Giovani Santos, primeiro paciente reabilitado do Ramp,
antes de travessia em Bombinhas. Foto: Acervo Pessoal
O atleta paralímpico Giovani Santos participou no domingo, 8 de dezembro, da prova de 800 metros da 22ª Travessia da Sepultura, realizada em Bombinhas. Giovani é o primeiro paciente reabilitado pelo projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar de Amputados (Ramp), do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.
Giovani foi campeão na travessia entre as Pessoas com Deficiência (PCD) e também conquistou a 3ª colocação na categoria 45 a 49 anos e a 62ª posição entre os 87 competidores da prova.
“É um misto de alegria e gratidão. Agradeço a todos os meus familiares, amigos e apoiadores, pois sem eles nada disso seria possível”, enaltece o atleta, que desde 2003 pratica a natação, já tendo participado de mais de 30 maratonas aquáticas.
O atleta cita os profissionais de saúde de Florianópolis, as professoras Lenise Souza e Soraia Tonon, os bolsistas do projeto Natação e Polo Aquático para Todos (NPA) e o Ramp como fundamentais para continuar no esporte. Além de esportista, Giovani é monitor voluntário no Ramp, preside a Associação Catarinense de Amputados (Acap) e mantém o projeto Superação como forma de encontrar patrocinadores para se manter competindo.
Giovani já havia sido homenageado por seu pioneirismo no projeto em novembro, durante o
Desfile Inclusivo do Ramp.
Sobre o projeto
Vinculado ao programa permanente de extensão Reabilitar e Integrar, o Ramp visa reabilitar e integrar a pessoa amputada de forma multidisciplinar, desenvolvendo atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid.
A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Instituto Alke, do Otto Bock Brasil e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
rampudesc@gmail.com e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934