Ementas
MEP - Metodologia da pesquisa Créditos: 2 Carga Horária: 30
Apresentação do curso. Metodologia da Pesquisa e Científica. Planejamento da Pesquisa. Estrutura de uma Monografia. Noções de regulamentação do documento científico
SES – Seminários em engenharia urbana e sustentabilidade Créditos: 3 Carga Horária: 45
Assistir defesas de mestrado e doutorado. Assistir seminários oferecidos na UDESC ou em outra instituição. Orientações para apresentação de seminários, desenvolvimento de artigos científicos e elaboração do projeto da Dissertação de Mestrado. Ministrar seminários em Engenharia Urbana e Sustentabilidade, com ênfase em pesquisas desenvolvidas nas áreas de concentração/linhas de pesquisa do PPGEC. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa/Dissertação entre os alunos e professores.
ETD - Estágio de docência Créditos: 2 Carga Horária:30
O estágio de docência é uma atividade curricular para estudantes de pós-graduação que se apresenta como disciplina obrigatória denominada "Estágio de Docência", sendo definida como a participação de aluno de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.
O aluno de pós-graduação, para cursar a disciplina Estágio de Docência, deverá solicitar sua matrícula à Coordenação do PPGEC.
Será dispensado do Estágio de Docência o aluno que esteja ministrando aula em curso de graduação de ensino superior a partir de seu ingresso no curso de mestrado, com contrato previsto de no mínimo 12 meses de duração ou que tenha experiência letiva, por pelo menos 12 meses completos nos últimos cinco anos, em ensino de graduação. Nestes casos, a dispensa só será permitida se estiver de acordo com regras da CAPES e da UDESC.
Ementas
DTE – Desempenho térmico de edificações Créditos: 3 Carga Horária: 45
Conceitos. O homem como sistema energético. Trocas Térmicas entre o Homem e seu Ambiente. Fatores Ambientais, Fatores Individuais, Índices Térmicos, Normas do Ambiente Térmico, Clima e Micro-Clima. Clima urbano e sua influência na urbanização e arquitetura. Arquitetura bioclimática. Softwares para análise do Conforto Térmico e Luminoso.
EET – Estabilidade de encostas e taludes Créditos: 3 Carga Horária: 45
Tipos de Taludes. Mecanismos de Estabilização e Ruptura de Taludes. Métodos de Análise de Estabilidade de Taludes. Taludes Infinitos, Superfícies Planas, Superfícies Circulares e de Forma Qualquer. Processos de Estabilização de Taludes. Tipos de Estruturas de Arrimo. Cálculo de Empuxos de Terra. Dimensionamento de Muros de Arrimo e Cortinas Atirantadas. Gestão de áreas de risco, mapeamento das áreas de risco, gestão de catástrofes.
EEA - Estratégias para elaboração e submissão de artigo científico Créditos: 2 Carga Horária: 30
Importância da divulgação científica; Estudo dos parâmetros avaliativos de periódicos (fator de impacto, JCR, quartis); Introdução a elaboração e a redação de artigos científicos; Escrita científica em inglês; Estruturação do manuscrito (título; resumo; introdução; metodologia; resultados; discussão; conclusões e referências); Apresentação de figuras, gráficos e tabelas; Busca de referências bibliográficas e utilização de ferramentas para incorporação de citações; Elaboração da cover letter, highlights e graphical abstract; Ambientação com a plataforma de submissão. Elaboração da carta de resposta aos revisores. Resubmissão do manuscrito. Aprovação final das proofs.
EFD - 1 – Elementos finitos na durabilidade 1 Créditos: 4 Carga Horária: 60
Projeto Orientado para o Ciclo de Vida do Material, Análise Matricial de Estruturas, Métodos dos resíduos ponderados, Elementos Finitos uni, bi e tridimensionais. Teoria da Elasticidade.
EFD - 2 – Elementos finitos na durabilidade 2 Créditos: 4 Carga Horária: 60
Introdução. A importância da análise não linear de estruturas. Teoria da plasticidade: critérios de ruptura, condições de carga, descarga e recarga, matriz de rigidez tangente. Método de Newton-Raphson e métodos incrementais/iterativos. Problemas de convergência. Introdução à Mecânica da fratura, Mecânica do dano e Mecânica do contato.
