e avançando para a análise dos produtos disponibilizados na Plataforma Digital. Para a análise dos dados, buscaremos na Teoria Crítica da Sociedade a fundamentação teórica, de forma a atualizar as discussões sobre a problemática do avanço tecnológico na sociedade administrada e seus impactos na [semi]formação dos indivíduos.
Palavras-chave: Nova Escola, Fundação Victor Civita, Fundação Lemann, Tecnologia, Teoria Crítica da Sociedade
Aprovado no Conselho de Centro em 27/04/2021
Vigência: 08/2021 a 07/2025
O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar
NPP2015010003826
Coordenação: Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco
Resumo
Importantes mudanças conceituais e estruturais nas políticas para educação apontam para uma perspectiva inclusiva. Assim como outros países, o Brasil foi impactado por esta concepção, que rompe com o paradigma da integração e estabelece a educação como direito de todos. As escolas regulares passam a acolher a todos, independentemente de suas diferenças, adaptando-se as necessidades de seus alunos. Em meio a todas essas transformações, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como um dos caminhos a ser adotado a fim de favorecer a inclusão, na promoção de equiparação de oportunidades, oportunizando o desenvolvimento da aprendizagem e a autonomia do estudante. Nesse sentido, pretende-se analisar o uso de tecnologia assistiva no processo de inclusão escolar, identificar os tipos de recursos, serviços e estratégias de TA que objetivem a inclusão dos estudantes, além de possíveis contribuições/dificuldades para a utilização de TA, como também, verificar a presença da temática na formação continuada dos professores. Para contribuir com as discussões apresentadas nesta pesquisa, tem-se como referência, reflexões de autores como: Bersch (2008), Sassaki (1997), Galvão Filho (2009), além dos dispositivos legais internacionais e nacionais que regulamentam a matéria. Para o aporte metodológico da pesquisa, será utilizado o estudo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, tomando por base artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES e bases de dissertação e teses.
Palavras-chave: Tecnologia assistiva, educação inclusiva, formação de professores, acessibilidade
Aprovado no Conselho de Centro em 25/05/2021
Vigência: 08/2021 a 12/2024
Tecnologia assistiva & ODS: caminhos para desenvolvimento de órteses ecológicas acessíveis
Plataforma antiga:NPP2015010004346
Sigaa: NPP4346-2024
Coordenação: Susana Cristina Domenech
Resumo
Apesar da necessidade mundial de TA e do desenvolvimento de incentivos e novas tecnologias, percebe-se frequente os relatos de abandono precoce de Tecnologias Assistivas em diversas localidades do mundo, podendo alcançar a média de 30 %. Os processos de Produção e entrega de órteses no Sistema único de Saúde brasileiro, possuem uma série de entraves burocráticos, desperdícios de tempo, materiais e do trabalho humano, elevando os custos e o tempo de entrega das TAs. O presente projeto objetiva desenvolver um método de fabricação de materiais para órteses de tornozelo-pé acessíveis (baixo custo), sustentáveis, que possuam propriedades não-inferiores às produzidas a partir de compósitos de alto desempenho, como alternativa para produção em oficinas ortopédicas do Sistema Único de Saúde na prevenção do abandono precoce dos dispositivos assistivos pelos usuários. O projeto será executado nas seguintes etapas: a Etapa 1, a consistirá da execução de experimentos laboratoriais necessários para a definição do melhor tipo de pré-tratamento, e os melhores parâmetros para densificação de amostras de bambu, e para preparação de compósitos de Bambu/poliuretano de óleo de mamona por moldagem por compressão a quente em sistema aberto. A segunda etapa será de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, a qual em um primeiro momento consistirá na execução de uma pesquisa de levantamento com usuários de órteses de tornozelo-pé produzidas pelo método tradicional no SUS, a respeito da usabilidade e motivação para o abandono precoce das mesmas. Num segundo momento, a pesquisa buscará, por meio de estudos de caso, levantar dados com usuários em relação ao produto, usuário e contexto, e formação de um grupo focal, com pesquisadores, para geração de uma lista de requisitos para o projeto de órtese de tornozelo-pe que atenda as demandas do usuário. Os resultados obtidos, nortearão o projeto de órteses, elaboração de protótipos e ensaios clínicos com usuários, além de gerar soluções ergonômicas para a inclusão do usuário no processo de prescrição, projeto e reabilitação.
Palavras-chave: tecnologia assistiva, objetivos de desenvolvimetno sustentável
Aprovado no Conselho de Centro em
Vigência: 01/2024 a 12/2026
Memórias das narrativas de práticas escolares dos anos 40 em acervos fotográficos
NPP2015010003202
Coordenação: Tania Regina Da Rocha Unglaub
Resumo
O presente projeto de pesquisa, buscará construir memórias de práticas educativas de uma cultura escolar por meio de narrativas visuais expressas em acervos fotográficos dos anos 40, localizados na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho da cidade de Laguna (SC). Essa instituição foi fundada em 1912, sob direção do professor João dos Santos Areão e manteve suas portas abertas em pleno funcionamento até dezembro de 2017. Atualmente a escola está sendo reformada e será administrada por militares. Nos anos de 2012 a 2017 alunos do curso de Pedagogia a distância do CEAD- UDESC atuaram nessa escola como participantes do Programa de Bolsa institucional de Iniciação a Docência (PIBID). O referido grupo de alunos encontrou aleatoriamente álbuns de fotográficos, quadros de fotografias e outros vestígios de memórias da EEB Jerônimo Coelho datados entre os anos de 1918 à 1999. Com esses documentos em mãos, buscou-se desenvolver projetos de extensão e pesquisa para promover a guarda e preservação dos referidos vestígios de memória escolar dessa instituição educativa. A proposta atual visa aprofundar as investigações sobre a prática da cultura escolar de determinado recorte temporal. Portanto, optou-se estudar vestígios de memória encontrados no acervo fotográfico dos anos 40. A escolha se deu pelo fato de que o álbum fotográfico mais antigo encontrado entre os achados nessa instituição foi construído nessa década, e encontram-se muitos retratos de atividades cívicas-escolares, cuja temática tem vínculos com a tese de doutorado da proponente desse projeto de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho historiográfico. As fontes documentais serão analisadas na perspectiva teórico-metodológica da História Cultural, na perspectiva de Roger Chartier para compreensão das práticas e representações daquela cultura escolar. Os estudos de Lê Goff (2016)) balizarão a compreensão entre memória e história, entendendo que ambos trabalham com a mesma matéria prima, mas não se confundem. Já as discussões sobre cultura escolar serão fundamentadas em Dóminique Julia (2001). Os respectivos documentos são verdadeiros relicários de memórias que permitem um diálogo entre o patrimônio educativo e a história da educação, representando uma cultura escolar.
