Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/05/2024-16h56

Udesc realizará encontro em Joinville para debater racismo e diversidade étnico-cultural

Evento é resultado de diversas parcerias - Artes: Div.
Em 10 de junho, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e parceiros realizam o 2º Encontro Étnico-Racial: Memórias e Narrativas que nos Transformam, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. As inscrições podem ser feitas pela internet. Acesse o formulário para se inscrever.

O evento ocorrerá no Auditório do Bloco I da Udesc Joinville, com programação das 9h às 19h30, incluindo mesas-redondas, oficinas e atividades culturais. Uma das atividades é uma visita à Comunidade Indígena do Piraí. Confira a programação abaixo e neste link.

A iniciativa visa "promover diálogos antirracistas, discutir políticas afirmativas e revisitar a diversidade étnico-cultural de Santa Catarina". Voltado a estudantes, educadores e profissionais das redes de ensino, o encontro é gratuito e aberto aos interessados.

Além do Neab Udesc, são organizadores do evento os laboratórios de Direitos Humanos (LabDH) e de Educação e Sexualidade (LabEduSex), do Centro de Educação a Distância (Cead)

Udesc Joinville

Na Udesc Joinville, a iniciativa mobiliza diversas parcerias, incluindo os programas de extensão Playground da Matemática, Laboratório de Psicologia da Educação para o Ensino da Ciência (Lapsi) e UniDiversidade CCT;  o projeto Cientifi-Cidade: Popularizando a Ciência e a Universidade; e o programa de cultura UniversiArte CCT; além do Neab do centro de ensino.

No centro de ensino do norte do Estado, a proposta do Encontro Étnico-Racial se formou junto aos licenciandos nas aulas de Políticas Públicas e Legislação, do Departamento de Química, e cresceu com o envolvimento dos Departamentos de Física e de Matemática, como uma possibilidade de discutir o tema na formação inicial de professores. 

Caminhando com Antonieta de Barros

A edição inaugural do evento, em 2023, abordou o projeto de cultura Caminhando com Antonieta de Barros. Realizado no ano anterior, o projeto produziu um curta-metragem sobre a professora e escritora, filha de ex- escravizada, que se tornou a primeira deputada negra de Santa Catarina e do Brasil na década de 1930, tendo o nome recentemente inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da PátriaAssista ao curta-metragem no YouTube.

Feito com incentivo do Edital Campus da Cultura, o filme é resultado de ações conjuntas da Udesc Cead: o programa Memorial Antonieta de Barros e a ação Caminhando com Antonieta de Barros: Narrativas de resistências e ancestralidades, coordenadas pela técnica Maria Helena Tomaz; e o programa Memória e Patrimônio e a ação Itinerários de Educação Museal, coordenadas pela técnica Marilane Machado de Azevedo Maia. 

Maria Helena Tomaz também coordena o Neab Udesc e preside a Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades (Caad) da universidade.

Parceria inédita

Maria Helena conta que os eventos no Norte do Estado são resultado de "uma parceria inédita envolvendo o Neab Udesc, a Udesc Joinville e a comunidade externa, incluindo muitas pessoas interessadas e militantes da pauta étnico-racial, as Comunidades Quilombolas Ribeirão do Cubatão e Itapocu, a Comunidade Indígena Piraí, a Secretaria Municipal de Educação de Joinville, o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Joinville, pesquisadores e autoridades".

"No primeiro encontro, foi firmado o compromisso de institucionalizar o Neab na Udesc Joinville, como forma de garantir o adensamento da pauta étnico- racial e suas interseccionalidades na região, em parceria com os movimentos sociais e institucionais. Uma nova ação consolidou essa parceria em novembro do ano passado, no Mês da Consciência Negra, e a partir deste ano uma bolsista do Neab atua junto a docentes do centro que são referência nas ações do núcleo", relata a coordenadora.  

Sobre o Neab Udesc

Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.

O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, também instituiu um Neab a partir deste ano e terá representantes no evento.

Mais informações sobre o Neab podem ser obtidas no site e no Instagram.


Programação do 2º Encontro Étnico-Racial 

  • 9h - Credenciamento e recepção
  • 9h30 - Abertura cultural e exposição "Narrativas e Memórias"
  • 10h - Mesa de abertura com autoridades
  • 10h30 - Mesa temática sobre o Patrimônio Étnico-Racial de SC
  • 9h30 às 15h30 - Visita da comunidade indígena do Piraí
  • 13h30 - Oficinas: Mala de Leitura Ancestral; Perspectivas de Futuro; Artesanato e Canções Indígenas; Ações das Escolas Municipais Relacionadas à Igualdade Racial; Museus e Memórias; Memórias e Narrativas
  • 15h - Coffee break e integração
  • 15h30 - Mesa-redonda sobre ações antirracistas em Joinville
  • 17h30 - Sarau com o Slam Guará
  • 19h - Despedidas e agradecimentos

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento é resultado de diversas parcerias
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.