Candidatos selecionados começarão as atividades em
abril - Arte: Rafael Cassaniga/Ascom Udesc Cefid
O
Laboratório de Biomecânica do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou inscrições para quatro bolsas no projeto "Recurso tecnológico inovador para soluções protéticas em amputados de membros inferiores usuários do SUS: atualização e estruturação da prescrição - AmputSUS".
Confira o edital e o formulário de inscrição.
Duas vagas são para profissionais graduados em Fisioterapia ou Educação Física, com experiência profissional em biomecânica e saúde da pessoa com deficiência. Com duração de 12 meses, a bolsa tem valor mensal de R$ 2,5 mil e carga de 20 horas semanais.
As outras bolsas também têm a mesma carga horária, com valor mensal de R$ 800, e estão destinadas para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação em Fisioterapia ou Educação Física.
Em todas as vagas, o edital exige ainda os seguintes requisitos: domínio do pacote Office e de software de gerenciamento de referências; proatividade; e facilidade de trabalhar em equipe.
A seleção será realizada entre 14 e 17 de março, enquanto o resultado final sairá em 20 de março. O início das atividades está previsto para 1º de abril.
Proposta inovadora
Por meio do projeto AmputSUS, a Udesc Cefid integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva (SisAssistiva). A iniciativa é liderada pela coordenadora do Laboratório de Biomecânica e do projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp),
professora Soraia Cristina Tonon da Luz, que integra o
Departamento de Fisioterapia e o
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT).
A proposta da Udesc Cefid conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para desenvolver inovações voltadas à reabilitação de amputados. "Nosso projeto tem um olhar muito vinculado a três documentos do Ministério da Saúde, que são as diretrizes de saúde da pessoa amputada, o guia de prescrição protética e a Tabela OPM SUS, na qual há as prescrições para amputação de membro inferior", diz Soraia.
"Quando nós nos debruçamos em cima dos três documentos oficiais do Ministério da Saúde, nós constatamos um itinerário terapêutico e reabilitativo caótico das pessoas amputadas para terem não somente acesso a próteses, mas principalmente à reabilitação", explica.
De acordo com a docente, o projeto de tecnologia assistiva da Udesc Cefid inova ao "olhar para esses documentos e, para além disso, oficializar a construção da oficina protética junto ao Laboratório de Biomecânica, que é um espaço reabilitativo inovador, com todos os recursos que nós já temos, desde termografia a avaliações de marcha com esteiras instrumentadas, com avaliações cinéticas, biomecânicas, cinemáticas e dinamométricas".
Assim, a iniciativa da Udesc Cefid abrirá "a possibilidade de inovar em componentes protéticos que sejam de custo efetivo para o SUS. Atualmente, as próteses do SUS têm baixa adaptação e baixo conforto de forma geral e acabam dificultando a reabilitação".
Mais informações
Mais informações sobre as bolsas e o projeto da Udesc Cefid podem ser obtidas pelo e-mail
biomecanica.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8670.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637