ÍNDICE DOS RESUMOS - FAED:
1. “O FIM DO EMPREGO E O NOVO PROFISSIONAL”: REVISTAS SEMANAIS E TRABALHO NO BRASIL (1990-2000) (Geovanni Rocha Junior, Reinaldo Lindolfo Lohn)
2. “O MUNDO DE SOFIA”, SOFIA EM SEU MUNDO. Releituras e interpretações (Mariah de Moraes Lima Vieira, Celso João Carminati)
3. A COLONIALIDADE E A CRIMINALIZAÇÃO DO PROFESSOR: UM DEBATE ENTRE A LIBERDADE ACADÊMICA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO (André Gesser de Moraes, Cristiani Beeta da Silva)
4. A CRIAÇÃO DO ESPAÇO DE MEMÓRIA SANTA TERESA. (Camila Thomazini de Oliveira, Viviane Trindade Borges)
5. A EDUCAÇÃO DO PRÍNCIPE: A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA NA OBRA AS AVENTURAS DE TELÊMACO (Eduardo Rodrigues Martorano, Paola Povosian Freitas Calle, Silvia Regina Liebel)
6. A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, PROCESSOS COGNITIVOS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (Schaiane Martins Leal, Alessandra Luíse Nienkotter, Letícia Bernardes Ignácio, Geovana Mendonça Lunardi Mendes)
7. A IMPLANTAÇÃO DO NOVO CURRÍCULO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – FAED/UDESC (Carolina Araújo Michielin, Amabili Fraga, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins)
8. A JUVENTUDE NAS PÁGINAS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DURANTE A DÉCADA DE 1970 (Patrick Freire Machado, Luciana Rossato)
9. A PRESENÇA DE ROBERT MERTON NA LITERATURA CIETIFÍCA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (Lucas Mendes, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas)
10. ANÁLISE GEOGRÁFICA DAS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS DA REGIÃO SUL (Beatriz Delfino de Lima, Augusto Cesar Mendes, Cássio Donadel Guterres, Isa de Oliveira Rocha)
11. AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Cadidja Assis Pinto, Stefani Dias Leite, Luisa Tombini Wittmann)
12. AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Stefani Dias Leite, Cadidja Assis Pinto, Luisa Tombini Wittmann)
13. AS POLÍTICAS DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DO GLOBAL AO LOCAL (Marcela Helena Caminada, Martha Kaschny Borges)
14. AS REPRESENTAÇÕES DO MODELO DAS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS NA IMPRENSA PAULISTA (1956-1963) (Sara Lara de Araujo Cavenaghi, Norberto Dallabrida, Tânia Regina da Rocha Unglaub)
15. BIBLIOTECA PARTICULAR DE EGLÊ MALHEIROS MIGUEL: LIVROS, LEITURAS E SEUS RASTROS (1927 – 2013) (Isadora Muniz Vieira, Maria Teresa Santos Cunha)
16. CARTA GEOMORFOLÓGICA DE DETALHE DA LAGOINHA DO LESTE, FLORIANÓPOLIS – SC (Yasmim Rizzolli Fontana dos Santos, Jairo Valdati, Francisco Henrique de Oliveira)
17. CIRCULARIDADE MIGRATÓRIA: UMA ANÁLISE DO FLUXO DE BRASILEIRAS E SUAS EXPERIÊNCIAS COMO MULHERES MIGRANTES SUAS EXPERIÊNCIAS COMO MULHERES MIGRANTES (Leonardo Matheus da Silva, Gláucia de Oliveira Assis, Flávia de Mattos Motta)
18. DADOS PRELIMINARES: PERCEPÇÃO DE RISCO DA POPULAÇÃO DE XANXERÊ, PASSOS MAIA E PONTE SERRADA APÓS O TORNADO DE 2015 (Giovana Pereira Carraro D’Espindula, Amanda Cristina Pires)
19. DISCURSO E MÍDIA: A CRIMINALIDADE CARIOCA NO BLOG CRIMENEWS (2010 – 2017) (Eduardo Müller Farias, Viviane Trindade Borges)
20. DISCUSSÃO DA INFLUÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NO USO E COBERTURA DA TERRA NO ENTORNO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO INMET EM SÃO JOSÉ/SC SOBRE OS PARÂMETROS METEOROLÓGICOS MONITORADOS (João Paulo Oliveira da Rosa, Daniela de Souza Onça, Edna Lindaura da Silva)
21. DO TRAÇADO MANUAL AO REGISTRO DIGITAL: O ACERVO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR ELPÍDIO BARBOSA (1909-1966): DIMENSÕES E POSSIBILIDADES (Gabriel da Rosa Dalapria, Júlia Espíndola Paredes, Maria Teresa Santos Cunha)
