Comunidade Retrô: Mediadores do Patrimônio
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna
Coordenador: Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior
O Programa de Extensão Comunidade Retrô: Mediadores do Patrimônio emprega o conceito de Educação Patrimonial na realidade do centro tombado de Laguna, utilizando-se dos acadêmicos da UDESC como agentes mediadores da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, advinda de trabalhos elaborados e publicados em nível de ensino e pesquisa. Os objetivos do Programa Comunidade Retrô são: estimular a pensar sobre as questões envolvidas no processo de preservação do patrimônio cultural e produzir efeito replicador, desenvolver a sensibilidade, a autoestima e a vinculação afetiva da população ao patrimônio, empregar o conhecimento construído em disciplinas e pesquisas na comunidade.
Impacto Produzido:
Todas as ações do Comunidade RETRO são desenvolvidas dentro das atividades previstas para o grupo de pesquisa intitulado NAUTA ( Núcleo de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia Aplicada, que é reconhecido pelo Cnpq ) que tem como objetivo geral desenvolver atividades de pesquisa e extensão orientadas por uma abordagem interdisciplinar no âmbito da Arquitetura e Urbanismo. O grupo, que é sediado no Laboratório de Preservação do Patrimônio do CERES-UDESC, vem desenvolvendo pesquisas sobre Policromia Urbana, Geoprocessamento, Fotogrametria como apoio à gestão do patrimônio edificado ( apoiadas por editais da FAPESC e do CNPQ ), todas relacionadas com a ação de extensão, visto que geram material para ser diretamente empregado na realidade de Laguna.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.