Ferramenta foi criada por estudantes e docentes que
integram programa Brincando de Respirar - Arte: Div.
O programa de extensão
Brincando de Respirar, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, lançou um aplicativo para auxiliar no tratamento a distância de pessoas com fibrose cística e outras pneumopatias crônicas.
Criada por iniciativa de alunos e professores que integram o programa, a ferramenta visa complementar a assistência que a equipe presta gratuitamente, atendendo especialmente crianças e adolescentes, além de familiares e cuidadores de pacientes. Com a pandemia de Covid-19, o serviço tem sido feito a distância.
Acesse e instale o aplicativo. Veja também o
passo a passo publicado pelo Brincando de Respirar no Instagram.
O uso do aplicativo é aberto aos interessados, mas alguns serviços são exclusivos para residentes de Santa Catarina. É possível criar uma conta para interagir com os recursos ou acessar como visitante.
Orientação
Na ferramenta, estão disponíveis conteúdos desenvolvidos pela equipe do programa, organizados em tópicos como terapia de lactentes, exercícios respiratórios, alongamento e mobilidade, brinquedos terapêuticos e terapia inalatória.
O aplicativo também tem áreas com planejamentos mensais dos pacientes do programa, mural para compartilhamento de mensagens e contatos da equipe.
"Com o início da pandemia, criamos três grupos de WhatsApp para prestar atendimento a distância para públicos de diferentes faixas etárias. Essa ferramenta vai facilitar o acesso às informações e a orientação remota de pacientes e de seus familiares e cuidadores", diz a coordenadora do Brincando de Respirar,
Camila Schivinski.
Sobre o programa
Criado em 2010 e constituído, ao todo, por
cinco projetos distintos, o programa oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções cardíacas e respiratórias, além de orientar pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.
Fora da pandemia, os atendimentos são realizadas na
Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, na Capital. Com a suspensão das atividades presenciais, em março, a equipe buscou alternativas para manter o acompanhamento fisioterapêutico e a realização das atividades terapêuticas em domicílio, a distância, para todo o público atendido pelo programa.
Além do aplicativo, durante o período de distanciamento social o suporte é feito por meio do telefone, da produção de vídeos e de publicações em redes sociais. O objetivo é manter a adesão ao tratamento, sanar possíveis dúvidas e monitorar os pacientes.
As ações são realizadas por professoras, fisioterapeutas voluntárias, graduandos e pós-graduandos do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid.
Parcerias
Na Udesc Cefid, o Brincando de Respirar é ligado ao
Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir) e ao
Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp).
A iniciativa tem apoio de parceiros externos, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e a organização Unidos pela Vida.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
camila.santos@udesc.br.
Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010