Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/03/2022-14h01

Udesc Cefid lança aplicativo gratuito para avaliar força de preensão manual

Algoritmo usado no app foi tema de artigo em periódico internacional - Foto: Reprod.
O Programa de Extensão em Musculação (PEM), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou um aplicativo gratuito - o APPerte 1.0 - que permite avaliar a força de preensão manual de forma prática e rápida. A ferramenta pode ser acessada no sistema Android. Acesse o aplicativo.

Resultado de um trabalho de pesquisa feito em parceria entre três universidades públicas, o APPerte 1.0 foi desenvolvido especificamente para aplicar o teste em brasileiros com idade entre 20 e 60 anos, de ambos os sexos.

O algoritmo utilizado pelo aplicativo para cálculo das avaliações foi tema de um artigo científico publicado neste ano pelo periódico internacional Sport Sciences for Health (em português: Ciências do Esporte para a Saúde), da Universidade de Milão. Acesse o artigo

Autores

O estudo "Força de preensão manual ajustada para massa corporal e estratificada por idade e sexo: dados normativos para adultos brasileiros saudáveis com base em uma revisão sistemática" é de autoria de três pesquisadores.  

Na Udesc Cefid, o artigo e o aplicativo foram desenvolvidos pelo pesquisador e técnico universitário Wladymir Külkamp, coordenador do PEM. A criação do APPerte 1.0 foi uma ação vinculada ao projeto Assessoria e Consultoria.

Foram parceiros da iniciativa os pesquisadores Jonathan Ache-Dias, do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Esporte e Reabilitação (GPTER), do Instituto Federal Catarinense (IFC); e Juliano Dal Pupo, do Laboratório de Biomecânica (Labmec), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Saúde e nutrição

Conforme Külkamp, a força de preensão manual é um parâmetro internacionalmente associado à condição geral de saúde e nutrição.

"Até hoje, o tema era abordado somente em artigos publicados isoladamente no Brasil, com valores médios referentes aos participantes de cada estudo. O novo artigo traz uma compilação dos principais artigos publicados no País em termos de representatividade, de modo que, pela primeira vez, temos uma referência unificada de valores esperados de força de preensão manual para adultos brasileiros", afirma.

Este é o terceiro aplicativo criado pelo PEM e por Külkamp e parceiros desde 2020. Os outros dois são o JumpSigma, para avaliação do desempenho do salto vertical, e o T-Car, relacionado ao pico de velocidade em corrida.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail wladymir.kulkamp@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Algoritmo usado no app foi tema de artigo em periódico internacional
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h