Vice-reitor e pesquisadora conversaram com diretor
e equipe da maternidade durante visita - Foto: Div
Ampliar uma parceria na área de Fisioterapia entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Maternidade Carmela Dutra, que já completa 26 anos, foi um dos objetivos da visita do vice-reitor da instituição catarinense, Luiz Antônio Ferreira Coelho, à unidade de saúde nesta quinta-feira, 1º.
Acompanhado pela professora Clarissa Medeiros da Luz, do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Coelho foi recepcionado pelo diretor da maternidade, Gilberto Seemann, pela diretora técnica, Lissandra da Silva Mafra Andujar, pela gerente de Enfermagem, Jaqueline de Souza Brasiliense Vieira, e demais integrantes da equipe.
O gestor visitou instalações da unidade hospitalar e reforçou o interesse da Udesc em ampliar o trabalho realizado em parceria entre as instituições há 26 anos, meio da Udesc Cefid.
Estágio
A parceria entre o centro de ensino e a Maternidade Carmela Dutra na área de Fisioterapia iniciou em 1997, com as atividades de estágio da primeira turma do curso de graduação da Udesc Cefid na área.
E ganhou força com o tempo, conforme relata a professora professora Soraia Cristina Tonon da Luz, egressa da primeira turma, e que hoje atua em iniciativas voltadas à saúde da mulher na maternidade.
Dentre as ações atuais desenvolvidas pela Udesc Cefid, está o trabalho realizado pelo
Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunção Sexual (Grapedis), coordenado pela professora Soraia; pelo
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Saúde Integral da Mulher (Nusim), coordenado pela professora Clarissa; e pelo projeto de extensão MaternAção, coordenado pela professora Gesilani Julia da Silva Honório.
Mais informações sobre as ações podem ser obtidas no Instagram do
Grapedis, do
Nusim e do
MaternAção.
Atendimentos gratuitos
As atividades feitas por docentes e acadêmicos na maternidade articulam ensino, pesquisa e extensão, e todos os serviços, incluindo atendimentos a pacientes, são prestados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações recentes incluem, por exemplo, o atendimento fisioterapêutico ambulatorial para mulheres com disfunções do assoalho pélvico, endometriose, câncer de mama e câncer ginecológico. A Udesc Cefid também faz, há 26 anos, o atendimento às pacientes nas unidades de internação da maternidade.
Saúde da Mulher
O atendimento fisioterapêutico na área da saúde da mulher é feito por acadêmicos e fisioterapeutas vinculados às disciplinas de graduação e aos programas de extensão Reabilitar e Integrar, NuSIM e MaternAção.
Uma ação específica voltada para o acompanhamento do desenvolvimento de bebês prematuros nascidos na maternidade é desenvolvida sob supervisão da professora Dayane Montemezzo.
Pesquisa
As professoras contam que, ao longo dos anos, a pesquisa científica foi consolidada na maternidade por meio da parceria entre as docentes e o corpo clínico, sendo chancelada por diversos editais de fomento de órgãos públicos, entre eles Fapesc, PPSUS, MEC-MS e PET-Saúde.
"O curso de Fisioterapia da Udesc Cefid se destaca por promover o tratamento fisioterapêutico para doenças que limitam a vida de tantas mulheres em um hospital da Secretaria de Estado da Saúde que é referência na atenção à saúde da mulher em Santa Catarina, exaltando a importância da universidade como promotora do desenvolvimento social através da prestação de serviços de qualidade", afirmam as professoras.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009