Palavras-chave: Acervo, Patrimônio educativo, Memória, Práticas educativas, Década de 40
Aprovado no Conselho de Centro em 22/04/2019
Vigência: 07/2019 a 08/2024
Residência pedagógica e estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores em tempo de pandemia
NPP2015010004039
Coordenação: Tania Regina Da Rocha Unglaub
Resumo
O presente projeto de pesquisa visa conhecer os desafios, aprendizados e ajustes vivenciados no estágio curricular supervisionado e programa de residência pedagógica dos cursos de licenciatura oferecidos pelo Centro de Educação a Distância da UDESC em tempos de ensino remoto (março de 2020 a dezembro de 2021), devido à pandemia causada pelo coronavírus. Esse período crítico vivenciado pela população mundial, demandou ações emergenciais dos governantes nas mais variadas áreas da sociedade com o intuito de conter a propagação da doença. A rotina da população mundial foi alterada inclusive na esfera educacional. Autoridades governamentais e institucionais determinaram restrições para o ensino presencial. A uniformização dessa nova prática educativa, destinada a todos, gerou diversos questionamentos e ajustes nos envolvidos com a educação em geral. Nesse contexto foi realizada uma pesquisa de estágio pós doutoral, no período de agosto de 2020 e julho de 2021, que se dedicou a estudar os questionamentos oriundos de supervisores de estágio e acadêmicos envolvidos com a formação inicial de professores na Universidade de Aveiro e do CEAD/UDESC. Apesar de curta, essa pesquisa contribuiu para a percepção da necessidade de aprofundar estudos sobre a situação pandêmica na formação de professores. Considera-se uma obrigação ética não deixar passar os fenômenos sem os estudar para responder à imprevisibilidade dos processos educativos e formativos. Portanto, justifica-se aprofundar esses estudos com foco no estágio curricular supervisionado e residência pedagógica, vivenciados nos anos de 2020 e 2021. Os caminhos metodológicos a serem percorridos se fundamentarão nos princípios da pesquisa qualitativa de cunho exploratório tipo Estudo de Caso, conforme concepção de Yin (2017). O corpus investigativo será constituído por fontes documentais como: decretos governamentais, normativas e portarias institucionais que estabeleceram ações a serem implementadas na pandemia, relatórios de estágio curricular supervisionado construídos nos anos de 2020 e 2021, relatórios finais do programa de residência pedagógica oferecido pelo Edital da CAPES n. 001/2020 e a publicação de um ciclo de palestras online realizado no CEAD/UDESC. Esses documentos foram produzidos em tempos de pandemia e apresentam aprendizagens e desafios enfrentados nas práticas pedagógicas nesse período. A análise e interpretação dos dados se fundamentará nos princípios da análise de conteúdo qualitativa preconizada por Bardin (2016) que organiza a averiguação detalhada em três etapas: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A análise será apoiada pelo software WebQDA® (Neri de Souza, Neri de Souza, Costa, Moreira, & Freitas, 2017; Souza, Costa, & Moreira, 2011). Espera-se que tal pesquisa contribuía para a formação de professores, levando a elencar reflexões sobre a formação professores como um processo contínuo, inacabado e imprevisível. Considera-se que investigar esse período desafiador, inédito na nossa história, trará significativas contribuições, sobre a prática que se constitui como cultura escolar ímpar.
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem, Ensino Remoto, Covid-19, Cultura escolar
Aprovado no Conselho de Centro em 05/05/2022
Vigência: 05/2022 a 11/2024
Desenvolvimento de Algoritmos para coordenação e cooperação de agentes - CooMAS II
NPP2015010004191
Coordenação: Tiago Luiz Schmitz
Resumo
O projeto tem por objetivo estudar e desenvolver algoritmos de para coordenação e cooperação de agentes no cenário do Multiagent contest (https://multiagentcontest.org/). A multiagent contest é uma competição que iniciou em 2005 e anualmente atrai grupos de programadores do mundo todo por sempre disponibilizar cenários desafiadores para sistemas multiagentes. Permitindo aos competidores testarem diversos algoritmos que poderão futuramente ser utilizados em problemas reais. A metologia a ser aplicada no projeto iniciará com uma análise do cenário mais atual da competição, e a partir dos problemas identificados será investigado na literatura soluções. Selecionado os algoritmos estes serão implementados e analisados. Os que obtiverem o melhor resultado incorporarão as estratégias do time que deve participar da multiagent contest.
Palavras-chave: Sistemas multiagentes, cooperação, coordenação, Multiagent Contest
Aprovado no Conselho de Centro em 25/04/2023
Vigência: 08/2023 a 08/2025
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