Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/09/2021-19h16

Udesc Cefid e Maternidade Carmela Dutra pesquisam mulheres com endometriose

Coleta de dados pode ser feita tanto pela internet quando de forma presencial - Arte: Divulgação
Uma pesquisa desenvolvida junto a mulheres com diagnóstico de endometriose pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Maternidade Carmela Dutra, busca investigar os aspectos físico-funcionais, a qualidade de vida relacionada à saúde, as regulações motivacionais e a autoeficácia de pacientes submetidas a tratamento cirúrgico ou conservador.

A coleta de dados está sendo feita tanto pela internet, por meio de formulários eletrônicos, quanto de forma presencial no Ambulatório de Fisioterapia da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, conforme a preferência das respondentes. Podem participar do estudo mulheres com diagnóstico de endometriose com ou sem qualquer tipo de tratamento anterior.

O agendamento de avaliação fisioterapêutica presencial para interessadas e mais informações podem ser obtidos pelo e-mail endometriose.cefid@udesc.br.

Equipe

Vinculada ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Saúde Integral da Mulher (Nusim), a pesquisa é coordenada pela professora Clarissa Medeiros da Luz, com a colaboração dos docentes Manuela Karloh, Soraia Cristina Tonon da Luz, Gesilani Julia da Silva Honório e Anamaria Fleig Mayer.

O trabalho tem a parceria dos médicos ginecologistas Ygor Vieira de Oliveira e Esdras de Camargo e dos médicos cirurgiões do aparelho digestivo Cristiano Denoni Freitas e Mauricio Mendes Albuquerque.

A pesquisa conta com recursos do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS 2020), do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (PAP- Fapesc 2020) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), da Udesc.

Clarisse destaca que o projeto "apresenta estreita relação com o ensino e a extensão da universidade e tem como parceira a Maternidade Carmela Dutra, que é referência estadual na assistência clínica e cirúrgica de mulheres com dor pélvica e endometriose via Sistema Único de Saúde (SUS)".

Saúde da mulher

Os pesquisadores envolvidos ressaltam que os sintomas relacionados à endometriose afetam diretamente a qualidade de vida das mulheres acometidas, com comprometimento de suas atividades de vida diária, relacionamentos interpessoais, atividades profissionais e até mesmo problemas financeiros.

"A abordagem cirúrgica é considerada como primeira linha de tratamento, porém a elevada taxa de recidiva da dor acaba tornando as pacientes dependentes dos centros e profissionais da saúde. Por essa razão, a endometriose precisa ser vista como um problema de saúde pública e de abordagem multidisciplinar, que envolve terapias conservadoras, programas de reabilitação de sequelas cirúrgicas e intervenções específicas visando também à necessidade de melhorar a autoeficácia e as motivações autodeterminadas com o objetivo de promover mudanças de comportamento em saúde", afirmam.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Coleta de dados pode ser feita tanto pela internet quando de forma presencial
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.