EFE- Eficiência energética nas edificações Créditos: 3 Carga Horária: 45
A crise energética. Eficiência energética. Políticas públicas de eficiência energética no Brasil. Conservação de energia na edificação. Sustentabilidade e eficiência energética. Estratégias para inserção de energias renováveis como Eólica, Fotovoltaica, Sistema de Aquecimento Solar no projeto de arquitetura sustentável. Consumo de energia no setor de edificações. Eficiência energética no setor residencial e comercial. Materiais construtivos, aspectos arquitetônicos e a eficiência energética. Legislação e normas relativas à eficiência energética e sustentabilidade.
ESMD - Estabilização de solos e metodologias de dosagem Créditos: 3 Carga Horária: 45
Princípios de estabilização de solos. Estabilização mecânica. Compactação. Estabilização granulométrica. Estabilização físico-química. Metodologias de dosagem. Tratamento de solos com cimento, cal e resíduos industriais. Propriedades mecânicas de solos estabilizados.
EST – Estatística Créditos: 4 Carga Horária: 60
Análise Exploratória de Dados. Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Teoria básica da estimação. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Regressão linear e correlação. Introdução à Estatística Multivariada.
FTC - Fundamentos de transferência de calor Créditos: 3 Carga Horária: 45
Mecanismos de transferência de calor. Condução de calor em regime permanente. Convecção forçada. Convecção natural. Radiação.
GAR – Gestão e aproveitamento de resíduos Créditos: 3 Carga Horária: 45
Introdução. Caracterização de resíduos. Políticas de resíduos sólidos. Normas técnicas e responsabilidades. Instrumentos de gestão integrada de resíduos. Impactos dos resíduos sólidos no ambiente urbano. Gestão Ambiental de Resíduos. Tratamento e destinação de resíduos. Técnicas de redução dos resíduos urbanos, valorização, reemprego. Estratégias para redução dos resíduos e do impacto ambiental. Uso de resíduos na construção civil. Estudo de casos. Visitas técnicas.
GEO - Geoprocessamento para aplicações ambientais e cadastrais Créditos: 3 Carga Horária: 45
Geoprocessamento: Definições e principais aplicações. Sistemas de informações geográficas. Representações computacionais dos mapas. Modelagem de dados em geoprocessamento. Sistemas de informações geográficas para análise ambiental e manejo de recursos naturais. Métodos quantitativos de análise dos fatores estruturais e do uso e cobertura do solo. Implementação de banco de dados georreferenciados para aplicações ambientais e cadastrais.
IGA – Investigações geotécnicas em áreas urbanas Créditos: 3 Carga Horária: 45
Aplicação de métodos e técnicas para a caracterização e avaliação do meio físico referente à resistência, deformabilidade, permeabilidade e erodibilidade de solos e rochas, assim como de técnicas de monitoramento geotécnico para áreas urbanas. Identificação e monitoramento de áreas urbanas degradadas. Processos do meio físico. Investigação, caracterização e avaliação de áreas contaminadas e seus contaminantes.
MAC - Materiais cimentícios Créditos: 4 Carga Horária: 60 (TEORIA: 45 e PRÁTICA: 15)
Pozolanicidade. Materiais pozolânicos diversos: cimentos, metacaulim, sílica e vidros, cinzas volantes, resíduos minerais e industriais. Concretos e argamassas. Desenvolvimento de reações químicas e fases cerâmicas em concretos e argamassas. Caracterização microestrutural de concretos e argamassas. Efeitos das características microestruturais nas propriedades de concretos e argamassas.
MCP – Materiais empregados na construção de pavimentos Créditos: 3 Carga Horária: 45
Materiais de insumos e preparados para construção de pavimentos. Resistência e elasticidade de materiais de pavimentação. Desempenho de pavimentos. Consideração do tráfego em projetos de pavimentos. Métodos de Dimensionamento de pavimentos. Análise mecanicista de estruturas de pavimentos asfálticos. Reforço estrutural de pavimentos asfálticos.
MNF – Métodos numéricos para a dinâmica de fluidos Créditos: 3 Carga Horária: 45
Aproximações e Erros Numéricos, Solução de Equações, Interpolação e Extrapolação. Diferenciação numérica. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Solução numérica de equações diferenciais parciais.
MPE- Modelos de previsão em engenharia Créditos: 3 Carga Horária: 45
Previsão em engenharia. Medidas de erros. Regressão linear múltipla. Regressão não linear. Regressão Logística. Introdução às séries temporais. Métodos de suavização exponencial. Modelos autoregressivos de médias móveis. Topicos adicionais em regressão ou modelagem de séries temporais.
