Evento marcou o Dia da Mulher - Fotos: Divulg.
A professora
Vera Marques, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrou uma palestra no encontro de Mulheres Quilombolas Damásia e Margarida, realizado no Quilombo Invernada dos Negros, no município de Campos Novos, no Oeste Catarinense. O evento ocorreu no último sábado, 8, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Coordenadora do
Laboratório Educação e Sexualidade (LabEduSex), Vera abordou em sua apresentação o protagonismo social da mulher negra, com o tema "E eu não sou uma mulher?”, que é o título de um dos livros da filósofa negra Bell Hooks, dos Estados Unidos.
O evento foi uma atividade do programa de extensão permanente LabEduSex, coordenado pela professora Vera, em parceria com o
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e o
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH).
Sobre a palestra
Vera explica que o livro de Bell Hooks registra uma passagem da vida de Sojourner Truth, mulher negra escravizada que, após liberta, em 1827, tornou-se oradora e denunciou, durante a Women's Convention, em 1851, que o ativismo de sufragistas e abolicionistas brancas e ricas excluía mulheres negras e pobres. Seu discurso ficou conhecido como “Ain't I a Woman” (E eu não sou uma mulher?).
Segundo a professora, "a partir do discurso que dá título ao livro, a filósofa discute o racismo e o sexismo presentes no movimento pelos direitos civis e no feminista, desde o sufrágio até os anos 1970".
Durante o encontro em Campos Novos, Vera, a presidente da Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos de SC, Elizabete Aparecida de Lima, que é liderança na Comunidade Invernada dos Negros, e Isabel Cláudia da Silva, que é quilombola natural da região, trataram da aproximação com outras comunidades e instituições de ensino superior que trabalham diretamente com mulheres quilombolas.
Parcerias
O trabalho conta com a parceria inicial da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), articulado pela professora Vera durante visita no segundo semestre de 2024 para o 72º Fórum Nacional da Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Vera destaca que "não deixaria de participar da atividade na Invernada dos Negros em Campos Novos, considerando a função social da universidade pública e as demandas sociais". "Essa demanda em especial me é muito cara, pois sei dos desafios enfrentados por mulheres e, em especial, mulheres negras, em um Estado com tantas manifestações misóginas e racistas como o nosso”.
A professora lembra ainda que, além do Dia Internacional da Mulher, celebra-se, em 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latina Americana e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder do Quilombo Quariterê que viveu no Século 18.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454