Professores participaram de três congressos no país. Foto: Divulgação
Os professores Danilo José Alano Melo e Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, estiveram na Espanha para apresentar pesquisas em congressos no país. Os docentes do Departamento de Governança Pública participaram dos eventos entre 21 e 30 de setembro nas cidades de Leão, Madri e Valência.
O professor Danilo Melo apresentou o trabalho intitulado “Inovações sociais e políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens: uma análise nos municípios catarinenses”, escrito em conjunto com Carolina Andion, Jacqueline Andrade, Julia Graeff e Maria Júlia Guedes, no 12º Congresso Internacional Gigapp sobre governo, administração e políticas públicas, em Madri. Em Valência, no Congresso Nacional de Fomento à Economia Social, o docente apresentou o trabalho “Inovação social e políticas públicas: Atravessando Ecossistemas de Inovação Social em Santa Catarina, Brasil”.
As apresentações são resultado do Observatório Inspire, projeto de inovação social vinculado ao
Observatório de Inovação Social de Florianópolis, que tem coordenação
da professora Carolina Andion (
Udesc Esag) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação de Santa Catarina (Fapesc). “Tudo isso reforça a importância das pesquisas intercentros na instituição e as trajetórias que articulam ensino, pesquisa e extensão em torno da inovação social e políticas públicas”, afirma Melo.
Já o professor Luiz Reinecke esteve no 9º Congresso Internacional de Transparência e Governo Aberto (CIT), organizado pela Universidade de Leão, para apresentar o trabalho “Qual a transparência das políticas de governo aberto dos poderes estaduais brasileiros?”. O texto, escrito em parceria com o professor Thiago Ferreira Dias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do
Centro de Investigação em Governo Aberto e Transparência (Cigat) e também conta com apoio da Fapesc.
“A participação é muito importante para o compartilhamento de pesquisas e a construção de redes com pesquisadores e profissionais da área que se encontram anualmente neste congresso”, conta o professor. Reinecke já havia participado da sétima edição do CIT, em 2022, em Cartagena, também na Espanha.
Ambos os professores foram contemplados pelo Programa de Catalisação da Pós-Graduação (Procap) da Udesc Balneário Camboriú, que fomenta a participação de docentes da universidade em eventos técnico-científicos nacionais e internacionais.
Além dos professores da Udesc em Balneário Camboriú, participaram dos congressos as professoras da Udesc Esag Carolina Andion e Paula Schommer.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934