PAE - Planejamento e análise de experimentos Créditos: 4 Carga Horária: 60
Princípios básicos da experimentação. Projetos experimentais: com um fator, em blocos, fatoriais, do tipo 2k, do tipo 2k-p e do tipo central composto. Experimentos com misturas. Análise estatística: abordagem paramétrica e não paramétrica, análise de variância, avaliação dos efeitos, gráfico normal dos efeitos e análise dos resíduos. Introdução à otimização experimental de produtos e processos (metodologia de superfície de resposta). A utilização de um software para planejamento e análise de experimentos.
PGR – Planejamento e gestão de recursos hídricos Créditos: 3 Carga Horária: 45
Conceitos: Balanço Hídrico; Disponibilidade Hídrica; Outorga; Enquadramento das Águas; Gestão dos Recursos Hídricos (RH) no Brasil e nos estados, em especial Santa Catarina; Diagnóstico do uso e da ocupação do solo e do aproveitamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica: Caracterização geral da bacia hidrográfica; Aspectos jurídicos; institucionais e socioeconômicos; Usos, disponibilidade e demanda atual e futura de águas superficiais e subterrâneas; Identificação das fontes de poluição pontuais e difusas atuais e planejamento de lançamentos; Estado atual dos corpos hídricos; áreas de enchentes e deslizamentos; Prognóstico do uso e da ocupação do solo e do aproveitamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica: Evolução da distribuição das populações e das atividades econômicas; Evolução de usos e ocupação do solo; Políticas e projetos de desenvolvimento existentes e previstos; Evolução das condições de quantidade e qualidade dos corpos hídricos; Usos desejados de recursos hídricos, em relação às características específicas de cada bacia hidrográfica. Planejamento urbano dos recursos hídricos junto com a reformulação de Planos Diretores Urbanos.
SUE – Sustentabilidade em edificações Créditos: 3 Carga Horária: 45
Definição de sustentabilidade. Dimensões da sustentabilidade. Avaliação de sustentabilidade de edifícios. Variáveis atreladas à sustentabilidade de edifícios. Avaliação do Ciclo de Vida.
TAR – Tratamento de águas residuárias Créditos: 3 Carga Horária: 45
Processos de tratamento de águas residuárias destinados à remoção de matéria orgânica e nutrientes. Aspectos operacionais e projeto de reatores tipo lodos ativados em batelada sequencial (RBS) e biorreatores de membranas (BRM) para tratamento de esgoto sanitário em edifícios e condomínios. Uso de sistemas wetlands para o tratamento de esgoto sanitário para pequenos loteamentos. Projeto de lagoas de estabilização e lagoas de alta taxa como alternativa ao tratamento descentralizado de esgoto em pequenas comunidades. Utilização de processos físico-químicos em estações compactas de tratamento de esgotos.
TOE/ILC - Tópicos Especiais em Desevolvimento Sustentável na Construção Civil - Introdução ao Lean Construction Créditos: 3 Carga Horária: 45
O Sistema Toyota de Produção. Ferramentas Lean. Abordagem da Filosofia Lean no setor da construção civil. Aplicação do Lean Construction.
TOE-COL - Tópicos Especiais em Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil - Conforto Luminoso Créditos: 3 Carga Horária: 45
Introdução aos conceitos fundamentais em iluminação. Avaliação de iluminação natural. Métodos de
avaliação de desconforto visual. Simulação da iluminação natural.
TOE/DFC - TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL: DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL Créditos: 4 Carga Horária: 60
Equações básicas; Técnicas de discretização: diferenças finitas e volumes finitos; Consistência, estabilidade e convergência de um esquema numérico; Métodos de solução para sistemas de equações algébricas; Regime permanente e regime transiente: métodos implícitos e explícitos; Solução numérica de escoamentos incompressíveis: métodos de acoplamento pressão-velocidade.
TOE/IFT - Introdução aos Fenômenos de Transporte Créditos: 2 Carga Horária: 30
Introdução aos conceitos fundamentais. Noções de mecânica dos fluidos. Noções de termodinâmica.
Noções de transporte de massa e calor.
TOE-MOB - Tópicos especiais em planejamento urbano e infraestrutura: mobilidade urbana sustentável. Créditos: 2 Carga Horária: 30
Política Nacional de Mobilidade Urbana. Planejamento viário para os modos de transporte urbano: ativos, coletivos, cargas e misto. Estratégias de Desenho Urbano. Proposta de intervenção viária em espaço público urbano.
URA – Uso Racional da água em edificações Créditos: 3 Carga Horária: 45
Definições. Uso Racional da Água. Uso Racional da Água em edificações. Utilização de fontes alternativas de abastecimento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.