Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/01/2025-15h49

Projeto da Udesc Cefid celebra criação do Dia Estadual da Pessoa Amputada

Ações do Ramp colaboram para sensibilizar sobre o tema

Projeto de extensão Ramp realiza atendimentos presenciais e online a pessoas amputadas. Foto: Divulgação
O Governo de Santa Catarina sancion ou nesta semana a Lei nº 19.193/2025, que institui 5 de abril como o Dia Estadual da Pessoa Amputada. A data passa a integrar o calendário oficial do Estado, acompanhando também as ações do Abril Laranja, campanha nacional de conscientização e prevenção de amputações.

A notícia foi recebida com celebração pela equipe do projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Desde 2012, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre o tema a partir de práticas multidisciplinares voltadas à reabilitação da pessoa amputada.

Segundo a coordenadora do Ramp, professora Soraia Cristina Tonon da Luz, Santa Catarina é o primeiro estado no país a ter o dia estabelecido em calendário oficial, “o que dá mais visibilidade para as questões de inclusão, reabilitação e prevenção das amputações, que são um problema de saúde pública”, salienta.

A docente complementa destacando que a instituição da data é uma conquista histórica para o estado. “Nós sabemos o quanto precisamos avançar com relação à reabilitação das pessoas amputadas, à sensibilização e à inclusão, não só social, mas também ocupacional”, completa Soraia.

A cada semestre, o Ramp atende cerca de 50 pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quando no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese. Ainda, promove grupo de estudos , seminário científico e eventos na área.

O projeto promove a atenção à saúde dessas pessoas de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas e atendimento específico individual e em grupo.

Mais informações sobre o Ramp podem ser obtidas pelo e-mail rampudesc@gmail.com e no Instagram.

Sobre a Lei
A criação do Dia Estadual da Pessoa Amputada foi proposta pelo deputado estadual Silvio Zancanaro, com apoio de lideranças e organizações locais, em conjunto com o projeto para instituição de uma Política Estadual de Reabilitação Integral da Pessoa Amputada.

Conforme a publicação oficial, disponível no Diário Oficial do Estado, são objetivos da data sensibilizar a sociedade sobre as causas mais comuns de amputações e as formas de prevenção; enfatizar a importância de cuidados preventivos e dos hábitos saudáveis que podem reduzir o risco de amputações; promover a inclusão de pessoas amputadas na sociedade, combatendo o preconceito e a discriminação; e divulgar informações sobre redes de apoio e recursos de saúde mental para pessoas amputadas e suas famílias.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.