Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2023-19h40

Udesc e Maternidade Carmela Dutra querem ampliar parceria na área da saúde

Vice-reitor e pesquisadora conversaram com diretor e equipe da maternidade durante visita - Foto: Div
Ampliar uma parceria na área de Fisioterapia entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Maternidade Carmela Dutra, que já completa 26 anos, foi um dos objetivos da visita do vice-reitor da instituição catarinense, Luiz Antônio Ferreira Coelho, à unidade de saúde nesta quinta-feira, 1º.

Acompanhado pela professora Clarissa Medeiros da Luz, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Coelho foi recepcionado pelo diretor da maternidade, Gilberto Seemann, pela diretora técnica, Lissandra da Silva Mafra Andujar, pela gerente de Enfermagem, Jaqueline de Souza Brasiliense Vieira, e demais integrantes da equipe.

O gestor visitou instalações da unidade hospitalar e reforçou o interesse da Udesc em ampliar o trabalho realizado em parceria entre as instituições há 26 anos, meio da Udesc Cefid.

Estágio

A parceria entre o centro de ensino e a Maternidade Carmela Dutra na área de Fisioterapia iniciou em 1997, com as atividades de estágio da primeira turma do curso de graduação da Udesc Cefid na área.

E ganhou força com o tempo, conforme relata a professora professora Soraia Cristina Tonon da Luz, egressa da primeira turma, e que hoje atua em iniciativas voltadas à saúde da mulher na maternidade.

Dentre as ações atuais desenvolvidas pela Udesc Cefid, está o trabalho realizado pelo Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunção Sexual (Grapedis), coordenado pela professora Soraia; pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Saúde Integral da Mulher (Nusim), coordenado pela professora Clarissa; e pelo projeto de extensão MaternAção, coordenado pela professora Gesilani Julia da Silva Honório.

Mais informações sobre as ações podem ser obtidas no Instagram do Grapedis, do Nusim e do MaternAção.

Atendimentos gratuitos 

As atividades feitas por docentes e acadêmicos na maternidade articulam ensino, pesquisa e extensão, e todos os serviços, incluindo atendimentos a pacientes, são prestados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações recentes incluem, por exemplo, o atendimento fisioterapêutico ambulatorial para mulheres com disfunções do assoalho pélvico, endometriose, câncer de mama e câncer ginecológico. A Udesc Cefid também faz, há 26 anos, o atendimento às pacientes nas unidades de internação da maternidade.

Saúde da Mulher

O atendimento fisioterapêutico na área da saúde da mulher é feito por acadêmicos e fisioterapeutas vinculados às disciplinas de graduação e aos programas de extensão Reabilitar e Integrar, NuSIM e MaternAção.

Uma ação específica voltada para o acompanhamento do desenvolvimento de bebês prematuros nascidos na maternidade é desenvolvida sob supervisão da professora Dayane Montemezzo.

Pesquisa

As professoras contam que, ao longo dos anos, a pesquisa científica foi consolidada na maternidade por meio da parceria entre as docentes e o corpo clínico, sendo chancelada por diversos editais de fomento de órgãos públicos, entre eles Fapesc, PPSUS, MEC-MS e PET-Saúde.

"O curso de Fisioterapia da Udesc Cefid se destaca por promover o tratamento fisioterapêutico para doenças que limitam a vida de tantas mulheres em um hospital da Secretaria de Estado da Saúde que é referência na atenção à saúde da mulher em Santa Catarina, exaltando a importância da universidade como promotora do desenvolvimento social através da prestação de serviços de qualidade", afirmam as professoras. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vice-reitor e pesquisadora conversaram com diretor e equipe da maternidade durante visita
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.