Maratonas de Programação
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville
Coordenadora: Karina Girardi Roggia
A computação se apresenta à sociedade na forma das mais variadas tecnologias e como parte integrante da vida de todos. Promover as práticas de raciocínio lógico e matemático trazem benefícios para uma sociedade soberana. A arte-ciência da programação é a atividade núcleo das tecnologias atuais sendo essencial o fomento à sua execução. A Maratona de Programação é um evento existente desde 1996 no Brasil, nascida das competições classificatórias para as finais mundiais do International Collegiate Programming Contest. A competição consiste em equipes de três alunos que devem resolver o maior número de problemas no menor tempo possível. A prova é realizada em três fases: regional, nacional e internacional. O Programa tem a visão de que, com o fomento à programação competitiva, um ciclo virtuoso é criado, culminando no desenvolvimento e fortalecimento da indústria e da pesquisa em Computação.
Público beneficiado:
studantes de computação e exatas da região de Joinville e profissionais de empresas de TI. Número de beneficiados 800
Impacto Produzido:
Apesar dos dois anos de execução terem sido majoritariamente dentro da época de pandemia, as atividades do programa foram adaptadas ao formato online dentro de restrições sociais. Foi possível manter um grupo estruturado para o estudo e prática da programação competitiva, atraindo novos talentos, organizando repositórios de informações e material de ensino e formando recursos humanos em um mercado atualmente com déficit de profissionais. O programa solidifica a UDESC como um dos principais nomes da programação competitiva no sul do país.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.