Vera Marques participou de aula inaugural e também
conheceu Quilombo dos Palmares - Fotos: Divulgação
O
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), prestigiou a aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Maceió. A formação faz parte do Parfor Equidade, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Governo Federal.
O Neab Udesc foi representado pela professora Vera Marques, que é pesquisadora do núcleo. O evento ocorreu no Campus de União dos Palmares, da Uneal, no último sábado, 31, com presença das comunidades acadêmica e quilombola e também do Neab da instituição alagoana.
O Parfor Equidade contempla ao todo 220 estudantes na Uneal, em três licenciaturas: Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação do Campo.
Diretora-geral do
Centro de Educação a Distância (Cead), Vera viajou a Maceió para participar do
3º Encontro de Gestoras e Gestores de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), também realizado na semana passada, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Quilombo dos Palmares
Na manhã do sábado, a docente conheceu o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, a convite da pró-reitora de Extensão da Uncisal, Margareth Tavares.
Segundo Vera, um dos pontos alto da visita ao Quilombo foi conhecer a lagoa onde pessoas que conseguiam fugir da escravidão paravam para descansar e se refrescar.
"A energia vivenciada ali é um misto de dor na alma e de alegria no coração, ao imaginar tanto sofrimento até chegar ali e a liberdade a partir de então."
Identificada como a Lagoa Encantada dos Negros, onde fica a Gameleira Sagrada - Irocô, o lugar "representa a purificação da vida, onde os quilombolas, através da energia das águas e das árvores, repousavam, saciavam a sede e afiavam suas armas com a presença do supremo através da natureza".
Sobre o Neab
Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.
Mais informações podem ser obtidas no
site e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454