Com base nos decretos do Governo do Estado de Santa Catarina em relação ao combate ao coronavírus, está página apresenta algumas informação para auxílio no Ensino a Distância.
O CCT disponibiliza o Moodle, que é um sistema de gestão da aprendizagem e está disponível no endereço: https://moodle.joinville.udesc.br/
Caso o professor não tenha disciplina criada no mesmo, precisamos que faça um primeiro login na ferramenta e depois basta abrir o chamado no HelpDesk, informando o nome da disciplina e código dela conforme o Siga.
Tutoriais para uso do Moodle:
https://www.udesc.br/cead/coordenadoria/informatica/moodle
Teams
Entre todos os aplicativos liberados para uso no Office 365, o Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina chat, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho. Para criação de uma equipe de trabalho no Teams, por favor abra um chamado no Helpdesk do CCT informando o nome do grupo, uma descrição e se o grupo é para uso administrativo (departamentos, reuniões de colegiado, programas de pós-graduação, etc) ou uso educacional (turmas de aula, ensino online, etc).
Stream
O Microsoft Stream é um serviço de vídeo corporativo no qual os usuários da UDESC podem carregar, exibir e compartilhar vídeos. Você pode compartilhar gravações de aulas, reuniões, apresentações, sessões de treinamento ou outros vídeos que auxiliam na colaboração da equipe.
Neste vídeo é apresentado como realizar o upload de um vídeo na plataforma Stream.
Para videoconferências ao vivo e/ou gravadas existem as opções a seguir:
O BigBlueButton já está agregado ao Moodle do CCT, então acessar o curso desejado, Ativar o modo de Edição e clicar na opção Adicionar uma atividade ou recurso, na lista existe a opção BigBlueButtonBN.
Será criado o recurso para iniciar uma sessão de vídeoconferência. Não esqueça de marcar para gravar a conferência caso deseje deixar disponível para acessos posteriores.
Vídeo Tutorial de como usar o BigBlueButton no Moodle
Para comunicações usando vídeoconferência via web da RNP, basta que o professor e os alunos façam acesso no WebConferência RNP e realizem a autenticação via sistema CAFe, da mesma forma que o portal da Capes. Não existem uma inegração direta com o Moodle, mas é possível, por exemplo, colocar o link que dá acesso a sala da webconferência.
O Skype for Bussiness faz parte do pacote Office365 e pode ser utilizado para conferência com até 250 pessoas. Todos com idUdesc possuem acesso.
Se ainda não tem o Skype for Bussiness, para baixá-lo basta acessar o link office.udesc.br, informar o CPF@udesc.br e a senha do idUdesc e clicar na opção Aplicativos e Dispositivos, aparecerá a opção para fazer download do mesmo. A autenticação é o CPF@udesc.br e a senha do idUdesc
O Teams faz parte do pacote Office365 e pode ser utilizado para chats, reuniões, tarefas, conteúdos e sala de aula. Para acessá-lo basta acessar o link office.udesc.br, informar o CPF@udesc.br e a senha do idUdesc. O Teams está disponível também como um aplicativo para computador, tablets e smartphones.
HelpDesk
O HelpDesk do CCT foi liberado acesso externo com autenticação do idUdesc, basta informar o seu CPF e a senha e está a disposição.
Problemas com acesso ao idUdesc? Maiores informações podem ser vistas no link a seguir.
Acesso ao OpenVPN do CCT
Acesso a VPN do CCT para acesso aos diretórios e alguns outros serviços. Nessa página do CINF existem os arquivos de configuração da VPN.
Lembrando que a VPN do CCT pode ser utilizado em Windows, Linux, MacOs, iPhone, Android e outros.
Um manual detalhado com a configuração para Windows está disponível aqui.
Uma vez que esteja conectado na VPN do CCT, basta seguir os procedimentos do tutorial a seguir (para Windows).
Configurações semelhantes podem ser feitas para Linux e MacOS.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.