Descrição: Física de descargas elétricas em baixa pressão. Aplicação de plasmas para tratamento de superfícies. Caracterização de plasmas frios. Simulação de plasmas usando modelo global. Deposição de filmes por processos a plasma. Estudo experimental de propriedades mecânicas, ópticas, elétricas e magnéticas de filmes finos. Simulação da deposição reativa de filmes por magnetron sputtering.
Equipe:
Descrição: O interesse do grupo está na investigação das dinâmicas regular e caóticas de sistemas não-lineares discretos e contínuos.
Equipe:
Descrição: Magnetismo e materiais magnéticos. Sistemas fortemente correlacionados. Cálculo de estrutura eletrônica. Diagramas de fases. Sistemas magnéticos frustrados. Efeito magnetocalórico. Supercondutividade.
Equipe:
Descrição: Investigar recursos quânticos para o processamento da informação e avaliar suas aplicações em computação quântica, em particular, no desenvolvimento de algoritmos quânticos.
Equipe:
Descrição: Nosso grupo estuda as interações fundamentais em condições extremas, usando como pano de fundo duas frentes: (1) a Relatividade Geral e o (2) Modelos Padrão da Física de Partículas. (1) Relatividade Geral: Estudamos Objetos Compactos como Estrelas de Nêutrons, Buracos Negros e Anãs Brancas. Esses objetos requerem a utilização de Relatividade Geral por diversos motivos, e.g. a curvatura do espaço-tempo não é plana, partículas em órbita desses objetos podem ser aceleradas a velocidades quase luminais, etc. A importância dessa área está em estudar a matéria submetida a condições impossíveis em laboratórios terrestres, i.e. maiores pressões, densidades, e campos magnéticos do universo. (2) Modelos Padrão da Física de Partículas: O Modelo Padrão é uma Teoria Quântica de Campos que descreve as partículas fundamentais e suas interações fortes, eletromagnéticas e fracas. Com a finalidade de investigar estas interações em altas energias, fazemos estudos fenomenológicos da produção de partículas através de colisões em energias acessíveis em aceleradores modernos, como o LHC, e futuros (como FCC, ILC, CEPC-SPPC e EIC). Como estes processos dependem da dinâmica das interações fundamentais, eles permitem aprofundar nossos conhecimentos referentes às interações fundamentais e investigar novos fenômenos característicos de colisões em altas energias.
Equipe:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.