Universidade estadual investiu R$ 5,2 milhões na obra,
feita no Bairro Nova Esperança - Foto: Victor Lacombe
O primeiro prédio do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 13, sendo batizado como Edifício Alcides Abreu.
A cerimônia foi prestigiada pelo governador Raimundo Colombo, pelo reitor Marcus Tomasi, pela comunidade acadêmica e por autoridades estaduais e municipais.
Segundo Colombo, "o prédio consolida o campus da Udesc em Balneário Camboriú e faz com que a universidade se torne parte da comunidade".
"O ensino universitário, sobretudo nas áreas que a Udesc oferece aqui no município, vai desempenhar um papel estratégico no desenvolvimento de Santa Catarina. Isso não é só um prédio, mas sim um passo importante para desenvolvimento da região", afirmou.
Para o reitor da Udesc, "o mais importante dessa estrutura é que a gente pode desempenhar o papel da universidade com mais qualidade ainda do que já faz. Também podemos desempenhar nosso papel de ensino, pesquisa e extensão da melhor maneira possível".
Espaço para dois cursos
Criada em 2010, a Udesc Balneário Camboriú é a unidade mais nova dos 12 centros da universidade. Seu primeiro prédio próprio tem laboratórios e salas de aula, além de biblioteca e salas de professor.
"O prédio é um marco. A
Engenharia de Petróleo passará a funcionar em fevereiro, e nós faremos uma mudança gradativa do curso de
Administração Pública, que funcionará aqui no fim de agosto", disse a diretora-geral da unidade, Maria Ester Menegasso.
"A universidade, além de se consolidar como a única pública gratuita da região, é resultado do esforço e da mobilização da comunidade de Balneário Camboriú. Muitas pessoas participaram para trazer a Udesc ao município. Esse movimento foi um exercício da democracia e cidadania em prol da educação pública", destacou.
Para o secretário-geral do Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap), Israel Gochinski, a obra é de grande importância por ampliar a presença da universidade na região. "As pessoas me perguntam 'onde fica a Udesc?' e agora posso dizer que temos um endereço próprio", salientou.
A aluna Alexia Brandão, que integra o Centro Acadêmico de Engenharia de Petróleo (Caep), também elogiou as condições do novo edifício: "No prédio anterior [alugado pela universidade], não tínhamos uma estrutura tão grande. Aqui temos muitos equipamentos e isso vai melhorar muito a nossa prática, além da teoria".
Sobre a obra
O nome da construção homenageia o idealizador da universidade,
professor Alcides Abreu (1926-2015), que fundou outras instituições públicas, como o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Iniciada em 2015, a obra de 2,4 mil metros quadrados teve investimento da Udesc no valor de R$ 5,2 milhões, no Bairro Nova Esperança, em terrenos da Avenida Lourival Cesário Pereira adquiridos com recursos da universidade e doados pela Prefeitura de Balneário Camboriú.
A estrutura segue o modelo do
Edifício da Engenharia Ambiental e Sanitária do
Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, que foi inaugurado em fevereiro de 2014 e obedece aos conceitos do
green building (construção verde), com iluminação e aquecimento de água por energia solar e com captação e reutilização de água da chuva.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010