Apps feitos por programa de extensão avaliam salto
vertical e pico de velocidade em corrida - Foto: Pexels
Uma iniciativa do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, tem desenvolvido aplicativos voltados à avaliação física e prestado consultorias sobre a prática de musculação.
As iniciativas são feitas pelo
Programa de Extensão em Musculação (PEM), coordenado pelo técnico universitário
Wladymir Külkamp, e por parceiros.
Um dos aplicativos é o "Avaliador de salto vertical jumpSigma", para avaliação do desempenho do salto vertical,
disponível para download na PlayStore.
Criado a partir de uma nova abordagem da tríade salto vertical, potência mecânica e massa corporal, o aplicativo é fruto dos resultados de um artigo publicado por Wladymir e pesquisadores de instituições parceiras em um periódico internacional.
Novo índice
O estudo "Um novo índice para classificar o desempenho de atletas em salto vertical de acordo com a massa corporal" foi publicado neste ano pelo Jornal do Esporte e do Exercício Humano, vinculado à Universidade de Alicante, na Espanha.
Acesse o artigo.
Além de Wladymir, são autores do trabalho os pesquisadores
Juliano Dal Pupo, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e
Jonathan Ache-Dias, do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Segundo seus criadores, o novo índice descrito no artigo e utilizado no aplicativo permite classificar, de forma prática, o "desempenho de atletas em saltos com contramovimento (CMJ), ajustando a altura do salto de acordo com a massa corporal".
"O valor de jumpSigma pode ser usado mesmo por pessoas que não sejam atletas, para comparar a altura do salto com o parâmetro esperado para pessoas com a mesma massa corporal", explica Wladymir, que tem doutorado em Ciências dos Movimento Humano pela Udesc Cefid.
Pico de velocidade em corrida
O PEM também está desenvolvendo outro aplicativo de avaliação física, o T-Car, relacionado ao pico de velocidade em corrida, em parceria com o professor
Lorival José Carminatti, que integra o Departamento de Educação Física da unidade e é vice-coordenador de uma das ações do programa.
Doutor em Educação Física, Carminatti é o criador do T-Car, um teste incremental de corrida intermitente utilizado, entre outros, por clubes de futebol do País.
A criação dos aplicativos ocorre por meio do projeto Assessoria e Consultoria, uma das três ações que integram o programa de extensão.
Prescrição de exercícios
Desde o início da pandemia de Covid-19, o projeto também prestou 10 consultas remotas, voltadas à prescrição de exercícios resistidos (musculação), para membros da comunidade acadêmica e para profissionais externos à universidade.
A ação também dá suporte a um banco de dados para gerenciamento de rotinas administrativas e de prescrição de exercícios em quatro academias da universidade, duas em Florianópolis (vinculadas à Udesc Cefid e Reitoria) e as demais em Laguna e em Lages.
Reuniões virtuais
Outro projeto do PEM, o Grupo de Estudos em Musculação, também manteve atividades na pandemia por meio da internet. Até o momento, o grupo realizou 16 encontros virtuais, sobre temas diversos, com participação de docentes e estudantes do Bacharelado em Educação Física da Udesc Cefid e de convidados externos.
Os encontros do grupo são gravados e ficam disponíveis em um
canal do YouTube criado para esse fim.
Interessados em participar das reuniões virtuais podem entrar em contato pelo e-mail
wladymir.kulkamp@udesc.br.
Já o terceiro projeto do PEM, Musculação para a Comunidade, interrompeu as atividades durante a pandemia em virtude de sua característica predominantemente prática. A ação contempla a prescrição de exercícios de musculação e é desenvolvida na
Academia Dolermi Inês Gomes Bastiani, na Udesc Cefid, que está temporariamente fechada.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
wladymir.kulkamp@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010