O grupo de pesquisa Cultura Escolares, História e Tempo Presente (CEHTP) se propõe a investigar culturas escolares em perspectiva histórica e comparada na Educação Básica brasileira. Constituído por professores doutores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), esse grupo de investigadores têm se debruçado sobre o currículo e os patrimônios escolares nos vários níveis de ensino e em torno da renovação pedagógica do ensino médio. Os seus projetos de pesquisa têm contemplado saberes, manuais e práticas escolares, bem como o patrimônio cultural, museus e bibliotecas de escolas e instituições públicas e privadas.
O grupo tem buscado desenvolver e congregar estudos que problematizem as questões relativas às propostas de inclusão na educação, na arte e nas diferentes linguagens, em especial no universo escolar. Entendendo a inclusão como um fenômeno social inexoravelmente vinculado à exclusão. O grupo desenvolve pesquisas objetivando identificar os limites e possibilidades de tais propostas e suas relações com o currículo, com a cultura escolar, com as áreas dos saberes, em especial, a Arte, bem como, as práticas de formação de professores e as diferentes linguagens e tecnologias. Os pesquisadores do grupo vinculam-se ao LELA, ao LIFE e Programa de Mestrado em Música, Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação e Programa de Artes Visuais da Udesc. Participam do grupo pesquisadores de outras instituições, o que dá ao grupo um caráter multidisciplinar e Interinstitucional.
Líderes do grupo: Geisa Letícia Kempfer Bock e Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Criado a partir das atividades desenvolvidas por professores doutores e mestres do Centro de Educação a Distância - CEAD/UDESC, cujo direcionamento teórico, pedagógico e metodológico no que tange a extensão universitária, a pesquisa e o ensino tem convergido para as questões que envolvem Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade.
Líderes do grupo: Vera Marcia Marques Santos e Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco
É um grupo de estudo e pesquisa com sede na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, que integra uma rede composta por pesquisadores nas cinco regiões brasileiras. Seu objetivo é articular as colaborações regionais e nacionais para produção de conhecimentos metodológicos e teóricos relacionados à Teoria Crítica da Sociedade. Suas ações envolvem o ensino, a extensão e a pesquisa e pretendem ampliar as investigações na área da Educação, com estudos sobre os fenômenos educativos, em diferentes contextos e modalidades, a partir dos seguintes temas: teoria crítica e educação contemporânea, indústria cultural e educação, cultura digital e formação e prática docente e tecnologias digitais em rede. Conheça um pouco mais sobre o grupo: Publicações
Líderes do grupo: Roselaine Ripa e Lidnei Ventura
Líderes do grupo: David Daniel e Silva e Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco
Este grupo dedica-se a pesquisa com uso de lógica fuzzy para sistemas de apoio à decisão e agregação de variáveis. A lógica fuzzy também é usada para estimações de índices em simulações. Os aspectos temáticos das linhas de pesquisa são principalmente na área ambiental, de avaliação do trabalho humano e em avaliação de imóveis. A pesquisa na área ambiental se desenvolve nos temas de: "Produção mais Limpa"; "Gestão Territorial"; "Licenciamento Ambiental"; "Valoração Ambiental"; "Aterros Sanitários". A pesquisa na área de avaliação do trabalho humano está focada na questão da identificação de condições de analogia ao trabalho escravo, de trabalho indigno e da degradância. A pesquisa em avaliação de imóveis trata de estabelecer metodologia que agregue variáveis difusas e de avaliação em condições de interpretações diversas do mesmo aspecto.
Líderes do grupo: Jorge de Oliveira Musse e Renato de Mello
O Grupo de Pesquisa integra o Laboratório de Ciências e Tecnologia Assistiva (LACTA), que busca contribuir na consolidação do Centro de Educação à Distância como um Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação na UDESC. Congrega pesquisadores, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação da UDESC e outras IES, Fundações e/ou Associações e empresas, nacionais e internacionais. Organiza-se em três núcleos que atuam de forma colaborativa e interdisciplinar, para a execução de projetos voltados à pesquisa científica em tecnologia assistiva para a educação e/ou reabilitação da pessoa com deficiência; desenvolvimento de produtos e processos em TI; e, pesquisas em ciência básica, nas áreas de biologia e bioquímica com vistas à Inovação e ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030.
Líder do grupo: Susana Cristina Domenech
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.