Objetivo é aumentar segurança e otimizar atendimento
de ocorrências próximas aos campus - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está colaborando com a Polícia Militar (PM-SC) para reforçar a segurança do campus em Balneário Camboriú por meio da integração das câmeras de videomonitoramento do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) com a Central Regional de Emergências do município (Crebc).
Desde o dia 9, a Crebc passou a ter acesso às imagens das câmeras externas e de entradas no campus. O objetivo é proporcionar mais segurança e otimizar o atendimento de possíveis ocorrências próximas à universidade.
A iniciativa partiu do diretor administrativo da Udesc Balneário Camboriú, Alexander Ricardo Martins, que sugeriu a ideia para auxiliar na segurança ao redor do campus, já que o local ainda tem poucos moradores e construções, além de ser mais afastado do centro da cidade. A parceria contou com total apoio do diretor-geral da unidade, José Carlos de Souza.
O projeto iniciou com um primeiro contato com a
Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC), que repassou orientações sobre os equipamentos e softwares utilizados pelo órgão no videomonitoramento público nas cidades catarinenses.
Com suporte e acompanhamento técnico da Crebc, o técnico universitário André Salustiano, analista de suporte da unidade responsável pelo projeto, iniciou os testes e a integração foi ativada.
A Udesc Balneário Camboriú deseja ainda integrar ao projeto sistemas de reconhecimento facial e de placas de veículos que disparam alertas quando identificados indivíduos ou veículos procurados, a fim de aumentar ainda mais a segurança dos usuários do campus.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a
Direção de Administração da Udesc Balneário Camboriú.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010