22. DO TRAÇADO MANUAL AO REGISTRO DIGITAL: O ACERVO PROFISSIONAL DO PROFESSOR CATARINENSE ELPÍDIO BARBOSA (1909-1966): DIMENSÕES E POSSIBILIDADES (Júlia Espíndola Paredes, Gabriel da Rosa Dalapria, Maria Teresa Santos Cunha)
23. EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO CATARINENSE: O QUE DIZ O ACERVO MEMÓRIA ESTATÍSTICA DO BRASIL (1870-1929) (Dilce Schüeroff, Vera Lucia Gaspar da Silva)
24. EXPERIÊNCIAS E RETORNOS: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO DE BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS (2001-2008). (Elesiane Bonatto, Emerson César de Campos)
25. FICÇÕES SOBRE MAURINA: A TRAJETÓRIA DE MAURINA BORGES DA SILVEIRA EM TEXTOS FICCIONAIS (João Lenon Siqueira Pereira, Caroline Jaques Cubas)
26. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA: LICENCIATURAS EM FOCO (Silvana Tyska Peroni, Evita Alicia Gomes Silveira, Lourival José Martins Filho)
27. HISTÓRIA PÚBLICA E MEMÓRIAS DIFÍCEIS: UM ESTUDO SOBRE OS TRABALHOS REALIZADOS DENTRO DO HOSPITAL SANTA TEREZA (Renato Dal Forno Bastos, Viviane Trindade Borges)
28. IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA PÓS DCNs – 2006: Estudo investigativo na FAED/UDESC (Gabriela Mosqueta Feraso, Zenir Maria Koch)
29. INFÂNCIA BRASILEIRA POBRE E DIREITOS HUMANOS: DEBATES SOBRE OS ARTIGOS 1 E 2 DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA (1976 - 1990) (Mateus Vieira de Souza, Silvia Maria Fávero Arend)
30. INFÂNCIA BRASILEIRA POBRE E DIREITOS HUMANOS: DEBATES SOBRE OS ARTIGOS 28 E 29 DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA (1976 - 1990) (Bárbara Coelho de Carvalho, Silvia Maria Fávero Arend)
31. INFÂNCIA CONSTRUÍDA: REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NA FOLHA DE SÃO PAULO( 1976-1990). (Elenice Costa Loch, Flávia de Mattos Motta)
32. INSTRUMENTOS MUNICIPAIS DE GESTÃO DE RISCO: PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PLANOS COMUNITÁRIOS DE REDUÇÃO DE RISCO E NÚCLEOS COMUNITÁRIOS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. (Davi Martins Gnecco, Mario Jorge Cardoso Coelho Freitas, Patrícia Taeko Kaetsu, Mariane Alves Dal Santo, Rodrigo Pinheiro Ribas)
33. INVESTIGANDO OS CONCEITOS DE CIDADE E URBANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (Angel Albano, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins)
34. LEITURAS DE ROBERT MERTON NO CAMPO DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (Irajayna de Sousa Lage Lobão, Danielle Borges Pereira, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas)
35. MARGARET CAVENDISH: UM CASO DE AUTORIA FEMININA NA INGLATERRA DO SÉCULO XVII. (Paola Povosian Freitas Calle, Eduardo Martorano, Silvia Regina Liebel)
36. NACIONALISMO E CULTURA ESCOLAR: AS TENSÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM COLÔNIAS ESTRANGEIRAS DE SC (1930-1940) (Juliano Cabral Pereira, Cristiani Bereta da Silva)
37. NACIONALISMO E CULTURA ESCOLAR: AS TENSÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM COLÔNIAS ESTRANGEIRAS DE SC (1930-1940) (Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos, Cristiani Bereta da Silva)
38. O CALOR DA HORA: A PRESENÇA DA NOVA ESQUERDA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1975-1995) (Florian Walther, Luiz Felipe Falcão)
39. O COLONIALISMO EM ÁFRICA EM NARRATIVA LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA IGBO NA ESCRITA DE CHINUA ACHEBE. (Emílio Ranieri Migliorini, Cláudia Mortari)
40. O CRIME DE BÚZIOS: A MORTE DA PANTERA EM MANCHETE (Amanda Borb de Jesus, Marlene de Fáveri)
41. O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA EM FLORIANÓPOLIS-SC: IMPACTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA DO ENSINO DE ÁFRICA (Ticiane Caldas de Abreu, Paulino de Jesus Francisco Cardoso)
