Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2024-18h10

Programa da Udesc Cead combate preconceito e violência na educação

Programa é coordenado pela professora Vera Marques (à esquerda) - Foto: Divulgação
Um trabalho realizado há mais de dez anos no Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve uma variedade de ações de formação continuada - como cursos, eventos, palestras, oficinas, pesquisas e publicações - para debater e combater diversas formas de preconceitos e violências, relacionadas especialmente à sexualidade, no âmbito social.

O Laboratório Educação e Sexualidade (LabEduSex) é um dos programas de extensão permanentes da Udesc Cead - uma faixa especial de ação extensionista instituída pela universidade para apoiar a consolidação de seus programas com melhor avaliação.

As ações de formação continuada do laboratório são voltadas a diversos públicos: agentes comunitários, educadores, gestores, comunidade escolar, profissionais da saúde e de setores públicos municipais e estaduais, não apenas de Santa Catarina, como de outras regiões do Brasil e também de outros países.

Acesso aos direitos

O trabalho tem como principal objetivo ajudar os participantes a atuarem da melhor forma possível com questões "relacionadas à interseccionalidades considerando sexualidade, gênero, diversidade sexual, sexismo, gerações, homo-lesbo-gordo-transfobia e violências de gênero no âmbito social". São, ao todo, nove ações (veja lista no final do texto).

Por interseccionalidade, entende-se "a interação ou sobreposição de fatores sociais que definem a identidade de uma pessoa e a forma como isso irá impactar sua relação com a sociedade e seu acesso a direitos".

"Buscamos constituir um espaço teórico, pedagógico, de intervenções, investigação e ativismo por meio da formação continuada, pautados pela Pesquisa Ação", afirma a coordenadora do programa, professora Vera Marques. "As ações têm características interinstitucionais, intercentros, interdepartamental e internacional, com abordagens que se complementam".

Rede de parceiros

O programa é vinculado ao laboratório com mesmo nome, instituído no centro de ensino em 2014; e é resultado de uma rede extensa de parcerias.

Na Udesc Cead, está alinhado ao Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade e aos laboratórios de Direitos Humanos (LabDH) e de Educação Inclusiva (LedI).

Na universidade, tem ainda vínculo com os núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e Extensionista Rondon (NER).

Extensão curricular

O programa é também uma ação de extensão curricular, uma vez que a Udesc Cead está implementando a curricularização da extensão, "o que reforça o indissociabilidade, ensino, pesquisa e extensão", destaca a professora Vera.

As disciplinas Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I e II, que dão embasamento teórico ao programa, contam com atuação da equipe, assim como a disciplina Seminário Integrador Direitos Humanos, Políticas Públicas e Multiculturalismo na graduação.

Na pós-graduação da Udesc Cead, o LabEduSex tem vínculo com a disciplina Diversidade e Cultura Inclusiva, do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei).

"Todas essas disciplinas resultam na produção de material didático-pedagógico", relata a coordenadora.

Imersão social

Já o NER Udesc, que promove operações periódicas por Santa Catarina, além de outros Estados e mesmo países, visando principalmente o desenvolvimento regional e o intercâmbio entre participantes, proporciona oportunidades de imersão social.

Na universidade, o LabEduSex tem parcerias com pelo menos três outras unidades: os centros de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul; o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville; e o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú.

Da Udesc Planalto Norte, atuam no programa os docentes Nadir Cordeiro, do Departamento de Tecnologia Industrial (DTI), e Fábio Manoel Caliari, do Departamento de Sistemas de Informação, que coordenam ações (veja abaixo).

Parcerias interinstitucionais

Na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), são parceiros o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero (Nusserge) e o Instituto de Estudos de Gênero (IEG), que são vinculados aos programas de pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). A professora Luciana Zucco, que coordena o Nusserge, também ministra atividades no LabEduSex.

Outras parcerias institucionais são a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão (Unioeste), com a professora Gisele Gagliotto, e a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc).

Neste ano, pelo menos seis escolas estão envolvidas nas atividades: as de ensino básico Porto do Rio Tavares e Júlio da Costa Neves, em Florianópolis; Orestes Guimarães e Celso Ramos Filho, em São Bento do Sul; e EEB Lebon Régis; e a escola de ensino médio Manoel da Nóbrega, em Rio Negrinho.

Parcerias internacionais

Professoras de instituições de ensino superior em dois outros países com o idioma português dão caráter internacional ao programa: a Universidade da Maia (Ismai), da Maia/Grande Porto, e da Universidade de Lisboa, de Lisboa, em Portugal; e da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Vera explica que, como o programa atua de modo especial na formação de docentes, o cronograma de ações é definido em sintonia com os processos de formação continuada das Secretarias Municipais de Educação.

