Desenvolvimento de um sistema de geração e medição de campo magnético para detecção de correntes Eddy em volumes condutores visando à aplicação em tomografia de indução magnética
Objetivos
Este projeto tem por objetivo desenvolver tecnologia em instrumentação eletrônica para aplicação em tomografia de indução magnética. Esta é uma técnica de produção de imagens que tem despertado grande interesse em pesquisadores envolvidos em técnicas de tomografia nos últimos 10 anos, devido a sua versatilidade, pois pode ser aplicada em materiais biológicos tanto quanto em condutores metálicos ou materiais magnéticos e por ser consideravelmente mais simples e barata que as técnicas convencionais baseadas em raios X e ressonância magnética, além de não exigir contacto elétrico entre a amostra e o sistema de medição, o que permite obter medições menos sujeitas a interferências eletromagnéticas. Pretende-se desenvolver os dois blocos básicos do sistema: A fonte de campo magnético que excita a amostra e o sistema de medição do campo secundário. Estes sistemas serão projetados usando a tecnologia disponível, através de simulações e montagens, buscando-se otimizar o desempenho de cada parte no sentido de maximizar a resolução da imagem. Pretende-se também desenvolver uma plataforma em ambiente LabView para comandar os circuitos e realizar as medições de forma automática através de uma placa de aquisição de dados de dezesseis canais..
Data de Início: 01/08/2009 Data de Término: 31/07/2011
Participantes
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.