Na ação, foram realizados 85 testes rápidos gratuitos
para diagnóstico de IST - Foto: Christian Muniz/Ascom
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, junto com a Associação Atlética Acadêmica Bárbaros da Serra, promoveu uma ação de saúde, nesta quarta-feira, 1º, com o objetivo de alertar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
O evento foi realizado, durante todo o dia, no ginásio de esportes da Udesc Lages e contou com profissionais da Vigilância Epidemiológica, que realizaram 85 testes rápidos de forma gratuita. O procedimento é sigiloso e identifica doenças como HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
Os resultados estarão disponíveis para retirada, a partir desta quinta-feira, 2, diretamente na Secretaria Municipal de Saúde. "Cada aluno deve, pessoalmente, buscar o exame para assegurar o sigilo", explica a enfermeira da Udesc Lages, Kelli Folmann, que participou da organização do evento.
Além do diagnóstico com testes rápidos, a ação visa alertar a comunidade acadêmica para a prevenção das IST, passado o período de restrições da pandemia. "Antes, estava todo mundo em casa. Agora, estão sendo liberados os espaços, as festas e as aulas. Estamos distribuindo folders e camisinhas para que, realmente, as pessoas se previnam", completa Kelli.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130