"Nossa proposta é estabelecer, por meio da criação de espaços de formação continuada, um campo de debates, reflexões e reelaborações do que historicamente vem nos constituindo como seres humanos sujeitos a imposições culturais", afirma Vera.

Sobre a coordenadora

Vera Marques é egressa da Udesc: tem graduação em Pedagogia, especialização em Educação Sexual e mestrado em Educação e Cultura pela instituição estadual; e fez doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), com intercâmbio na Universidade de Lisboa.  

Também atuou por 24 anos como professora na educação infantil, nas séries iniciais e na educação de jovens e adultos (EJA) pela rede municipal de Florianópolis.

Como coordenadora do LabEduSex, tem participado de inúmeras ações de extensão na área e sua atuação como pesquisadora resultou na elaboração de uma monografia, uma dissertação e uma tese de doutorado sobre a temática na formação de professores, dentre outras publicações.

"Nossa trajetória fez com que percebêssemos a necessidade de um Observatório de Violências Sexual e de Gênero, nova etapa que estamos trabalhando para consolidar", conclui a professora, que é diretora-geral da Udesc Cead na Gestão 2021-2025.

Conheça as nove ações do LabEduSex:

  • Direitos Sexuais e de Gênero como Direitos Humanos Universais: Edição anual de formação, com total de 120 horas, organizada em módulos na plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) usado pela Udesc. Inclui videoaulas, webconferências, fóruns e chats; leitura orientada de textos disponibilizados na Midiateca; filmoteca com vídeos e filmes pertinentes a temática. Coordenado pelas professoras Vera Marques Santos e Nadir Radoll Cordeiro.
  • WebEducaçãoSexual – Webinares: Seminários online mensais, com temáticas que envolvem as sexualidades, gênero, diversidade sexual, sexismo, pré-conceitos e violências. Tem parceria com IES de Portugal. Coordenado pelas professoras Vera Marques Santos e Gabriela Maria Dutra de Carvalho.
  • Grupo de Estudos (GE) Interseccionalidades: Encontros mensais com temáticas pertinentes. Coordenado pelas professoras Vera Marques Santos e Gabriela Maria Dutra de Carvalho.
  • Cine Debate LabEduSex: Edições mensais com filmes ou documentários, seguidas de uma roda de conversa. Realizada na sede da Udesc Cead, em Florianópolis, e também em municípios com polos de apoio presencial e escolas, dentre outros espaços. Coordenado pelas professoras Vera Marques Santos e Gabriela Maria Dutra de Carvalho.
  • E-Oficina "Redes Sociais podem ser espaço de vulnerabilidade sexual de crianças e adolescentes?": Oficina online para docentes da educação básica. Coordenada pelo professor Fábio Manoel Caliari.
  • E-Oficina “Violências de Gênero reveladas na Escola”: Oficina online para docentes da educação básica. Coordenado pelas professoras Vera Márcia Marques Santos e Luciana Zucco.
  • Palestras e Rodas de Conversa: Sexualidade, Educação Sexual, Violências Sexual e de Gênero: Envolve a participação em eventos, projetos de escolas e de secretarias de educação, fóruns e em datas específicas, como os dias Internacional da Mulher e Nacional de Prevenção a Violência Sexual Infanto-Juvenil, dentre outros. Coordenado pelas professoras Vera Marques Santos e Gabriela Maria Dutra de Carvalho.
  • Evento internacional: Seminário Luso Brasileiro - Quando a face da violência é o sexo: Realizado de forma presencial e remota, estreou em 2013, em Portugal, e ocorre anualmente nos dois países desde 2020. Coordenado pelas professoras Vera Márcia Marques Santos, Gabriela Maria Dutra de Carvalho e Marisalva Fávero.
  • Organização da segunda edição do livro Dicionário Pedagógico Educação Sexual, Sexualidade, Gênero e Interseccionalidades. Resultante de um projeto desenvolvido entre a Udesc e o Ismai, a obra visa oferecer um documento acessível a docentes e à população em geral sobre os principais conceitos referentes à sexualidade, gênero e interseccionalidades, essenciais para que a sociedade melhor compreenda a riqueza da diversidade sexual e os problemas e intersecções inerentes a essa diversidade. Coordenado pelas professoras Vera Márcia Marques Santos, Gabriela Maria Dutra de Carvalho, Valéria Sousa Gomes e Marisalva Fávero.

Mais informações sobre o LabEduSex podem ser obtidas no site, no YouTube, no Facebook e pelos e-mails veramarquessantos@gmail.com e labedusex@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa é coordenado pela professora Vera Marques (à esq.)
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h