Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/06/2022-16h03

Udesc Cefid faz fisioterapia para mulheres com disfunções do assoalho pélvico

Atendimentos ocorrem em Florianópolis - Arte: Divulg.
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, está realizando atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para mulheres com 18 anos ou mais que tenham queixas relacionadas à disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária ou anal, prolapso de órgãos pélvicos e disfunção sexual.

A ação é do Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunção Sexual (Grapedis), vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar

Os encontros ocorrem de forma presencial e individual, em dois locais de Florianópolis: no Ambulatório de Fisioterapia da Maternidade Carmela Dutra, no Centro, e no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros.

Como solicitar atendimento

A ação é aberta à comunidade e as pacientes são encaminhadas por médicos do Hospital e Maternidade Carmela Dutra e das Unidades Básicas de Saúde. Interessadas em receber atendimento também podem se cadastrar pelo formulário online, entrar em contato pelo Instagram ou pelo telefone (48) 3664-8670, do Laboratório de Biomecânica.

Os atendimentos são realizados por acadêmicas bolsistas do curso de Fisioterapia, sob orientação das fisioterapeutas Luanna Leal Heck e Fernanda Sayuri Fukuda, mestrandas no centro de ensino, e coordenação das fisioterapeutas e professoras Soraia Cristina Tonon da Luz e Thuane Huyer da Roza.

Tratamento individualizado

Cada paciente é avaliada e recebe um tratamento individualizado de Fisioterapia Pélvica para sua disfunção. Segundo as responsáveis, o projeto "busca promover educação em saúde, levando conhecimento e informação, e, ao mesmo tempo, aplicando as terapias mais adequadas para cada paciente, melhorando a qualidade de vida e prevenindo a piora dos seus sintomas".  

"As disfunções do assoalho pélvico, como a incontinência urinária ou anal, o prolapso de órgãos pélvicos, conhecido como 'bexiga caída', e a disfunção sexual, são problemas de saúde pública, que apresentam importante prevalência na população feminina adulta ao longo da vida. Muitas vezes, essas alterações estão associadas à idade, multiparidade e obesidade, entre outros fatores. São disfunções que impactam negativamente na qualidade de vida das mulheres e na sua participação em atividades físicas, sociais, ocupacionais e sexuais", destacam as fisioterapeutas.

Sobre o Grapedis

O Grapedis foi criado desde 2012 devido à grande demanda de mulheres com disfunção sexual ou incontinência urinaria que não possuíam oportunidade de terem um tratamento fisioterapêutico gratuito e de qualidade. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atendimentos ocorrem em Florianópolis
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.