42. O MODELO DE PROGRESSO CIENTÍFICO DE THOMAS KUHN E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE A GEOGRAFIA (Letícia Bernardes Ignácio, Daniela de Souza Onça)
43. O QUE PODE A GLOBALIZAÇÃO? INVESTIGAÇÕES E INVENÇÕES EM EDUCAÇÃO (Willian Sartor Preve, Ana Maria Hoepers Preve)
44. OBJETOS EM LEI: PROVIMENTO MATERIAL DA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1892 a 1919) (Amanda Brunetta Cividini, Vera Lúcia Gaspar da Silva)
45. PERCURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL:VIVÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Marina Machado Bontein da Rosa, Núcia Alexandra Silva de Oliveira)
46. PERCURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA (Maria Fernanda das Chagas, Núcia Alexandra Silva de Oliveira)
47. PERCURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. (Bianka Maria Delagracia, Núcia Alexandra Silva de Oliveira)
48. PODRES PODERES: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DAS FOLHAS DE ALTERAÇÃO (Mariani Casanova da Silva, Lucas Txai, Daniel Saraiva, Mariana Rangel Joffily)
49. PRÁTICAS DA EDUCADORA OLGA BECHARA NAS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS DE SOCORRO (1959-1962) (Michelli da Silva Costa, Norberto Dallabrida, Tânia Regina da Rocha Unglaub)
50. PROFESSOR ORESTES GUIMARÃES: BIOGRAFIA DE UM EDUCADOR: OS JORNAIS COMO FONTE DE PESQUISA NA ÁREA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Priscila Aguiar Souza Preuss, Gladys Mary Ghizoni Teive)
51. PROSTITUTAS E CRIMINOSAS: O DISCURSO ACERCA DAS MULHERES DELINQUENTES PARA CESARE LOMBROSO E GUGLIELMO FERRERO (1893) (Carolina Wanderley Van Parys de Wit, Viviane Trindade Borges)
52. PROTAGONISMO DOS BIBLIOTECÁRIOS UNIVERSITÁRIO: UMA ANÁLISE DO MODELO ESPANHOL CRAI (Marcela Gaspar Custódio, Jéssica Glienke, Elisa Cristina Delfini Corrêa)
53. PROTAGONISMO DOS BIBLIOTECÁRIOS UNIVERSITÁRIOS: uma análise do modelo espanhol CRAI (Jéssica Glienke David, Marcela Gaspar Custódio, Elisa Cristina Delfini Correa)
54. REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA COMO SUBSÍDIO EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (Mellany Viaro Gobbi de Mattos, Sonia Maria Martins de Melo)
55. RELAÇÕES E DISTINÇÕES NA APLICAÇÃO DO ENSINO PERSONALIZADO NO COLÉGIO SANTA CRUZ (1959-1962) (Tibério Storch de Souza, Stefanie Schreiber, Norberto Dallabrida, Tânia Regina da Rocha Unglaub)
56. REPRESENTAÇÕES SOBRE OS JOVENS NAS REVISTAS VEJA E ISTOÉ NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 (Nathalia Jonaine Hermann, Luciana Rossato)
57. SANTA CATARINA (BR) E MASSACHUSETTS (EUA): ASPECTOS DE GEOGRAFIA ECONÔMICA (Gabriela Calvette Cesar, Bruno Cerino dos Santos, Isa de Oliveira Rocha)
58. SENSORIAMENTO REMOTO COM LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO APLICADO A PREVISÃO DE INUNDAÇÃO EM ÁREAS URBANAS (Guilherme Regis, Everton Valdomiro Pedroso Brum, Guilherme Braghirolli, Francisco Henrique de Oliveira)
59. SER ALFABETIZADOR NO OLHAR DE QUEM SE ALFABETIZA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA (Evita AliciaGomes Silveira, Lourival José Martins Filho)
60. UM BALANÇO DA ASCENSÃO DA NARRATIVA NEOLIBERAL NOS PERÍODICOS BRASILEIROS EM TEMPOS DE DITADURA E REDEMOCRATIZAÇÃO (REVISTAS VEJA E ISTOÉ, 1972 - 1992) (Vinícius Augusto Pontes de Carvalho, Reinaldo Lindolfo Lohn)
61. USO DO LASER SCANNER FRENTE À LEGISLAÇÃO 12.608/2012 PARA CASO DE INUNDAÇÃO NA GESTÃO DE ÁREAS URBANAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES-SC (Mariana Pereira Koerich, Everton Valdomiro Pedroso Brum, Francisco Henrique de Oliveira)
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.